Fundação Vanzolini

Como gerenciar e auditar sistemas de gestão da qualidade

Postado em Certificação | 4 de maio de 2023 | 6min de leitura
Compartilhe:

Se gestão de empresas é a sua praia, esta é uma leitura que você precisa fazer hoje. Um mercado em constante mudança, por conta da transformação digital, exige diferenciais da concorrência. Por isso, aprender sobre os Sistemas de Gestão da Qualidade é sempre uma boa aposta.

Aproveite a leitura!

Sistemas de Gestão da Qualidade: a ISO 9001

No artigo Certificação de Sistemas de Gestão e seus benefícios, explicamos como um sistema de gestão certificado comprova que uma empresa atende aos critérios específicos de uma determinada norma de qualidade.

Organizações de auditoria estudam os processos e técnicas da empresa para garantir que produtos e serviços de alto valor sejam entregues aos clientes. Dessa forma, as certificações para sistemas de gestão são fundamentais para empresas que desejam aprimorar seus processos, produtos e serviços.

A ISO 9001 corresponde a uma norma que orienta a implantação de um sistema de gestão da qualidade, apontando os requisitos necessários. Atualmente, sua versão é a de 2015.

Mas, afinal, o que significa ISO? O termo se refere à “International Organization for Standardization” ou Organização Internacional para Padronização, em português.

O objetivo da ISO 9001 é assegurar maior qualidade na entrega de produtos ou serviços, tendo como foco a gestão estratégica da empresa. Assim, é possível melhorar a eficiência operacional e também a satisfação dos clientes.

Vale destacar que a certificação ISO 9001 não é uma obrigação a todas as empresas, mas em alguns casos as organizações exigem que seus parceiros comerciais a possuam.

Na prática, ao adquirir a certificação, você sinaliza a clientes, parceiros comerciais, fornecedores e demais stakeholders que a sua empresa segue um padrão reconhecido mundialmente.

IQNET e seu reconhecimento internacional

Você sabia que a International Certification Network (IQNET) é uma associação internacional, não governamental e sem fins lucrativos? Com mais de 25 anos de atuação, é considerada a rede de organismos de certificação mais consistente e confiável do mundo, além de ser líder na sua atividade.

A Fundação Vanzolini possui parceria exclusiva no Brasil para a formação de auditores pela IQNET Academy, reconhecida internacionalmente.

A IQNET garante que as certificações emitidas pela Fundação Vanzolini atendem aos padrões estabelecidos mundialmente, com a possibilidade de reconhecimento dos certificados emitidos em praticamente todo o mundo.

Para atingir seus objetivos estratégicos, a rede IQNET tem 35 parceiros em diferentes países, contando com mais de 400 escritórios em todo o mundo. São mais de 40 mil profissionais e, dentre eles, mais da metade são auditores de avaliação da conformidade.

Estrategicamente, uma gestão eficaz pode representar um salto na produtividade de empresas. Você já ouviu falar da certificação IQNET Academy? Continue a leitura e descubra algumas diferenças.

Diferença entre auditor líder e auditor interno

As auditorias exercem um papel extraordinário para a saúde das instituições. Ao monitorar e revisar continuamente seus processos, as organizações melhoram sua eficiência e eficácia e diminuem seus riscos. Os auditores atuam para garantir que tudo esteja sendo feito dentro de um padrão, conduzindo a empresa para excelência, dentro de todas as normas e procedimentos exigidos.

O auditor tem um papel estratégico na sustentabilidade da organização. Manter a qualidade é essencial. E é importante esclarecer a diferença entre o auditor líder e o auditor interno.

O primeiro tem conhecimento da metodologia global e sobre abordagens técnicas avançadas de auditoria. Já o auditor interno conhece as interpretações dos requisitos e técnicas simples de auditorias.

É importante ressaltar que a função do auditor vai depender sempre da norma que está sendo auditada. Aproveite 2023 para incluir essa qualificação ao seu currículo!

Motivos para obter a certificação IQNet pela Fundação Vanzolini

A Fundação Vanzolini preparou três cursos para você que pretende atuar com os sistemas de gestão da qualidade NBR ISO 9001:2015. E possui o que há de melhor em cursos de atualização para você se preparar. Confira:

  • Aulas participativas a partir de situações vividas pelo instrutor e participantes;
  • Coordenação de professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo;
  • Certificado altamente conceituado no mercado.

Além de ampliar a competitividade no mercado e ter possibilidade de fazer novos negócios, a certificação ISO 9001 também pode aumentar o nível de organização interna, facilitar o controle da administração, melhorar a produtividade e aumentar os lucros.

Interpretação dos Requisitos 9001:2015

Para você compreender o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), oferecemos o curso Interpretação dos Requisitos 9001:2015. Com carga horária de 16 horas, é um curso fundamental para aprender como avaliar e agir para a integridade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e sua certificação.

Você vai aprender como ampliar seus conhecimentos e valorizar sua carreira com o apoio de nossos especialistas, sem sair de sua empresa ou de casa.

IQNet: ISO 9001 – Auditor Líder

O curso IQNet: ISO 9001 – Auditor Líder, com carga horária de 40 horas, tem por objetivo desenvolver as habilidades necessárias para se atuar como auditor líder da qualidade, com base nos aspectos técnicos e comportamentais, visando à manutenção de Sistemas de Gestão.

Para quem já tem experiência no gerenciamento do Sistema de Gestão da Qualidade e deseja se qualificar como Auditor Líder, essa é uma oportunidade de desenvolver as habilidades com base nos aspectos técnicos e comportamentais, visando à manutenção de Sistemas de Gestão.

IQNet: ISO 9001 – Auditor Interno

O curso IQNet: ISO 9001 – Auditor Interno tem por objetivo desenvolver as habilidades necessárias para se atuar como auditor interno da qualidade, com base nos aspectos técnicos e comportamentais, visando à manutenção de Sistemas de Gestão.

Essa é uma formação com carga horária de 16 horas para quem já tem conhecimento da norma e quer entender, com profundidade, a série ISO 9000 e se capacitar para realizar auditorias internas no Sistema de Gestão da Qualidade.

Este conteúdo foi útil para você? Esperamos te encontrar em breve em nossas salas de aula. Saiba mais sobre os cursos certificados pela Vanzolini e também pela IQNET.

Fontes

totvs.com

ENTRE EM CONTATO

Notícias Relacionadas