Fundação Vanzolini

Storytelling e oratória: soft skills essenciais para liderança e comunicação eficaz

1 de dezembro de 2025 | 5min de leitura
Compartilhe:

Quem não gosta de uma boa história, principalmente, se ela for contada de forma clara e persuasiva? Criar conexão e engajar o público faz parte de habilidades essenciais para uma boa comunicação.

É por isso que profissionais que dominam as técnicas de storytelling e de oratória, de forma integrada, são cada vez mais buscados no mercado. Os profissionais que desenvolvem essas habilidades, ou soft skills, estão preparados para construir narrativas, transmitir conhecimento, valores e experiências de um jeito seguro e eficaz.

A comunicação tem sido uma competência muito buscada por gestores e o desafio tem sido encontrar profissionais com essa capacidade desenvolvida.

Na prática, quem se comunica bem gera benefícios para si e para a empresa, melhorando o clima organizacional, aumentando a produtividade e contribuindo para a reputação da marca.

Neste artigo, vamos mostrar alguns caminhos para desenvolver essas habilidades. Acompanhe!

O que é storytelling e por que ele é tão poderoso?

Storytelling é a arte de contar histórias de maneira estruturada e envolvente. É mais do que narrar fatos, é desenvolver uma narrativa que conecta emocionalmente o público com a mensagem que deseja ser transmitida, tornando conceitos complexos mais acessíveis e fáceis de serem lembrados.

Empresas e marcas que usam essa técnica conseguem fortalecer sua conexão entre seu público-alvo com seus produtos e serviços. Já o líder ou profissional que tem essa soft skill consegue gerar conexão emocional com sua equipe, criando um elo mais forte, facilitando a persuasão e construindo mais confiança.

Por meio do storytelling é ainda possível trabalhar dois pontos fundamentais nas equipes: inspiração e motivação. Ao transformar reflexões e mensagens abstratas em referências tangíveis e concretas, o profissional se torna mais inspirador e consegue conquistar mais comprometimento de todo o time.

O que é oratória e qual seu papel na comunicação profissional?

Com o storytelling, criamos a estrutura da narrativa. Porém, de nada adianta ter uma narrativa estruturada e uma boa história, se você não consegue que essa mensagem seja transmitida de forma clara, segura e persuasiva.

É aí que entra a técnica da oratória.

Uma boa oratória não se refere apenas ao conteúdo falado, mas também à forma como você se comunica, com confiança, clareza e conexão.

O domínio da oratória permite que o líder se expresse de maneira assertiva e motivadora, transmitindo segurança e credibilidade em reuniões, apresentações ou conversas individuais.

Uma boa oratória gera ainda mais clareza e poder de persuasão, resultando em melhor compreensão por parte da equipe para executar as estratégias organizacionais e fortalecer a autoridade do líder.

Na prática: o que fazer para desenvolver essas habilidades?

Para desenvolver uma boa história, é possível seguir uma estrutura clássica, dividida em três atos:

Ato 1 – Introdução: apresenta-se o problema ou situação que será resolvida ao longo da história.

Ato 2 – Desenvolvimento: mostra-se o caminho para solucionar o problema, trazendo detalhes sobre os desafios enfrentados.

Ato 3 – Conclusão: demonstra-se o resultado final, a solução, gerando um desfecho que conecta o público ao propósito da apresentação.

Essa estrutura pode ser usada para muitas coisas: apresentações, estratégia de marketing e venda, educação, entretenimento, relações públicas, comunicação interna, contato com os colegas de trabalho e entre liderança e equipe.

Para transmitir essas mensagens, é possível seguir algumas dicas, que vão melhorar a sua oratória:

  • Controle a respiração;
  • Variação do tom de voz;
  • Manutenção de contato visual com a audiência;
  • Uso de gestos naturais e linguagem corporal que mostre segurança;
  • Prática constante.

Que curso posso fazer para me aperfeiçoar em storytelling e oratória?

A Fundação Vanzolini tem expertise no oferecimento de cursos que vão te ajudar a se comunicar de forma clara e eficiente, tanto presencialmente quanto por meios digitais.

No curso Storytelling e Técnicas de Oratória o aluno poderá desenvolver competências para transmitir mensagens de maneira atrativa, a partir de conceitos como storytelling, técnicas de apresentação e uso inteligente de ferramentas digitais.

Com profissionais altamente qualificados e com experiência comprovada, será possível aprender a falar com segurança e criar impacto positivo na audiência.

Também são oferecidos cursos In Company para desenvolver essas habilidades em lideranças. Com essa formação, é possível adaptar e personalizar o treinamento de acordo com as necessidades de cada organização.

Quer desenvolver competências de comunicação e liderança? Conheça o curso Storytelling e Técnicas de Oratória da Fundação Vanzolini.

Para mais informações sobre os cursos:

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados