Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Certificação A2S: garantia de ambientes seguros e saudáveis

Certificação A2S: garantia de ambientes seguros e saudáveis

Higiene, bem-estar e segurança são, mais do que nunca, questões fundamentais para a promoção e preservação da saúde física e emocional das pessoas. Estar em um ambiente limpo, higienizado e seguro traz sensação de comprometimento e cuidado.

Para isso, foi criado o selo A2S, uma Certificação para estabelecimentos corporativos e comerciais, que comunica aos consumidores e clientes que os espaços prezam por boas práticas sanitárias, gestão da limpeza e condições adequadas de trabalho.

Para falar mais sobre a Certificação A2S e de sua importância para a garantia de ambientes seguros e saudáveis, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

 

O que é a Certificação A2S?

Para começar, é importante saber que a Certificação A2S – Ambiente Seguro e Saudável foi desenvolvida com o intuito de trazer uma Certificação para estabelecimentos corporativos e comerciais, comunicando e sinalizando aos consumidores e clientes desses lugares sobre  a prática de medidas assertivas de limpeza e sanitização.

Nesse sentido, a Certificação A2S – Ambiente Seguro e Saudável é uma sinalização de segurança que atende a uma demanda de mercado cada vez mais presente, relacionada às questões de segurança, higiene e bem-estar estrutural das empresas, instituições e organizações.

Desse modo, inserida no contexto atual e durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Certificação A2S é composta, então, por um programa com uma série de requisitos essenciais, não só para o enfrentamento da crise da Covid-19, como também de exigências de boas e melhores práticas sanitárias e sociais.

 

Do que é composta a Certificação A2S?

Como falamos acima, o selo A2S – Ambiente Seguro e Saudável é composto de requisitos que norteiam as boas e melhores práticas em segurança, bem-estar e higiene. Mas quais exigências são essas? Vamos destacar algumas a seguir:

  • A Certificação A2S confere boas práticas para a garantia de condutas de higiene e sanitização, voltadas para ambientes, pessoas e controles operacionais;
  • Seus protocolos foram desenvolvidos com base nas melhores práticas e orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS);
  • A Certificação funciona como uma ferramenta de confiabilidade para o clima organizacional, já que sinaliza que as medidas tomadas pela empresa foram avaliadas e aprovadas por órgão externo, reconhecido, capacitado e independente;
  • A Certificação conta com processos de trabalho e treinamentos que devem atender aos requisitos do programa, sempre mantendo a melhoria contínua, por meio de uma gestão que ofereça as condições necessárias para evolução das práticas.

 

Qual a importância e quais os benefícios da Certificação A2S para as empresas?

Diante das exigências do programa, que visam a excelência na qualidade das ações voltadas à higiene, sanitização e segurança, a Certificação A2S se torna fundamental para que estabelecimentos comerciais (restaurantes, lojas, drogarias) e corporativos (escritórios e espaços de eventos, indústrias e repartições públicas) possam oferecer aos clientes, colaboradores e consumidores ambientes seguros, com mais bem-estar e conforto físico e emocional. A segurança traz confiança.

Sendo assim, para além da prevenção contra a contaminação pela Covid-19, os protocolos mais rigorosos para limpeza e desinfecção, avaliados pela Certificação A2S, são capazes de garantir espaços livres de doenças e com melhores condições de trabalho, de consumo e de vivências.

Em suma, a Certificação A2S é importante, pois trata de:

●       Soluções de retomada segura

Responde a uma nova necessidade e contribui para a retomada das atividades durante a pandemia da Covid-19.

●       Atenção às necessidades

Atende a uma demanda que se mostra permanente, pois segurança e higiene são cada vez mais exigidas e valorizadas.

●       Melhoria contínua

Exige uma gestão que ofereça subsídios e condições necessárias para que o sistema evolua constantemente.

Portanto, a importância e a finalidade da Certificação A2S estão em oferecer tranquilidade às pessoas e o reconhecimento de que o local aplica uma gestão sanitária eficiente e responsável, visando o cuidado de todos que ali transitam.

O selo A2S confere também um comprometimento por parte das empresas e sinaliza que o ambiente atua dentro de um rígido padrão de requisitos de seguridade, o que faz diferença hoje em dia.

 

Fundação Vanzolini, parceria e empresas com Certificação A2S

Com o objetivo de atender às demandas de ambientes com melhores práticas sanitárias e mais segurança, a Fundação Vanzolini oferece a Certificação A2S para empresas, organizações e instituições.

