Fundação Vanzolini

O papel do Referencial AQUA-HQE™ Planejamento Urbano

Postado em Certificação | 12 de dezembro de 2025 | 6min de leitura
Compartilhe:

O crescimento desordenado das cidades, a escassez de recursos naturais, os impactos cada vez mais visíveis das mudanças climáticas e a persistente desigualdade social são algumas das marcas do século XXI.

Segundo o Banco Mundial, nos próximos 20 anos, a população urbana nos países em desenvolvimento dobrará para quatro bilhões, enquanto a área urbanizada triplicará.

Diante desse cenário, torna-se urgente transformar as áreas urbanas existentes, direcionado o foco do planejamento urbano para iniciativas de sustentabilidade, resiliência e, acima de tudo, de qualidade de vida para as pessoas.

É nesse contexto que o Referencial AQUA-HQE™ Planejamento Urbano se destaca como uma ferramenta estratégica, oferecendo recursos e diretrizes que podem ser aplicados em projetos urbanos já existentes ou em requalificação.

Quer entender como o Referencial AQUA-HQE™ de Planejamento Urbano pode contribuir com essa importante transformação, desenvolvendo cidades e bairros mais sustentáveis? Então, siga com a leitura!

O que é o Referencial AQUA-HQE™ Planejamento Urbano?

O Referencial AQUA-HQE™ Planejamento Urbano foi adaptado para o Brasil pelos profissionais da Fundação Vanzolini a partir da Démarche HQE™ Aménagement e é composto pelos seguintes documentos:

As orientações do Guia Prático podem ser utilizadas pelo empreendedor para o desenvolvimento do bairro ou do loteamento. Os referenciais do SGB e da QAB devem ser atendidos em todas as etapas do empreendimento: programa, concepção e realização, de acordo com as regras do RCB.

Dessa forma, o Referencial AQUA-HQE™ Planejamento Urbano configura-se como um conjunto de requisitos para a certificação de projetos de empreendimentos urbanos, focando na sustentabilidade e na alta qualidade ambiental, desde a concepção até o desenvolvimento de bairros e cidades.

Esse modelo de certificado se baseia nas boas práticas internacionais do padrão francês HQE (Haute Qualité Environnementale), aplicado no Brasil pela Fundação Vanzolini, com o objetivo de orientar arquitetos, urbanistas, gestores públicos e incorporadoras a promoverem projetos com menor impacto ambiental, otimização de recursos e melhoria na qualidade de vida.

A certificação tem um alcance abrangente, englobando tanto projetos urbanos quanto projetos de loteamentos em construção.

Importante destacar que a espinha dorsal do Referencial AQUA-HQE™ Planejamento Urbano está baseada em três pilares interligados:

  1. Gestão de Projetos: garante que o planejamento e a execução dos empreendimentos urbanos sigam as melhores práticas de gestão, assegurando eficiência e controle.
  2. Qualidade Ambiental Urbana: foca na redução dos impactos ambientais, promovendo soluções que contribuem para a preservação dos recursos naturais e a mitigação das mudanças climáticas.
  3. Qualidade de Vida e Dinâmica Territorial: prioriza o bem-estar dos habitantes, a integração social e a promoção de uma dinâmica territorial, que favoreça o desenvolvimento equilibrado das comunidades.

Quais os benefícios da Certificação AQUA-HQE™ para o planejamento urbano?

A adesão ao Referencial AQUA-HQE™ Planejamento Urbano em bairros e loteamentos oferece benefícios que impactam positivamente o meio ambiente e a vida das pessoas.

Entre eles, podemos destacar:

  • Redução de impactos ambientais: contribui para a diminuição da pegada ecológica dos projetos, promovendo o uso racional de recursos e a minimização da poluição;
  • Valorização territorial: áreas certificadas tendem a apresentar maior valor de mercado, atraindo investimentos e impulsionando o desenvolvimento local;
  • Melhoria do conforto urbano e da resiliência climática: cria ambientes mais agradáveis para os moradores e fortalece a capacidade das cidades de se adaptar e resistir aos efeitos das mudanças climáticas;
  • Transparência na governança dos empreendimentos: o processo de certificação promove a clareza e a responsabilidade na gestão dos projetos urbanos;
  • Fortalecimento da imagem institucional de municípios ou empresas: demonstra o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.

AQUA-HQE™: números mundiais e no Brasil

Mundialmente, a HQETM já certificou mais de 3,5 milhões de residências. No Brasil, é possível verificar o número de empreendimentos no dashboard do AQUA-HQETM, em que se alcançou mais de 50 mil unidades habitacionais:

Fundação Vanzolini: pioneira em Certificação AQUA-HQE™ no Brasil

A Fundação Vanzolini desempenha um papel crucial na mudança da forma de pensar, planejar e construir em áreas urbanas, atuando na condução do processo de certificação, na avaliação dos projetos e na capacitação técnica de profissionais, disseminando o conhecimento e as melhores práticas em sustentabilidade urbana.

Como falamos no início, a AQUA-HQE™ é uma certificação internacional da construção de alta qualidade ambiental, desenvolvida a partir da renomada certificação francesa HQE™ e aplicada no Brasil exclusivamente pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Os requisitos da certificação foram cuidadosamente contextualizados pela Fundação, em parceria com a USP, para agregar valor às construções e projetos no Brasil, considerando aspectos culturais, do clima, das normas técnicas e regulamentações.

Confira mais sobre o histórico de evolução da certificação no episódio “Novos referenciais da certificação AQUA-HQE™: o futuro dos edifícios sustentáveis”, no Vanzolini Cast.

Por que escolher a Fundação Vanzolini para a certificação AQUA-HQE Planejamento Urbano?

Com sua expertise e pioneirismo, a Fundação Vanzolini é estratégica para empreendedores e gestores que desejam construir e reconstruir com mais responsabilidade:

  • Pioneira em certificação no Brasil e referência no exterior;
  • Criada e gerida por professores do departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP;
  • Comprometida com o desenvolvimento sustentável do país;
  • Mais de 400 auditores e especialistas no Brasil, América do Sul, Europa e Ásia;
  • Auditoria de riscos frequente para avaliação de imparcialidade dos avaliadores;
  • Portfólio com mais de 70 normas de certificação nacional e internacional.

Ressaltamos, por fim, que a sustentabilidade urbana não é um conceito distante ou uma meta para o futuro. O cuidado e a mudança são urgentes.

As cidades são os centros da vida humana e, sendo assim, precisam ser repensadas e transformadas para garantir um futuro possível e ambientalmente saudável.

Para isso, a certificação AQUA-HQE™ Planejamento Urbano oferece requisitos para um referencial no planejamento urbano, capaz de construir cidades mais resilientes, inclusivas e que ofereçam uma qualidade de vida superior para todas as pessoas.

Se você deseja ser um agente transformador, acesse o site da Fundação Vanzolini e veja como podemos te ajudar!

Para mais informações sobre a certificação AQUA-HQE:

seloaqua@vanzolini.org.br
(11) 3913-7100

Setor comercial e de agendamento:
certific@vanzolini.org.br
(11) 9 6476-1498
(11) 3913-7100

Fontes:

Um dos maiores desafios do século XXI: os eventos extremos e a necessidade urgente de adaptação

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: DESAFIOS PARA A ADAPTAÇÃO NAS REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS – IPEA

AQUA-HQE EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS EM CONSTRUÇÃO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO PARA EDIFÍCIOS EM CONSTRUÇÃOObjetivo 11: Tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

Notícias Relacionadas