Fundação Vanzolini

Fundação Vanzolini e ONA marcam presença na Hospitalar 2025

Postado em Certificação | 21 de maio de 2025 | 3min de leitura
Compartilhe:

A Fundação Vanzolini participa, hoje, dia 21 de maio, do Congresso Internacional de Serviços de Saúde – CISS com a palestra A contribuição da Acreditação para um cuidado sustentável e eficiente.

O congresso faz parte da 30ª edição da Hospitalar, o mais importante evento de negócios e conteúdo de saúde na América Latina.

Na palestra, será apresentado o resultado do projeto de acreditação das Unidades Básicas de Saúde do município de São Paulo. O projeto é de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, em parceria com a Fundação Vanzolini e a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para representar as instituições, estão presentes os doutores Marcelo Itiro Takano e Lais Borba Casella da Secretaria Municipal de Saúde, além de Gilvane Lolato, da ONA e Fernando Berssaneti, da Fundação Vanzolini.

Contexto do Projeto SMS

A cidade de São Paulo tem 479 Unidades Básicas de Saúde (UBS), e atende aproximadamente 7 milhões de usuários SUS.

As UBS são a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e desempenham um papel crucial na promoção da saúde e qualidade de vida, contribuindo para a redução dos encaminhamentos aos hospitais.

Resultados do Projeto SMS

Com a meta inicial de realizar a Acreditação de 340 Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo, o Projeto chega a 2025 com a realização de diagnóstico organizacional em 465 UBS da cidade, possibilitando a elaboração de um plano de melhoria da qualidade e segurança dos serviços.

São 348 UBS acreditadas no Nível 1 e quatro UBS recomendadas para acreditação em processo de homologação. Além disso, mais 16 UBS estão com processo de acreditação iniciado, mas não concluído por necessidade de uma nova avaliação para verificar pequenos ajustes identificados na visita de certificação, visando o atendimento aos requisitos exigidos.

Cultura de segurança do paciente

Também acontece hoje, no CISS, a apresentação da palestra: Cultura de Segurança do Paciente: Como Criar um Ambiente Livre de Punição e Focado na Melhoria? por Thaisa Afonso, avaliadora líder da ONA na Fundação Vanzolini.

A palestra vai abordar as estratégias para construir uma cultura de segurança, onde profissionais notifiquem eventos adversos sem medo de retaliação, promovendo aprendizado contínuo. Quem estiver no evento poderá prestigiar.

Saiba mais sobre a metodologia ONA.

Notícias Relacionadas