O curso Básico em Gestão de Projetos fornece os principais conceitos e capacita os profissionais iniciantes na carreira de gestão de projetos que pretendem conhecer o Guia PMBOK®.

Baixe o Programa do Curso

Local: Centro de Treinamento - Av. Paulista

Baseado no Guia PMBOK® – Project Management Body of Knowledge, mantido pelo Project Management Institute (PMI)®, o curso abrange as dez áreas de conhecimento e os processos de gestão de projetos. O aluno terá contato com as técnicas de planejamento e de estruturação de um projeto.

  1. Introdução à Gestão de Projetos

–    Conceitos e Terminologias Básicos;

–    Grupos de Processos de Projeto: Concepção, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento;

–    O Universo de Conhecimento da Gerência de Projetos (PMBOK / PMI).

  1. Concepção de Projetos

–    Alinhamento Estratégico do Projeto;

–    Justificativa dos Projetos;

–    Programas e Subprojetos;

–    Ciclo de Vida do Projeto;

–    Premissas e Restrições;

–    Stakeholders do Projeto;

–    Project Charter;

–    Aprovação do Projeto;

–    Kick Off Meeting.

 

  1. Planejamento de Projetos
  1. a) Escopo

–        Planejamento e Definição do Escopo;

–        Detalhamento do Escopo.

  1. b) Prazo

–        Definição das Atividades;

–        Estrutura Analítica do Projeto (WBS);

–        Sequenciamento das Atividades;

–        Estimativas de Duração das Atividades;

–        Rede de Precedências e Programação (CPM);

–        Cronograma de Barras (Gráfico de Gantt);

–        Uso dos softwares MS Project® e WBS Chart-Pro®.

  1. c) Custos

–        Planejamento de Recursos;

–        Estimativas de Custos;

–        Orçamento;

–        Uso dos softwares MS Project® e WBS Chart-Pro®.

  1. d) Recursos Humanos

–        Estrutura Organizacional;

–        Análise de Stakeholders.

  1. e) Comunicação

–        Mapeamento de Stakeholders;

–        Plano de Comunicação.

  1. f) Qualidade

–        Definição de Padrões;

–        Processos da Qualidade.

  1. g) Suprimentos e Contratos

–        Definição dos Itens de fornecimento;

–        Modalidades de Contratação;

–        Solicitação;

–        Administração de Contratos.

 

  1. h) Riscos

–        Identificação, Qualificação e Quantificação de Riscos;

–        Identificação de respostas aos Riscos.

  1. Execução e Controle

–    Controle de Escopo e Mudanças de Escopo;

–    Controle dos Prazos;

–    Controles dos Custos;

–    Uso dos softwares para Controle (MS Project® e WBS Chart-Pro®).

–    Controle da Qualidade;

–    Controle dos Riscos;

–    Controle dos Contratos;

–    Relatórios de Performance;

–    Reuniões de Acompanhamento.

 

  1. Encerramento

–    Encerramentos Contratuais e Administrativo;

–    O Aceite: Aceitação formal do Projeto pelo cliente;

–    Resultados do Projeto;

–    Lições aprendidas.

Profissionais que desejam uma formação básica sobre o tema.
A formação acadêmica poderá ser livre desde que o interessado esteja familiarizado com os trâmites de equipes de projetos e de planejamento.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

Coordenador: Fernando Tobal Berssaneti

Formação Acadêmica

  • Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP.
  • Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
  • Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Atividades Profissionais

  • Membro do Conselho Curador da Fundação Vanzolini.
  • Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
  • Membro do Grupo de Pesquisa em Qualidade e Projeto do Produto do Depto. De Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.
  • Coordenador dos Cursos de Capacitação em Gerenciamento de Projetos da Fundação Vanzolini.
  • Professor de cursos de Especialização da POLI-USP.
  • Realiza projetos de consultoria nas seguintes áreas:
    o Gerenciamento da Qualidade;
    o Gerenciamento de Projetos;
    o Gerenciamento por processos;
    o Gerenciamento de Portfólio de Projetos;
    o Indicadores de Produtividade;
    o Acordos de Nível de Serviço;
    o Inovação e Sustentabilidade.

Docente: Luiz Jose Marques Junior

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009/2000). Master in Business Administration – Duke University (2003). Engenheiro Civil pela Universidade de São Paulo (1988) . Atualmente é professor da Business School São Paulo, professor/consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e sócio da Marques Jr Assessoria Empresarial. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção.

R$ 1.730,00 no boleto ou até 2x no cartão de crédito

Turma 54 – 22, 23 e 24/05/2019

Turma 55 – 31/07, 01 e 02/08/2019