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Como superar as barreiras da Inteligência Artificial nas empresas

Postado em Para Empresas | 8 de maio de 2025 | 10min de leitura
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A IA é mais do que tendência, é estratégia. Sua capacidade de automatizar processos, analisar dados em larga escala e gerar insights valiosos está transformando a maneira como as empresas operam e tomam decisões.

No entanto, embora o potencial da IA seja amplamente reconhecido, muitas empresas têm enfrentado desafios em sua aplicação.

A falta de conhecimento técnico, a incerteza sobre os custos e benefícios, e a complexidade da integração com os sistemas existentes são algumas das barreiras que impedem as organizações de aproveitarem ao máximo essa tecnologia.

Para tentar desmistificar a aplicação da Inteligência Artificial nas empresas, abordaremos neste artigo as principais dúvidas e desafios que ainda pairam sobre essa tecnologia. Aproveite o conteúdo e o melhor que a IA pode oferecer para os negócios.

A adoção estratégica de Inteligência Artificial nas empresas

O uso da IA pelas empresas já passou do lugar da tendência e, hoje, ocupa um espaço estratégico.

Prova disso é um estudo da Ernst & Young, que indica que inovação e Inteligência Artificial (IA) despontam como a prioridade número um dos conselhos de administração no Brasil para 2025.

Segundo a pesquisa, 75% dos conselheiros no Brasil são mais favoráveis a impulsionar o uso da Inteligência Artificial nas empresas do que a priorizar a mitigação dos riscos associados à ferramenta.

O estudo mostra também que a participação do diretor de tecnologia nas reuniões do conselho deve ganhar importância em 2025, refletindo, justamente, essa relevância da transformação digital no mundo corporativo.

Mas, mesmo diante desse cenário em expansão e representação, a IA ainda pode ser uma figura desafiadora nas empresas. Veja a seguir as principais dúvidas que rondam as organizações quando o assunto é IA e negócios.

Por que tantas empresas ainda têm dúvidas sobre a IA?

De acordo com o mapeamento geral “Trust in Artificial Intelligence”, desenvolvido pela consultoria KPMG, 61% das pessoas têm receio de sistemas de IA, já 39% dos participantes expressam algum tipo de disposição para confiar. Foram ouvidas 17.193 mil pessoas em 17 países.

A IA representa uma mudança importante no mundo do trabalho e, como toda mudança, ela vem carregada de incertezas, dúvidas e receios.

Por isso, muitas empresas ainda resistem – ou desconfiam – dessa tecnologia e dos seus benefícios para as pessoas e o negócio. 

Entre essas dúvidas, a questão financeira está entre as principais quando se trata da implantação de novas tecnologias.

A implementação de Inteligência Artificial nas empresas pode envolver altos custos iniciais, incluindo a aquisição de hardware e software especializados, contratação de profissionais qualificados e treinamento de pessoal.

Diante disso, muitas empresas temem que o investimento não seja justificado pelos benefícios.

Por isso, é fundamental entender as necessidades do negócios e investir em uma solução de IA que seja estratégica.

Outra preocupação é em relação à aplicabilidade da IA, pois nem todas as empresas têm clareza sobre como a IA pode ser aplicada em seus negócios.

A falta de exemplos concretos e relevantes para seu setor pode gerar dúvidas sobre a viabilidade e o retorno do investimento.

Além disso, os mitos e modismos que circulam por aí podem atrapalhar a real importância e necessidade do uso da Inteligência Artificial nas empresas. Neste sentido, vale destacar que:

  • A IA não é uma solução mágica: É fundamental entender suas limitações e aplicações adequadas.
  • A IA substituirá todos os empregos: Embora a IA possa automatizar algumas tarefas, ela também criará novas oportunidades e demandará habilidades específicas.
  • A IA é apenas para grandes empresas: A IA pode ser utilizada por empresas de todos os portes, desde que haja uma estratégia clara e objetivos bem definidos.

Dessa forma, a falta de conhecimento técnico e metodológico sobre a IA gera ruídos e atritos, impedindo que as empresas confiem e tirem melhor proveito desta tecnologia.

As três perguntas que toda empresa faz antes de adotar IA

1 – A IA é adequada para minha empresa?

Esta pergunta é fundamental. É preciso saber que nem toda tecnologia serve para todos os contextos – e tudo bem.

Ao pensar em adotar a IA, é importante identificar os desafios concretos da empresa e buscar as soluções que se propõem a superá-los.

2 – Quais problemas podem ser solucionados com IA?

As empresas querem saber da praticidade da IA e de como ela vai resolver os problemas do dia a dia dos negócios.

Assim, como exemplos de problemas comuns que podem ser solucionados com a IA, podemos destacar: excesso de retrabalho, baixa produtividade, falhas na tomada de decisão, atendimento lento ao cliente, etc.

Como aplicação prática da Inteligência Artificial nas empresas, temos a Mene Portella, uma agência de publicidade, que faz uso da tecnologia para otimizar prazos de entrega, principalmente na produção de vídeos e no tratamento de cores, ajustes de fotos, legendagem e etc.

3 – Como iniciar a implantação da IA de forma segura na minha empresa?

