A certificação ISO 14001 é uma norma internacional que estabelece requisitos para Sistemas de Gestão Ambiental (SGA). Com a ISO 14001, as empresas passam a seguir padrões importantes de sustentabilidade, que vão reverberar em benefícios significativos de competitividade no cenário internacional.
Uma organização certificada com a ISO 14001 passa a ocupar outro patamar de gestão ambiental, conquistando reconhecimento global em práticas sustentáveis e expandindo suas possibilidades de atuação no mundo.
Quer saber mais sobre como a ISO 14001 contribui para a competitividade internacional? Então, siga com a leitura deste artigo que preparamos.
Como falamos no início, a ISO 14001 é uma norma internacional, responsável por estabelecer requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações.
Ela reúne “um conjunto de processos de gerenciamento que requer das empresas a identificação, a mensuração e o controle de seus impactos ambientais no meio ambiente em que operam, incluindo aspectos relacionados a ar, água, solo, flora, fauna e seres humanos“, (BANSAL; HUNTER, 2003).
Criada em 1996 em Amsterdã, e com três versões atualizadas e publicadas até 2015, o objetivo da ISO 14001 é colaborar com as empresas, para que elas possam implementar boas práticas de sustentabilidade em suas operações.
Desse modo, a norma ajuda a:
Portanto, a ISO 14001 é uma ferramenta fundamental para empresas que buscam:
Vale destacar que a ISO 14001 pode ser aplicada em negócios dos mais variados setores, e, para cumprir os requisitos da ISO 14001, as empresas devem:
A competitividade acirrada e a exigência crescente dos mercados globalizados, além da própria sociedade, têm exigido a adoção de novos métodos de gerenciamento da produção e da gestão tecnológica nas empresas.
Diante desse novo contexto, o uso das normas no mundo dos negócios se torna cada vez mais necessário, pois a normalização é a base para a garantia da qualidade dos processos, produtos e serviços.
Dessa forma, a normalização nos negócios possibilita:
Por meio da utilização de normas internacionais, como a ISO 14001, as organizações podem melhorar o acesso ao mercado e facilitar o comércio.
Leia mais em: O impacto da ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 na Indústria 4.0
As empresas brasileiras que miram o mercado internacional devem, mais do que nunca, investir em normas voltadas à gestão ambiental. Isso porque o mercado global clama e valoriza esse posicionamento voltado para boas práticas sustentáveis. Trata-se de uma demanda do mundo contemporâneo e as organizações que não se deram conta disso devem ficar para trás.
De acordo com dados da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), as empresas com melhores notas em ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) têm maior valor de mercado e melhores retornos financeiros.
Quando falamos em competitividade internacional, falamos da capacidade de uma empresa – ou setor – de competir com sucesso no mercado global, oferecendo produtos ou serviços de alta qualidade, inovativos, sustentáveis e competitivos em termos de preço, qualidade e entrega.
Entre os fatores-chave da competitividade internacional estão:
Desse modo, para que as empresas possam competir no cenário internacional, atendendo aos fatores-chave que têm regido o mercado, as normas são a ferramenta ideal para cumprir com padrões e exigências de qualidade, inclusive em suas práticas sustentáveis, como a transição para fontes de energia limpa e a implementação de tecnologias verdes, que são tendências para garantir um futuro – e presente – sustentável nas organizações.
Com as tendências e exigências do mundo atual, a certificação ISO 14001 se apresenta como um diferencial estratégico para empresas que desejam estar alinhadas às necessidades de sustentabilidade e meio ambiente, que têm pautado cada vez mais a agenda empresarial no Brasil e no mundo.
Assim, a ISO 14001 estabelece um padrão, reconhecido globalmente, para que as organizações possam gerenciar suas responsabilidades ambientais de forma sistemática e eficiente. Entre os benefícios da ISO 14001 para a competitividade internacional dos negócios, podemos destacar:
A certificação atesta que a empresa está comprometida com boas práticas ambientais, e as empresas que adotam esse posicionamento tendem a se tornar referência e base para negociações comerciais. Desse modo, a certificação é como um passaporte que ajuda a aproximar e também reduzir possíveis barreiras nas negociações.
