Quando o assunto é sustentabilidade, empresas com certificados de referência e que passam por avaliações independentes ganham credibilidade e se destacam em um mercado cada vez mais exigente e atento.
As certificações e as avaliações independentes agregam valor e geram mais confiança entre clientes e stakeholders.
Por isso, para ser uma instituição sustentável, é preciso ir além das boas práticas e contar com certificações e auditorias estratégicas, capazes de atestar as práticas e os resultados das organizações, por meio de métodos validados internacionalmente.
Assim, com as certificações e avaliações de referência é possível conquistar o reconhecimento pela eficiência dos processos organizacionais e se posicionar com maior robustez perante a concorrência. Para saber mais sobre certificação empresarial e sustentabilidade, preparamos este artigo. Boa leitura!
As avaliações independentes e as certificações estão relacionadas à qualidade e à confiabilidade das informações divulgadas e, por isso, têm um papel importante na reputação e na credibilidade das organizações. Elas são a linha de chegada de uma jornada de conhecimento e aprendizado, revelando que determinada empresa percorreu um caminho com o propósito de melhorar seus processos, produtos e serviços.
Desse modo, submeter os dados divulgados a uma auditoria de terceira parte mostra o desejo e o compromisso de melhoria contínua da organização junto de seus colaboradores, clientes e parceiros.
Além disso, os passos para essa conquista contribuem para o desenvolvimento organizacional, amadurecimento técnico e teórico, expandindo horizontes e conferindo mais credibilidade para as instituições e seus colaboradores.
Outro papel importante é que, muitas vezes, passar uma avaliação independente é indispensável para o cumprimento de exigências legais, permitindo que as atividades sigam as regulamentações, evitando multas e garantindo a qualidade das entregas.
Tudo isso colabora para que as empresas certificadas ganhem em confiança e transparência, ocupando um espaço muito mais sólido no mercado.
Entre os tipos de certificações, existem aquelas voltadas para avaliar e orientar as ações de sustentabilidade das empresas. Sendo assim, as práticas de ESG de uma organização podem e devem ser certificadas, para serem, de fato, validadas e reconhecidas.
De acordo com uma pesquisa inédita, encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e divulgada no ano passado, 95% dos brasileiros dão prioridade para produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.
Ou seja, a sustentabilidade de uma empresa entra em jogo no momento da decisão de compra dos consumidores e se torna tão importante quanto outras ações estratégicas de mercado.
A AQUA-HQE é uma certificação voltada para empresas do setor da construção civil que buscam excelência em qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, desempenho econômico e governança.
A certificação AQUA-HQE assegura que seu empreendimento possa alcançar a alta qualidade ambiental, seja um edifício em construção ou em operação, seja um empreendimento de planejamento urbano ou de infraestrutura.
A ISO 14001 é indicada para organizações de todos os setores que desejam implementar um Sistema de Gestão Ambiental robusto. Ela auxilia sua empresa a identificar impactos ambientais, estabelecer metas e implementar melhorias contínuas nos processos, elevando o padrão ambiental da sua operação.
Com foco em produtos, esta declaração relata o impacto ambiental dos seus produtos e serviços. Reportando esses impactos de uma forma transparente.
Com uma EPD, as empresas divulgam dados comparáveis, objetivos e verificados por terceira parte, que mostram o desempenho ambiental de seus produtos e serviços.
Para empresas comprometidas com a gestão de emissões de gases de efeito estufa, a declaração de verificação ISO 14064 oferece uma estrutura para calcular e gerenciar emissões, alinhando sua empresa aos valores de responsabilidade ambiental e otimizando as operações com foco na sustentabilidade.
Desenvolvida para a indústria química, essa ferramenta de avaliação de Sistemas de Gestão Ambiental integra saúde, segurança e qualidade. A SASSMAQ garante que suas operações atendam a padrões de excelência, reforçando a confiança dos seus clientes.
O PBE tem como objetivo atestar a eficiência energética de edificações, permitindo que empreendimentos públicos e privados atendam às exigências regulatórias e de investidores com desempenho energético.
Este selo visa a economia de energia ao longo da vida útil do edifício, e também a economia de recursos naturais e financeiros associados à economia de energia.
O GRI é destinado para empresas do mercado de investimentos, que buscam divulgar seu desempenho social e ambiental, para manter uma boa imagem com os consumidores, aumentar sua credibilidade e seguir as exigências de índices de bolsa de valores (quando em capital aberto) e as legislações europeias (quando multinacionais).
Para acompanhar você em sua jornada em busca de certificações ESG e alcançar selos que validam e atestam o compromisso da sua empresa com a sustentabilidade, conte com a Fundação Vanzolini e seus quase 60 anos no mercado.
A instituição foi pioneira ao trazer as certificações ISO para o Brasil e, desde então, atua como entidade certificadora, dedicando-se em manter seu portfólio atualizado, em parceria com inúmeras organizações no exterior, como a The International Certification Network (IQNET).
Atualmente, a Fundação Vanzolini conta com mais de 400 auditores e especialistas no Brasil, América do Sul, Europa e Ásia. Seu compromisso é fornecer serviços de avaliação e certificação em conformidade, com total imparcialidade, independência, ética e agregando valor às partes interessadas.
A Fundação Vanzolini é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Para ter todo o suporte em certificações de referência no Brasil e no mundo, entre em contato com a gente!
Fonte:
95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade