O curso Básico em Gestão de Projetos fornece os principais conceitos e capacita os profissionais iniciantes na carreira de gestão de projetos que pretendem conhecer o Guia PMBOK®.

Baixe o Programa do Curso

Local: Centro de Treinamento - Av. Paulista

Baseado no Guia PMBOK® – Project Management Body of Knowledge, mantido pelo Project Management Institute (PMI)®, o curso abrange as dez áreas de conhecimento e os processos de gestão de projetos. O aluno terá contato com as técnicas de planejamento e de estruturação de um projeto.

  1. Introdução à Gestão de Projetos

–    Conceitos e Terminologias Básicos;

–    Grupos de Processos de Projeto: Concepção, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento;

–    O Universo de Conhecimento da Gerência de Projetos (PMBOK / PMI).

  1. Concepção de Projetos

–    Alinhamento Estratégico do Projeto;

–    Justificativa dos Projetos;

–    Programas e Subprojetos;

–    Ciclo de Vida do Projeto;

–    Premissas e Restrições;

–    Stakeholders do Projeto;

–    Project Charter;

–    Aprovação do Projeto;

–    Kick Off Meeting.

 

  1. Planejamento de Projetos
  1. a) Escopo

–        Planejamento e Definição do Escopo;

–        Detalhamento do Escopo.

  1. b) Prazo

–        Definição das Atividades;

–        Estrutura Analítica do Projeto (WBS);

–        Sequenciamento das Atividades;

–        Estimativas de Duração das Atividades;

–        Rede de Precedências e Programação (CPM);

–        Cronograma de Barras (Gráfico de Gantt);

–        Uso dos softwares MS Project® e WBS Chart-Pro®.

  1. c) Custos

–        Planejamento de Recursos;

–        Estimativas de Custos;

–        Orçamento;

–        Uso dos softwares MS Project® e WBS Chart-Pro®.

  1. d) Recursos Humanos

–        Estrutura Organizacional;

–        Análise de Stakeholders.

  1. e) Comunicação

–        Mapeamento de Stakeholders;

–        Plano de Comunicação.

  1. f) Qualidade

–        Definição de Padrões;

–        Processos da Qualidade.

  1. g) Suprimentos e Contratos

–        Definição dos Itens de fornecimento;

–        Modalidades de Contratação;

–        Solicitação;

–        Administração de Contratos.

 

  1. h) Riscos

–        Identificação, Qualificação e Quantificação de Riscos;

–        Identificação de respostas aos Riscos.

  1. Execução e Controle

–    Controle de Escopo e Mudanças de Escopo;

–    Controle dos Prazos;

–    Controles dos Custos;

–    Uso dos softwares para Controle (MS Project® e WBS Chart-Pro®).

–    Controle da Qualidade;

–    Controle dos Riscos;

–    Controle dos Contratos;

–    Relatórios de Performance;

–    Reuniões de Acompanhamento.

 

  1. Encerramento

–    Encerramentos Contratuais e Administrativo;

–    O Aceite: Aceitação formal do Projeto pelo cliente;

–    Resultados do Projeto;

–    Lições aprendidas.

Profissionais que desejam uma formação básica sobre o tema.
A formação acadêmica poderá ser livre desde que o interessado esteja familiarizado com os trâmites de equipes de projetos e de planejamento.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

Coordenador: Fernando Tobal Berssaneti

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003), mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006) e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2011). Atua como consultor de empresas e ministra disciplinas em cursos de Especialização da Escola Politécnica da USP desde 2004. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase Engenharia Econômica, Matemática Financeira, Gerência do Projeto e do Produto e Gestão da Qualidade e Produtividade. Professor do Departamento de Engenharia de Produção da EPUSP e professor do Mestrado em Engenharia de Produção da UNINOVE.

Docente: Luiz Jose Marques Junior

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009/2000). Master in Business Administration – Duke University (2003). Engenheiro Civil pela Universidade de São Paulo (1988) . Atualmente é professor da Business School São Paulo, professor/consultor da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e sócio da Marques Jr Assessoria Empresarial. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção.

R$ 1.730,00 no boleto ou até 2x no cartão de crédito

Turma 53 – 03, 04 e 05/04/2019

Turma 54 – 22, 23 e 24/05/2019

Turma 55 – 22, 23, e 24/07/2019