E, como forma de proporcionar mais segurança à sociedade na retomada da economia devido à pandemia global da Covid-19, em um momento de reabertura de locais de comércio, espaços corporativos e indústrias, a Fundação Vanzolini e o Grupo Fleury firmaram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento e a verificação de protocolos de gestão da limpeza e condições sanitárias de trabalho, políticas internas, treinamentos e estrutura para a garantia de ambientes seguros no combate às contaminações.

Nesse modelo de parceria estabelecido, cada instituição tem papéis distintos e complementares para gerar o máximo de segurança, credibilidade e visibilidade aos diversos setores da economia.

Sendo assim, a Fundação Vanzolini é responsável pela avaliação e Certificação do programa A2S – Ambiente Seguro e Saudável em estabelecimentos que comprovarem a aplicação de boas práticas de limpeza e sanitização dos ambientes, controle operacional e comportamento das pessoas.

O Grupo Fleury, por sua vez, realiza o serviço de consultoria denominado “Cuidado Integrado para Empresas”, que envolve desde a etapa de diagnóstico de colaboradores e consultoria médica para definição de protocolos de segurança de saúde até a coordenação de cuidados com aplicação de soluções, como telemedicina e relatórios de saúde populacional.

Como exemplo de empresa com certificações A2S, concedida pela Fundação Vanzolini, podemos citar o espaço de eventos Sinimbu, que foi pioneiro na Certificação A2S da Fundação Vanzolini. As melhores práticas em limpeza e sanitização levaram a empresa a receber 5 estrelas.

O selo foi concedido pela Fundação Vanzolini, mediante rigorosa auditoria presencial realizada pelo auditor, o médico Dr. Wolff Costa.

Outro caso é do Grupo Solví, que obteve a Certificação A2S – Ambiente Saudável e Seguro -, da Fundação Vanzolini, e, para alcançar excelência nesse processo, a empresa contratou médicos especialistas.

Além disso, o Grupo Solví conta com uma integração de áreas (Qualidade, Comunicação, Academia de Excelência e Gestão de Pessoas) para o enraizamento dos requisitos do selo.

 

Curso Certificação A2S – Ambiente Seguro e Saudável da Fundação Vanzolini

Por fim, para preparar o ambiente e para oferecer as ferramentas e conhecimentos necessários para obtenção da Certificação A2S, a Fundação Vanzolini oferece o curso Ambiente Seguro e Saudável.

No curso, o participante saberá quais são os requisitos para o exercício das boas práticas sanitárias, para a gestão da limpeza e para a promoção de condições adequadas de trabalho.

A formação, estruturada com base em referências científicas, permite a sistematização dos processos em locais de grande circulação de pessoas, com o objetivo de gerar um espaço de mais bem-estar, conforto e segurança, para clientes e colaboradores.

Conteúdo do curso:

  • Programa de Certificação;
  • Interpretação dos Requisitos do programa;
  • Eixos de abordagem do referencial técnico;
  • Pessoas;
  • Controles Operacionais;
  • Condições Ambientais.

 

Profissionais de quais espaços devem fazer o curso?

A formação para obtenção do certificado A2S é indicada para os responsáveis por:

  • Estabelecimentos comerciais (restaurantes, lojas, drogarias);
  • Estabelecimentos corporativos (escritórios);
  • Indústrias, hotéis, hospitais, escolas, repartições públicas e demais ambientes de alta circulação.

O curso A2S – Ambiente Seguro e Saudável possibilita aos participantes o acesso às informações essenciais de higiene e sanitização para excelência nos procedimentos e, assim, obtenção pela empresa do selo A2S.

De forma geral, no curso para Certificação A2S serão apresentados:

  • Interpretação dos requisitos do programa;
  • Eixos de abordagem do referencial técnico;
  • Controles operacionais.

Em suma, acreditamos que cada informação e cada prática importam no avanço para implantação e melhoria contínua dos espaços comerciais, empresariais e industriais. 

Então, agora que você conhece a Certificação A2S e sabe da sua importância para garantia de melhores condições de saúde e segurança nas empresas, inscreva-se no curso Ambiente Seguro e Saudável da Fundação Vanzolini.

 

Até o próximo!

 

Para receber o boletim Educação Vanzolini, mensalmente, com conteúdo sobre carreira e mercado
INSCREVA-SE AQUI

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×