Fundação Vanzolini

Engenharia de Qualidade: melhoria contínua em alta

21 de setembro de 2023 | 7min de leitura
Compartilhe:

Fundamental na gestão empresarial, a Engenharia da Qualidade é uma área de atuação que se concentra na melhoria contínua de produtos, controle de processos e na satisfação do cliente.

Para atuar na Engenharia de Qualidade, os profissionais devem ter formação específica, habilidades e competências que integram conhecimento técnico e gestão de pessoas.

Nesse sentido, os profissionais com essa formação desempenham um papel importante e bastante promissor dentro das empresas e indústrias. Não é à toa que essa função está entre os 26 cargos em alta no ano de 2023, segundo pesquisa da PageGroup.

Então, se você quer entender mais sobre a carreira e garantir uma formação completa em Engenharia de Qualidade voltada para Estratégias para Melhoria de Produtos e Controle de Processo, acompanhe a leitura deste artigo!


Engenharia de Qualidade em alta

Começamos este artigo falando sobre os ventos que sopram a favor da Engenharia de Qualidade. Um levantamento, realizado pela consultoria de recrutamento, PageGroup, com sede no Reino Unido, apontou as habilidades, cargos e salários que serão mais demandados no mercado de trabalho pelas empresas em 2023.

Dentro desse cenário, a Engenharia de Qualidade aparece como um dos 26 cargos em alta em 2023. E o motivo destacado pela consultoria para a alta da profissão está no fato de que, com a necessidade de aumento da produção, as empresas têm buscado profissionais capazes de assegurar, cada vez mais, os processos de acordo com os padrões e requisitos da qualidade.

Nesse sentido, é de extrema importância contar com uma pessoa capacitada para gerenciar os aspectos do departamento.

Então, o momento está propício para investir na profissão e deslanchar na carreira. Mas, o que faz exatamente um profissional dessa área? Quais as habilidades e competências requisitadas? E como conquistar essa formação? Siga a leitura para tirar essas e outras dúvidas sobre Engenharia de Qualidade.


O que faz a Engenharia de Qualidade?

Bem, a Engenharia de Qualidade é um ramo dentro das engenharias, que foca no desenvolvimento e na aplicação de métodos, normas e processos para garantir que os produtos ou serviços atendam aos requisitos exigidos.

Desse modo, podemos entender que o objetivo principal dos profissionais dessa área é garantir que tudo que for ofertado pela empresa seja confiável, eficiente e eficaz.

Portanto, dentro de uma organização, as ações voltadas à melhoria de produtos e de processos desempenham um papel fundamental, no que diz respeito à gestão da qualidade, e é responsável por todo o caminho percorrido pelo produto ou serviço, desde a sua concepção até a entrega final ao cliente.

Dessa forma, para a garantia de qualidade, há realização de testes ao longo de todas as etapas do trabalho, com a finalidade de identificar e corrigir problemas antes que atinjam o produto final.

Além disso, a Engenharia da Qualidade tem como função garantir que a empresa esteja em conformidade com as normas aplicáveis em seu segmento.

Sendo assim, desenvolver e implementar programas de treinamento para a equipe, para que todos entendam as melhores práticas de qualidade, também é responsabilidade da Engenharia de Qualidade.


Qual a importância da Engenharia de Qualidade?

Como falamos acima, a Engenharia de Qualidade desempenha um papel importante dentro das empresas para a garantia de qualidade nos processos e na entrega final.

Dessa maneira, a importância da atuação nessa área em uma organização está em gerar:

Mais eficiência e produtividade

A Engenharia da Qualidade é capaz de identificar problemas, analisar a causa raiz, planejar e implementar processos de melhoria contínua. Com isso, é possível contribuir para melhorar significativamente o desempenho da empresa.

Melhoria na satisfação dos clientes

Por meio de estratégias da Engenharia da Qualidade, é possível melhorar a eficiência do atendimento e identificar e eliminar problemas recorrentes, gerando mais satisfação ao cliente. Há uma melhora na imagem perante o público e o mercado.

