A busca pela excelência no atendimento ao paciente deveria ser meta de todas as instituições de saúde comprometidas com a segurança da assistência.
A Certificação ONA é o caminho pelo qual as organizações de saúde podem garantir qualidade no atendimento ao paciente, implementando e cumprindo critérios de segurança, capazes de melhorar a experiência do paciente, reduzir riscos e aumentar a eficiência do sistema de saúde.
Para saber como a Acreditação ONA é um diferencial no setor, elevando os padrões de excelência no cuidado ao paciente, acompanhe a leitura deste artigo.
A Certificação ONA é um método voluntário, sigiloso e periódico de avaliação da qualidade de serviços de saúde no Brasil. Seu principal objetivo é promover a segurança no atendimento ao paciente, por meio de uma gestão baseada em critérios e padrões de qualidade, em ambientes como hospitais, clínicas, laboratórios, ambulatórios, consultórios odontológicos, UBS, assim como em prestadores de serviços como de Engenharia Clínica para a Saúde.
Vale destacar que a Certificação ONA é reconhecida internacionalmente pela IsQUA (Sociedade Internacional pela Qualidade em Serviços de Saúde) e resulta em diferentes níveis de acreditação.
Dessa forma, o certificado ONA é uma chancela importante para as instituições de assistência à saúde de todo o país, assim como para prestadores de serviço para saúde (selo), e conta com essa parceria entre Ministério da Saúde e a Organização Nacional de Acreditação.
Para realizar as acreditações em todo o território nacional, a ONA conta ainda com as Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs) e uma das pioneiras foi a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que até hoje atua ao seu lado.
Para garantir os melhores processos dentro de hospitais, clínicas e laboratórios, a ONA definiu alguns pilares fundamentais para a gestão na assistência à saúde. Veja só:
Neste pilar, estão inclusos protocolos de segurança para prevenção de eventos adversos.
Aqui, está a padronização de fluxos de atendimento com foco na eficiência e agilidade dos processos.
A humanização faz parte dos critérios da ONA para um atendimento de qualidade ao paciente. Além disso, neste pilar está também a comunicação, que deve ser clara com o paciente.
O aprendizado contínuo também é um dos pilares da ONA, que entende a importância das atualizações constantes para a manutenção da excelência e da qualidade dos serviços oferecidos nos espaços de saúde. Além de fomentar a cultura de qualidade e a inovação.
No Manual de Políticas e Estratégias para a Qualidade nos Cuidados de Saúde, da OMS, há um item que trata do ‘Envolvimento e capacitação do doente, família e comunidade’, e diz que “A tomada de decisão partilhada é muitas vezes utilizada para ajustar, com maior adequação, os cuidados às necessidades e preferências dos doentes, visando uma melhor adesão do doente, bem como minimizar a prestação de cuidados desnecessários no futuro“.
Nesse sentido, temos a escuta e a humanização no atendimento ao paciente e, como falamos anteriormente, a Certificação ONA incentiva práticas de humanização no atendimento de saúde por meio de critérios rigorosos, focados em:
Com os protocolos e diretrizes estabelecidos pela ONA, o atendimento ao paciente torna-se mais eficiente e seguro, minimizando erros médicos e riscos, além de garantir o bem-estar no atendimento e a prevenção de eventos adversos. A Acreditação ONA promove processos assistenciais que favorecem e aprimoram protocolos clínicos, de diagnóstico e tratamento.
Além disso, há a gestão de riscos, que reforça a prevenção e controle de infecções, acidentes e erros, responsáveis por altos índices de mortes e comprometimento dos pacientes no Brasil e no mundo.
Em suma, os principais benefícios para os pacientes ao serem atendidos em uma instituição acreditada pela ONA são:
Por fim, vale reforçar que a Certificação ONA é um diferencial importante para garantir a excelência do atendimento ao paciente, pois aprimora processos e procedimentos, por meio de uso de ferramentas de qualidade, para que a segurança das pessoas envolvidas na assistência à saúde seja preservada.
Desse modo, se você é responsável pela gestão de instituições de saúde, saiba que a busca pela certificação é uma forma de assegurar a qualidade e a melhoria contínua dos serviços do estabelecimento.
Então, se você quer saber como a Certificação ONA pode ajudar sua instituição a melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, fale com nossos especialistas e descubra como iniciar o processo de acreditação com o suporte da Fundação Vanzolini.
Você também pode saber mais sobre como hospitais acreditados pela ONA estão transformando a experiência do paciente e garantindo excelência no atendimento em nossos artigos no blog. Confira!
Para mais informações sobre normas e certificações da Fundação Vanzolini, contate:
certific@vanzolini.org.br
(11) 3913-7100
Agendamento e Planejamento
(11) 9 7283-6704
Comercial
(11) 9 6476-1498
Quer saber mais? Assista ao webinar Certificação ONA Nível 3: Estratégias para Alcançar a Excelência com especialistas da Fundação Vanzolini.
Fontes:
ONA – Organização Nacional de Acreditação
Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar
Manual de Políticas e Estratégias para a Qualidade dos Cuidados de Saúde