Uma das formas de iniciar o uso da Inteligência Artificial nas empresas de forma segura é por meio do conceito de experimentação de baixo custo, com MVPs (Produtos Mínimos Viáveis) e validação de hipóteses. O conceito de experimentação de baixo custo com MVPs e validação de hipóteses é uma metodologia que ajuda a testar ideias e a entrar no mercado de forma estratégica.

O MVP é uma versão básica do produto final, com as principais funcionalidades.

Com ele, é possível validar hipóteses de negócio, como mercado, viabilidade técnica e econômica, sem o investimento máximo.

Dessa forma, é uma estratégia para criar, validar e evoluir produtos e negócios antes de apostar tudo.

Outra dica é definir métricas claras para avaliar o sucesso e o aprendizado de cada experimento com a IA.

É importante também alocar recursos e tempo para a experimentação com as ferramentas de IA, reconhecendo seu valor estratégico.

Curiosidades e tendências do uso da IA generativa em empresas

A IA veio para ficar e ela já evoluiu. Em sua versão com mais recursos, a IA generativa tem se colocado como uma importante aliada de empresas e lideranças.

Uma pesquisa da Conference Board, organização global sem fins lucrativos que fornece pesquisas e insights para líderes, concluiu que 56% dos trabalhadores já usam IA generativa no trabalho.

Diante deste cenário, uma competência fundamental para os líderes hoje é a de identificar as oportunidades e os desafios que a IA pode trazer para o seu campo, tornando-se capazes de guiar as organizações em meio às transformações da tecnologia.

Outro levantamento mostrou que os segmentos de marketing e vendas foram os que mais usaram Inteligência Artificial Generativa (GenIA) no ano de 2024. De acordo com a BRQ Digital Solutions, no estudo “IA Generativa na Experiência 2025″, a maioria das aplicações são voltadas para melhorar o atendimento ao cliente.

O estudo revelou que, para que a tecnologia alcance seu pleno potencial, é fundamental garantir uma abordagem ética e uma visão sistêmica.

Assim, a privacidade de dados e o cumprimento da LGPD são apontados como essenciais, indicando que a aplicação eficaz da IA depende de uma gestão responsável e segura.

Superando as barreiras da IA nas empresas

Como vimos, a presença e os impactos da IA nos negócios são uma realidade e uma realidade que se mostra positiva e estratégica. No entanto, ainda rondam certas inseguranças em relação ao uso da IA.

Para superar essas barreiras e aproveitar o potencial da IA, as empresas precisam:

  • Investir em educação e conscientização: É fundamental desmistificar a IA e promover o conhecimento sobre suas aplicações, benefícios e riscos.
  • Desenvolver uma estratégia clara: A implementação de IA deve estar alinhada aos objetivos estratégicos da empresa.
  • Buscar apoio especializado: Contar com o suporte de profissionais qualificados e empresas especializadas pode facilitar a implementação e garantir o sucesso dos projetos.
  • Adotar uma cultura de dados: A IA depende de dados de qualidade. É fundamental coletar, armazenar e analisar dados de forma eficiente e ética.

As empresas que compreenderem o potencial da IA e superarem as barreiras à adoção estarão mais bem preparadas para competir no mercado e inovar em seus negócios.

Conheça o projeto “Inteligência Artificial aplicada às organizações” da Fundação Vanzolini

A Fundação Vanzolini conta com o projeto Inteligência Artificial aplicada às organizações, com o intuito de  auxiliar empresas na incorporação da IA de maneira estruturada e pragmática.

Com foco na experimentação de baixo custo, identificamos oportunidades reais, evitando investimentos desnecessários e assegurando um retorno tangível.

A partir da análise de desafios internos, desenvolvemos experiências controladas que possibilitam a validação de soluções antes da sua ampliação, seja para otimizar processos, aprimorar a gestão do conhecimento ou aumentar a produtividade.

A metodologia da Fundação Vanzolini permite que as empresas testem soluções sem comprometer altos investimentos, garantindo um retorno sobre o investimento (ROI) sólido e escalável.

O projeto de Vanzolini tem sido aplicado com sucesso em organizações de médio e grande porte, dos setores automotivo, jurídico, de gestão de inovação e em consultorias especializadas em mudanças de mindset.

Com um plano estruturado e validado, sua organização também poderá fazer uso da Inteligência Artificial nas empresas com segurança e os benefícios propostos pela tecnologia, como otimizar processos, reduzir custos e ampliar sua competitividade no mercado.

Descubra como sua empresa pode começar com inteligência – conheça o projeto Inteligência Artificial aplicada às organizações, da Fundação Vanzolini. Entre em contato com nossos especialistas!

projetos@vanzolini.org.br
(11) 3024-2262

Esse conteúdo foi útil para você? Para saber mais, assista ao VanzoliniCast Da experimentação à transformação: Uma imersão real em IA nos negócios, com especialistas da Fundação Vanzolini.

Fontes:

Inteligência artificial se torna prioridade dos conselhos de administração em 2025

Brasil é um dos países que mais confia em IA, diz estudo

O Paradoxo da IA: Por Que as Empresas Ainda Não Conseguem Transformar Tecnologia em Resultados Concretos?

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