
Grandes obras são alicerces para o desenvolvimento econômico e social de um país. No entanto, diante das complexidades e magnitudes, frequentemente, elas geram desafios significativos em termos de sustentabilidade, especialmente nas infraestruturas e portos.
Para superar as complexidades envolvidas nesse tipo de construção, as certificações ambientais surgem como importantes aliadas, delineando critérios e padrões rigorosos, que impulsionam a adoção de práticas mais sustentáveis em todas as fases do ciclo de vida de um empreendimento, desde o planejamento até a operação e a desativação.
No Brasil, os referenciais AQUA-HQE™ Infraestruturas e AQUA Portos têm se consolidado como um instrumento fundamental para guiar essa jornada em direção à sustentabilidade em grandes obras e operações logísticas.
Para entender o que são os referenciais para infraestruturas e portos e como eles contribuem para práticas mais sustentáveis, siga com a leitura!
O Referencial AQUA-HQE™ para infraestruturas é uma adaptação brasileira do renomado modelo francês HQE™ (Haute Qualité Environnementale), reconhecido internacionalmente por sua abordagem abrangente em construções e urbanismo sustentáveis.
Essa adaptação foi cuidadosamente desenvolvida para considerar as particularidades climáticas, regulatórias, sociais e econômicas do Brasil, garantindo sua relevância e aplicabilidade no cenário nacional.
Importante destacar que uma das principais características do AQUA-HQE™ é sua avaliação do ciclo de vida completo da infraestrutura.
Ou seja, a certificação não se restringe apenas à fase de execução, mas inclui o planejamento detalhado, o projeto minucioso, a construção com foco em boas práticas e a operação, da qual fazem parte a gestão de resíduos, consumo de energia e água, além da manutenção do empreendimento.
Sendo assim, essa visão integrada assegura que a sustentabilidade seja incorporada em todas as etapas, desde a concepção até a operação de longo prazo.
Para a construção e operação de portos, temos o documento “AQUA certificado pela Fundação Vanzolini – Referencial de Avaliação da Qualidade Ambiental de Instalações Portuárias“, que estabelece um referencial técnico para a certificação AQUA de instalações portuárias no Brasil.
Os portos, por sua natureza, estão localizados em áreas costeiras e fluviais sensíveis, impactando diretamente ecossistemas marinhos, comunidades locais e a qualidade do ar e da água. Dessa forma, exigem um olhar holístico, capaz de encontrar caminhos para minimizar impactos negativos e maximizar os benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Assim, reconhecendo as complexidades operacionais e os desafios ambientais únicos do setor portuário, o Referencial AQUA-HQE™ foi especificamente concebido para atender às necessidades desse setor. A criação levou em conta as particularidades das atividades portuárias, como a movimentação de cargas, o tráfego de embarcações, as operações de dragagem e a interface com ecossistemas costeiros sensíveis.
Para isso, os critérios específicos para portos possuem uma ampla gama de aspectos, com foco em mitigar os impactos e promover a sustentabilidade em todas as frentes:
Desse modo, a certificação AQUA para portos não apenas promove a excelência ambiental e operacional, mas também contribui significativamente para o atendimento de exigências de órgãos ambientais, legislações internacionais e as crescentes demandas por práticas ESG (Environmental, Social, and Governance).
Ao demonstrar um compromisso sólido com a sustentabilidade, os portos certificados fortalecem sua reputação, atraem investimentos e se posicionam como líderes em um mercado cada vez mais consciente.
Avaliar a qualidade ambiental de portos e terminais, promovendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental no setor portuário brasileiro. Olhar para portos em construção (pré-projeto, projeto e execução) e portos em operação (programa de operação, operação e acompanhamento).
O referencial de certificação AQUA é composto por dois instrumentos:
Ao adotar os referenciais AQUA-HQE™ Infraestruturas e AQUA Portos e conquistar a certificação, as empresas e instituições responsáveis por portos e operações logísticas levam consigo benefícios que vão muito além do simples cumprimento de normas:
Um dos principais operadores de contêineres e cargas para Zona Franca de Manaus , o terminal portuário Super Terminais, recebeu o selo AQUA com foco em sustentabilidade. O certificado foi conquistado após processo de auditorias realizado pela Fundação Vanzolini, que atestou o trabalho feito pelas equipes do terminal.
Entre os pontos observados que garantiram a certificação estão o desempenho ambiental e a sustentabilidade do Super Teminais, que desenvolveu um sistema de gestão com educação ambiental, controle de vetores, limpeza dos reservatórios, monitoramento e controle de ruídos, contingência de saúde, gerenciamento de riscos de emergência individual e de cargas perigosas.
“O Super Terminais demonstra, nas práticas das suas operações portuárias, seu compromisso cotidiano com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e com os princípios ESG, de modo exemplar”, comentou Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo da AQUA-HQE™, sobre o primeiro porto a conquistar a certificação.
A implementação da certificação de sustentabilidade para portos ou infraestruturas é um processo estruturado, com o intuito de garantir a aderência às melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
A Fundação Vanzolini, reconhecida por sua expertise em certificações de qualidade e sustentabilidade, atua como parceira fundamental nesse caminho.
Nesse sentido, os passos básicos são:
Atividades realizadas pelas equipes e consultores da organização, com o suporte da Fundação Vanzolini:
Atividades realizadas pela Fundação Vanzolini:
A busca pela certificação pode partir de diversos atores envolvidos na construção de infraestruturas e portos ou operação de terminais, sendo:
Para auxiliar as organizações na jornada rumo à certificação, diversos serviços de apoio estão disponíveis, como consultoria técnica especializada e programas de capacitação e treinamento.
Em 2015, a Fundação Vanzolini, em parceria com a Engenharia Naval da Escola Politécnica da USP – Poli-USP, desenvolveu e publicou o Referencial de Certificação para Instalações Portuárias em construção e operação, que contém 15 categorias.
Em 2019, foi a vez da Fundação Vanzolini publicar a certificação AQUA-HQE para Infraestruturas em construção.
Com isso, a Fundação Vanzolini consolida-se com referência em certificações voltadas à sustentabilidade no Brasil, tornando-se parceira de instituições comprometidas com a sustentabilidade em edificações dos mais variados portes e segmentos.
Além do mais, reforçamos a importância dos portos e infraestruturas logísticas, pois são hubs estratégicos que conectam o Brasil ao mundo e impulsionam o desenvolvimento econômico.
Em março de 2025, os portos brasileiros movimentaram 113,7 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 5,49% em comparação ao mesmo mês, em 2024, e o melhor resultado da série histórica do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). No entanto, essa grandiosidade também impacta as esferas ambiental e social.
Assim, adotar práticas de sustentabilidade é fundamental nesses locais para proteger o meio ambiente, promover o desenvolvimento social e impulsionar a economia sustentável.
Se a sua organização busca se destacar no cenário global, demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade e colher os frutos de uma gestão responsável, você é nosso convidado para dar o próximo passo!
Para mais informações sobre a certificação AQUA-HQE™:
seloaqua@vanzolini.org.br
(11) 3913-7100
Setor comercial e de agendamento:
certific@vanzolini.org.br
(11) 9 6476-1498
(11) 3913-7100
Fontes:
AQUA certificado pela Fundação Vanzolini – Referencial de Avaliação da Qualidade Ambiental de Instalações Portuárias