Em um cenário no qual os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à responsabilidade ambiental por parte das empresas, contar com a certificação pode ser um diferencial competitivo importante.
Empresas que se posicionam de forma responsável e sustentável são vistas como mais confiáveis e comprometidas pelo mercado. De acordo com o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 da Kantar, mais da metade da população brasileira deixa de consumir produtos de uma marca que não investe em sustentabilidade ou que tenha práticas consideradas nocivas ao meio ambiente e à sociedade.
Ao incentivar a empresa a identificar e controlar seus impactos ambientais, a aplicação da ISO 14001 pode resultar em economia de recursos como água, energia e matérias-primas. Além disso, a adoção de práticas sustentáveis tem a capacidade de reduzir a geração de resíduos e os custos com descarte e tratamento de resíduos.
Como exemplo de empresa brasileira que adota a ISO 14001 e conquista o mercado global, temos a Vale, empresa atuante em 38 países, considerada a segunda maior mineradora do mundo e a maior empresa privada da América Latina.
A Vale foi a primeira companhia de mineração do mundo a ter uma unidade certificada pela ISO 14001, adotando, desde 1994, o Sistema de Gestão da Qualidade Ambiental (SGQA) em suas unidades operacionais. Dessa forma, seu sistema é auditado periodicamente por certificadora externa e, para cada ponto de atenção identificado, é elaborado um plano de ação.
Leia mais em: ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001: trio que reduz riscos e amplia oportunidades
Para a implementação da ISO 14001, é preciso seguir algumas fases. Além disso, é essencial fazer a inclusão da norma, alinhada aos interesses competitivos da empresa. Veja a seguir alguns dos passos para implementar a ISO 14001 e integrá-la à estratégia de negócios:
Fase 1: Preparação
Fase 2: Planejamento
1. Desenvolva uma política ambiental: defina compromissos e objetivos.
2. Identifique aspectos ambientais: avalie impactos ambientais.
3. Estabeleça objetivos e metas: defina alvos quantificáveis.
4. Desenvolva um plano de ação: defina responsabilidades e prazos.
5. Defina indicadores de desempenho: monitore progresso.
Fase 3: Implementação
1. Desenvolva procedimentos: documente processos e responsabilidades.
2. Treine funcionários: ensine práticas sustentáveis.
3. Implemente controles operacionais: regule processos ambientais.
4. Desenvolva um sistema de documentação: registre dados e resultados.
5. Realize auditorias internas: verifique a conformidade.
Fase 4: Verificação e Ação Corretiva
1. Realize auditorias regulares: verifique a conformidade.
2. Identifique não conformidades: corrija possíveis desvios.
3. Avalie eficácia: verifique o progresso.
4. Ajuste o sistema: melhore processos.
5. Comunique resultados: informe as partes interessadas.
Fase 5: Certificação e Manutenção
1. Contrate uma entidade certificadora: escolha uma entidade reconhecida.
2. Realize a auditoria de certificação: verifique a conformidade.
3. Mantenha e melhore o sistema: ajuste processos.
4. Realize auditorias de manutenção: verifique a conformidade.
5. Renove a certificação: atualize periodicamente.
Para a integração à estratégia de negócios, lembre-se de:
Por fim, vale lembrar que a ISO 14001 é uma ferramenta importante para empresas que desejam competir internacionalmente e, a partir dela, as organizações podem ficar mais preparadas e prontas para os desafios do mercado global. Afinal, a certificação será capaz de oferecer todos os requisitos, exigências e caminhos para se alcançar um patamar diferenciado em gestão ambiental.
O futuro dos negócios e do mundo depende de uma ação sustentável agora. Para conhecer os serviços de consultoria da Fundação Vanzolini na área de gestão ambiental, acesse nosso site e prepare-se para encarar os desafios com quem entende de normalização organizacional.
Até o próximo!
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Fontes:
7 tendências para ter um futuro sustentável no setor industrial
Maioria dos consumidores não compra produtos de marcas que não investem em ESG, aponta pesquisa
Sustentabilidade é diferencial competitivo no mercado internacional
ISO14001 e a sustentabilidade. A eficácia do instrumento no alcance do desenvolvimento sustentável