Redução de custos

Também por meio da atuação da Engenharia da Qualidade, é possível encontrar caminhos para reduzir custos. Como práticas, podemos destacar a redução de retrabalho, desperdício e melhoria da eficiência do processo.

Tudo isso por meio da identificação e da correção de problemas em processos e sistemas, como falamos anteriormente, e com a implementação de ferramentas e padronização de processos.

Aumento de lucratividade

Por último, temos a Engenharia da Qualidade como aliada da empresa no aumento da lucratividade. Com as ações de identificação e eliminação de desperdícios, redução do retrabalho, melhoria da eficiência do processo e melhoria da qualidade do produto, temos redução de custos e aumento da eficiência. Como resultado, maior lucratividade, certo?

Portanto, podemos olhar para a Engenharia de Qualidade como um setor estratégico para os negócios e os profissionais dessa área são os detentores desse conhecimento catalisador.


E quais as competências, habilidades e perfil de quem atua na Engenharia de Qualidade?

Na prática da Engenharia de Qualidade, é importante que a pessoa tenha, além de um perfil analítico e estratégico, uma comunicação didática e assertiva, pois terá que interagir e dialogar com diferentes perfis dentro da empresa para garantir os padrões e requisitos do departamento.

Além disso, é importante que o profissional tenha uma escuta ativa, para poder receber as demandas e encontrar as soluções para os problemas.

Entre as competências técnicas, podemos destacar a formação específica na área e o domínio sobre ferramentas e metodologias utilizadas no segmento, como Six Sigma, Lean Manufacturing, ISO 9001, entre outras.

Por fim, é fundamental ter habilidades de liderança, senso de coletividade e trabalho em equipe.


Curso de Engenharia de Qualidade na Fundação Vanzolini

Agora que você sabe mais sobre as possibilidades e o cenário promissor da Engenharia de Qualidade, adquira a formação por meio do curso da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Unindo as habilidades técnicas e sociais, nosso curso Estratégias para Melhoria de Produtos e Controle de Processo aborda os seguintes tópicos:

  • Inspeção por Amostragem;
  • Controle Estatístico de Processo;
  • Delineamento de Experimentos.

Nesses conteúdos estão inseridas ferramentas e técnicas utilizadas para medir, analisar e melhorar a qualidade dos produtos e processos.

Por que fazer este curso?

Por meio do curso, o profissional terá acesso a três metodologias essenciais para a área da Engenharia de Qualidade, voltada para Estratégias, para Melhoria de Produtos e Controle de Processo. São elas: controle do produto, controle do processo e planejamento de experimentos.

Durante a formação, você irá aprender a:

  • Implantar a inspeção por amostragem na organização;
  • Utilizar o CEP para monitorar o desempenho dos processos;
  • Planejar, executar e analisar experimentos com validade científica.

Portanto, trata-se de uma formação com base nos principais pilares da Engenharia de Qualidade e que prepara o profissional para atuar, fazendo a diferença dentro das organizações.

Se interessou e quer saber mais sobre o conteúdo todo do curso, datas, horários e investimento? Entre em contato com a gente! Teremos prazer em atender você.

Até breve!

Conheça os cursos de Qualidade da Fundação Vanzolini.

Análise dos Modos de Falha e seus efeitos: Metodologia para detectar falhas
Estratégias para Melhoria de Produtos e Controle de Processo
Gerenciamento da Rotina e Ferramentas da Qualidade
Gestão da Qualidade e Gestão por Processos
Gestão por Processos, Melhoria dos Processos
Gestão por Resultados e Indicadores de Desempenho
IQNET: ISO 9001 – Auditor Interno
IQNET: ISO 9001 – Auditor Líder
Interpretação dos Requisitos ISO 9001:2015
Lean Manufacturing: Ferramentas para produção enxuta
Melhoria de Eficiência nos Processos de Negócios
Qualidade para indústria automotiva: Formação de Auditor interno – IATF 16949 Versão 2016
Sistema de Gestão Integrado: Formação de auditor interno – ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001

Fonte:

https://exame.com/carreira/cargos-profissoes-em-alta-2023/

Posts Relacionados