O Curso de Capacitação em Gestão de Projetos é um programa de 160 horas, que capacita profissionais no uso do Guia PMBOK®, Project Management Body of Knowledge, que é mantido pelo Project Management Institute (PMI®), abordando os principais temas inerentes ao planejamento, programação e controle de projetos, qualificando-os a participar ativamente das equipes de planejamento e gestão dos projetos.

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DATA       

Inscrições até: 09/03/2020
Início em: 12/03/2020

           


INVESTIMENTO

Valor total do curso*: R$ 7.770,00
Matrícula: R$ 1.110,00 + 06 mensalidades de R$ 1.110,00

Formas de pagamento:

  • Desconto de 5% para pagamento à vista.​

  • Parcele em até 6x.

(*) valores sujeitos a alterações.


PRA QUEM O CURSO É INDICADO

Dirigido a profissionais de nível superior, com até cinco anos de experiência profissional, que atuem como membros de equipe de projetos e que busquem uma nova visão abrangente sobre as técnicas de administração de projetos.


O QUE VOCÊ VAI APRENDER

abordar temas inerentes ao planejamento, execução, controle e encerramento de projetos, fundamentados pelo Project Management Institute (PMI®) e expostos no PMBOK® (Project Management Body of Knowledge).


PROGRAMA

a) Introdução ao Gerenciamento de Projetos (12 horas)
Objetivo: Apresentar uma visão geral do gerenciamento de projetos, os conceitos e nomenclaturas básicos envolvidos, bem como as características de uma organização gerenciada por projetos.

Ementa:

  • Conceitos Básicos em Gerenciamento de Projetos:

    Projeto, operação, subprojeto, fases, ciclo de vida, portfólio, programa.

  • Organização do Conhecimento em Gestão de Projetos:

    PMI® e outros, histórico, PMBOK®, áreas de conhecimento, grupos de processos, certificações.

  • Portfólio de Projetos:

    Alinhamento estratégico dos projetos, seleção de projetos, critérios de seleção, balanceamento do portfólio, priorização de projetos.

  • Iniciação do Projeto:

    Necessidade/oportunidade que originou o projeto, cliente do projeto, patrocinador do projeto, gerente do projeto, equipe de gestão do projeto, equipe do projeto, outros envolvidos, definição do projeto, especificação do produto do projeto, Project Charter (Termo de Abertura), reunião de partida.

  • Project Management Office (PMO):

    Tipos de PMO, funções, competências, localização organizacional.

  • Maturidade em Gestão de Projetos:

    Modelos de maturidade, cultura de projetos, projetização de operações.

 

b) Metodologia Ágil (12 horas)
Objetivo: Apresentar a metodologia ágil e seus princípios correlatos ao gerenciamento de projetos, visando a melhoria da produtividade no gerenciamento de projetos.

Ementa:

  • Surgimento do método ágil – SCRUM;

  • Razões para adoção do ágil;

  • Manifesto ágil;

  • Divisão de times ágeis – um time SCRUM;

  • Papéis e responsabilidades no modelo ágil;

  • O modelo ágil – formação de backlog;

  • O modelo ágil – sprint;

  • O modelo ágil – Ritos e cadências;

  • Monitoramento através do método ágil;

  • Conceitos de DevOps – o suporte do ágil;

  • Como realizar projetos no modelo ágil;

  • Como iniciamos a implantação do ágil.

 

c) Gerenciamento de Escopo, Custos e Prazos em Projetos (28 horas)
Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas para definição e planejamento de escopo, custos e prazos em projetos, bem como seus controles no ambiente de projetos.

Ementa:

  • O processo de planejamento;

  • Definição de escopo;

  • A estrutura analítica do projeto (WBS);

  • Rede de precedências;

  • Definição do prazo e cálculo do caminho crítico (CPM);

  • Cronograma – Gráfico de Gantt;

  • Alocação de recursos;

  • Definição do orçamento;

  • Controle de atividades e recursos;

  • A dinâmica de um projeto;

  • Controles de prazos e custos em projetos – valor agregado.

 

d) Gerenciamento de Pessoas e Relacionamentos em Projetos (28 horas)
Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas para comunicação, gestão de pessoas e relacionamentos, e gestão de informações no ambiente de projetos.

Ementa:

  • Planejamento organizacional;

  • Estratégias de envolvimento de recursos humanos em projetos;

  • Formação de times de projetos;

  • Introdução a teorias comportamentais (liderança e motivação);

  • Gestão de conflitos e negociação em ambientes de projetos;

  • Matriz de responsabilidades em projetos;

  • Comunicação em projetos.

 

e) Aquisições e Contratos em Projetos (20 horas)
Objetivo: Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de suprimentos e gestão de contratos aplicados a projetos.

Ementa:

  • Seleção de fornecedores;

  • Análise de propostas;

  • Controle de recebimentos;

  • Modalidades de contratação;

  • Análise crítica de contratos;

  • A logística dos recursos do projeto;

  • Lições aprendidas;

  • Encerramento administrativo e contratual do projeto.

 

f) Gerenciamento da Qualidade em Projetos (20 horas)
Objetivo: Apresentar os conceitos, processos e ferramentas de gestão da qualidade aplicados a projetos.

Ementa:

  • A cultura da qualidade;

  • Indicadores de qualidade em projetos;

  • Processos da Qualidade em Projetos – planejamento, garantia e controle da qualidade

  • Ferramentas da qualidade aplicadas aos projetos;

  • Métricas da qualidade em projetos.

 

g) Gerenciamento de Riscos em Projetos (20 horas)
Objetivo: Apresentar as técnicas e ferramentas para identificação, análise e avaliação de riscos em projetos, bem como a definição de medidas de contenção e controle destes riscos.

Ementa:

  • Identificação dos perigos e oportunidades ligadas ao projeto;

  • Análise qualitativa e quantitativa dos riscos inerentes ao projeto;

  • Avaliação dos riscos e definição do plano de respostas aos riscos;

  • Administração do comportamento dos riscos durante o empreendimento.

 

h) Simulação de Projeto (20 horas)
Objetivo: Desenvolver um exemplo/exercício prático de projeto, visando a aplicação das práticas e ferramentas de gestão de projetos transmitidas durante o programa (simulação de projetos em grupos).

  • Durante as sessões, a expectativa é que os participantes desenvolverão entregas de projetos como, por exemplo:

  • Project Charter;

  • WBS;

  • Lista de Atividades e Recursos;

  • Precedências e Gráfico de Gantt;

  • Fluxo de Caixa e Curva S;

  • Matriz de Responsabilidades;

  • Plano de Comunicação;

  • Plano de Aquisições;

  • Matriz de Riscos;

  • Plano de Qualidade.


PROFESSORES

Fernando Tobal Berssaneti (COORDENADOR)

Formação Acadêmica

  • Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP.

  • Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

  • Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Atividades Profissionais

  • Membro do Conselho Curador da Fundação Vanzolini.

  • Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

  • Membro do Grupo de Pesquisa em Qualidade e Projeto do Produto do Depto. De Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.

  • Coordenador dos Cursos de Capacitação em Gerenciamento de Projetos da Fundação Vanzolini.

  • Professor de cursos de Especialização da POLI-USP.

  • Realiza projetos de consultoria nas seguintes áreas:

  • Gerenciamento da Qualidade;

  • Gerenciamento de Projetos;

  • Gerenciamento por processos;

  • Gerenciamento de Portfólio de Projetos;

  • Indicadores de Produtividade;

  • Acordos de Nível de Serviço;

  • Inovação e Sustentabilidade.


 

 

Local: Av. Paulista, 967 - 3º andar