O curso Básico em Gestão de Projetos fornece os principais conceitos e capacita os profissionais iniciantes na carreira de gestão de projetos que pretendem conhecer o Guia PMBOK®.

Baixe o Programa do Curso


DATA*

Turma 58 – 27, 28 e 29 de janeiro de 2020
Segunda, Terça e Quarta-feira – das 08h às 17h

Turma 59 – 04, 05 e 06 de março de 2020
Quarta, Quinta e Sexta-feira – das 08h às 17h

*As datas estão sujeitas a alterações com prévio aviso.

INVESTIMENTO

2x de R$ 865,00 (cartão de crédito)
Investimento total: R$ 1.730,00


PRA QUEM O CURSO É INDICADO

Profissionais que desejam uma formação básica sobre o tema.

A formação acadêmica poderá ser livre desde que o interessado esteja familiarizado com os trâmites de equipes de projetos e de planejamento.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

Baseado no Guia PMBOK® – Project Management Body of Knowledge, mantido pelo Project Management Institute (PMI)®, o curso abrange as dez áreas de conhecimento e os processos de gestão de projetos. O aluno terá contato com as técnicas de planejamento e de estruturação de um projeto.


PROGRAMA

Introdução à Gestão de Projetos

–    Conceitos e Terminologias Básicos;

–    Grupos de Processos de Projeto: Concepção, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento;

–    O Universo de Conhecimento da Gerência de Projetos (PMBOK / PMI).


Concepção de Projetos

–    Alinhamento Estratégico do Projeto;

–    Justificativa dos Projetos;

–    Programas e Subprojetos;

–    Ciclo de Vida do Projeto;

–    Premissas e Restrições;

–    Stakeholders do Projeto;

–    Project Charter;

–    Aprovação do Projeto;

–    Kick Off Meeting.

Planejamento de Projetos

a) Escopo
–        Planejamento e Definição do Escopo;

–        Detalhamento do Escopo.

b) Prazo
–        Definição das Atividades;

–        Estrutura Analítica do Projeto (WBS);

–        Sequenciamento das Atividades;

–        Estimativas de Duração das Atividades;

–        Rede de Precedências e Programação (CPM);

–        Cronograma de Barras (Gráfico de Gantt);

–        Uso dos softwares MS Project® e WBS Chart-Pro®.


c) Custos

–        Planejamento de Recursos;

–        Estimativas de Custos;

–        Orçamento;

–        Uso dos softwares MS Project® e WBS Chart-Pro®.


d) Recursos Humanos

–        Estrutura Organizacional;

–        Análise de Stakeholders.


e) Comunicação

–        Mapeamento de Stakeholders;

–        Plano de Comunicação.


f) Qualidade

–        Definição de Padrões;

–        Processos da Qualidade.


g) Suprimentos e Contratos

–        Definição dos Itens de fornecimento;

–        Modalidades de Contratação;

–        Solicitação;

–        Administração de Contratos.


h) Riscos

–        Identificação, Qualificação e Quantificação de Riscos;

–        Identificação de respostas aos Riscos.


Execução e Controle

–    Controle de Escopo e Mudanças de Escopo;

–    Controle dos Prazos;

–    Controles dos Custos;

–    Uso dos softwares para Controle (MS Project® e WBS Chart-Pro®).

–    Controle da Qualidade;

–    Controle dos Riscos;

–    Controle dos Contratos;

–    Relatórios de Performance;

–    Reuniões de Acompanhamento.

Encerramento

–    Encerramentos Contratuais e Administrativo;

–    O Aceite: Aceitação formal do Projeto pelo cliente;

–    Resultados do Projeto;

–    Lições aprendidas.


PROFESSOR


Luiz Jose Marques Junior
Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009/2000). Master in Business Administration – Duke University (2003). Engenheiro Civil pela Universidade de São Paulo (1988) . Atualmente é professor da Business School São Paulo, professor/consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e sócio da Marques Jr Assessoria Empresarial. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção.

 


Onevair Ferrari
Tem doutorado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011), mestrado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006), certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (1999) especialização em gerenciamento de projetos na Alemanha (1987), especialização em gerenciamento de projetos na Itália (1986) e graduação em Engenharia Elétrica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (1979). É professor de programas de pós graduação (MBA, especialização e capacitação) na Fundação Instituto de Administração – FEA – USP e na Fundação Vanzolini – Poli – USP, diretor da Nexor Consultoria e Gerenciamento e consultor em gerenciamento de projetos, contratação e gerenciamento de fornecedores e administração de contratos.

 

FREQUÊNCIA

Para obtenção do certificado, o(a) participante deverá atender o critério de frequência mínima, que é equivalente a 75% da carga horária total do curso.

Local: Av. Paulista, 967 – 3º andar