Fundação Vanzolini

A Certificação ONA e a qualidade no atendimento ao paciente

Postado em Certificação | 4 de fevereiro de 2025 | 7min de leitura
Compartilhe:

A busca pela excelência no atendimento ao paciente deveria ser meta de todas as instituições de saúde comprometidas com a segurança da assistência.

A Certificação ONA é o caminho pelo qual as organizações de saúde podem garantir qualidade no atendimento ao paciente, implementando e cumprindo critérios de segurança, capazes de melhorar a experiência do paciente, reduzir riscos e aumentar a eficiência do sistema de saúde.

Para saber como a Acreditação ONA é um diferencial no setor, elevando os padrões de excelência no cuidado ao paciente, acompanhe a leitura deste artigo.

O que é a Certificação ONA e qual seu papel na melhoria do atendimento ao paciente

A Certificação ONA é um método voluntário, sigiloso e periódico de avaliação da qualidade de serviços de saúde no Brasil. Seu principal objetivo é promover a segurança no atendimento ao paciente, por meio de uma gestão baseada em critérios e padrões de qualidade, em ambientes como hospitais, clínicas, laboratórios, ambulatórios, consultórios odontológicos, UBS, assim como em prestadores de serviços como de Engenharia Clínica para a Saúde.

Vale destacar que a Certificação ONA é reconhecida internacionalmente pela IsQUA (Sociedade Internacional pela Qualidade em Serviços de Saúde) e resulta em diferentes níveis de acreditação.

Dessa forma, o certificado ONA é uma chancela importante para as instituições de assistência à saúde de todo o país, assim como para prestadores de serviço para saúde (selo), e conta com essa parceria entre Ministério da Saúde e a Organização Nacional de Acreditação.

Para realizar as acreditações em todo o território nacional, a ONA conta ainda com as Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs) e uma das pioneiras foi a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que até hoje atua ao seu lado.

Os pilares da qualidade no atendimento ao paciente definidos pela ONA

Para garantir os melhores processos dentro de hospitais, clínicas e laboratórios, a ONA definiu alguns pilares fundamentais para a gestão na assistência à saúde. Veja só:

  • Segurança do paciente

Neste pilar, estão inclusos protocolos de segurança para prevenção de eventos adversos.

  • Gestão eficiente dos processos

Aqui, está a padronização de fluxos de atendimento com foco na eficiência e agilidade dos processos.

  • Cuidado centrado no paciente

A humanização faz parte dos critérios da ONA para um atendimento de qualidade ao paciente. Além disso, neste pilar está também a comunicação, que deve ser clara com o paciente.

  • Educação e capacitação contínua dos profissionais de saúde

O aprendizado contínuo também é um dos pilares da ONA, que entende a importância  das atualizações constantes para a manutenção da excelência e da qualidade dos serviços oferecidos nos espaços de saúde. Além de fomentar a cultura de qualidade e a inovação.

A importância da humanização no atendimento ao paciente

No Manual de Políticas e Estratégias para a Qualidade nos Cuidados de Saúde, da OMS, há um item que trata do ‘Envolvimento e capacitação do doente, família e comunidade’, e diz que “A tomada de decisão partilhada é muitas vezes utilizada para ajustar, com maior adequação, os cuidados às necessidades e preferências dos doentes, visando uma melhor adesão do doente, bem como minimizar a prestação de cuidados desnecessários no futuro“.

Nesse sentido, temos a escuta e a humanização no atendimento ao paciente e, como falamos anteriormente, a Certificação ONA incentiva práticas de humanização no atendimento de saúde por meio de critérios rigorosos, focados em:

  • Respeito à dignidade: tratamento respeitoso e cortês aos pacientes e familiares;
  • Empatia: compreensão e compaixão nas interações com pacientes;
  • Cuidado centrado no paciente: atendimento personalizado, considerando necessidades individuais;
  • Comunicação eficaz: informação clara e transparente sobre diagnóstico, tratamento e opções;
  • Acolhimento e suporte emocional: atenção às necessidades emocionais e psicológicas do paciente;
  • Privacidade e confidencialidade: proteção de informações pessoais do paciente;

O impacto da Certificação ONA na redução de riscos e erros médicos

Com os protocolos e diretrizes estabelecidos pela ONA, o atendimento ao paciente torna-se mais eficiente e seguro, minimizando erros médicos e riscos, além de garantir o bem-estar no atendimento e a prevenção de eventos adversos. A Acreditação ONA promove processos assistenciais que favorecem e aprimoram protocolos clínicos, de diagnóstico e tratamento.

Além disso, há a gestão de riscos, que reforça a prevenção e controle de infecções, acidentes e erros, responsáveis por altos índices de mortes e comprometimento dos pacientes no Brasil e no mundo.

Benefícios da Certificação ONA para pacientes e instituições de saúde

Em suma, os principais benefícios para os pacientes ao serem atendidos em uma instituição acreditada pela ONA são:

  • Melhoria da qualidade: garante que os serviços de saúde atendam aos padrões nacionais e internacionais;
  • Segurança do paciente: reduz riscos de erros de profissionais da saúde e acidentes;
  • Eficiência operacional: otimiza processos e reduz custos;
  • Aumento da confiança: fortalece a relação entre pacientes, familiares e profissionais de saúde;
  • Reconhecimento nacional e internacional: acreditação reconhecida por órgãos de saúde e seguros.

A Certificação ONA como garantia de qualidade do atendimento ao paciente

Por fim, vale reforçar que a Certificação ONA é um diferencial importante para garantir a excelência do atendimento ao paciente, pois aprimora processos e procedimentos, por meio de uso de ferramentas de qualidade, para que a segurança das pessoas envolvidas na assistência à saúde seja preservada.

Desse modo, se você é responsável pela gestão de instituições de saúde, saiba que a busca pela certificação é uma forma de assegurar a qualidade e a melhoria contínua dos serviços do estabelecimento.

Então, se você quer saber como a Certificação ONA pode ajudar sua instituição a melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, fale com nossos especialistas e descubra como iniciar o processo de acreditação com o suporte da Fundação Vanzolini.

Você também pode saber mais sobre como hospitais acreditados pela ONA estão transformando a experiência do paciente e garantindo excelência no atendimento em nossos artigos no blog. Confira!

Para mais informações sobre normas e certificações da Fundação Vanzolini, contate:

certific@vanzolini.org.br
(11) 3913-7100
Agendamento e Planejamento
(11) 9 7283-6704 
Comercial
(11) 9 6476-1498 

Quer saber mais? Assista ao webinar Certificação ONA Nível 3: Estratégias para Alcançar a Excelência com especialistas da Fundação Vanzolini.

Fontes:

ONA – Organização Nacional de Acreditação

Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar

A Jornada da Acreditação

Manual de Políticas e Estratégias para a Qualidade dos Cuidados de Saúde