Fundação Vanzolini

Seminário on-line discute a gestão municipal na era dos dados

Postado em Soluções | 29 de abril de 2022 | 4min de leitura
Compartilhe:

Encontro traz o tema “Serviços Digitais nos Municípios”. Seminário acontecerá em 10 de maio de 2022, terça-feira, às 10h, pela plataforma Zoom; interessados já podem se inscrever gratuitamente pelo link do evento.

A transformação digital da sociedade acelera a cada dia, em uma velocidade jamais vista. De olho nas oportunidades e nos cuidados envolvidos nesse processo de transformação, gestores e gestoras municipais de todo o país buscam referências e canais de diálogo, de discussão e de aprendizagem para intensificar o uso de técnicas e de tecnologias inovadoras que deem suporte às suas ações estratégicas. O objetivo é aprimorar os serviços oferecidos à população, aproximando-se cada vez mais das necessidades dos cidadãos.

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), por meio do Fórum Inova Cidades, e a Fundação Vanzolini promovem uma série de encontros sobre temas dentro do espectro da gestão municipal na era dos dados. Os encontros com especialistas, prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias e equipes técnicas trazem o que há de mais atual nas experiências de administração de dados em diversos serviços oferecidos em municípios brasileiros.

O encontro de 10/05, que tem como tema “Serviços digitais nos municípios”, vai reunir os prefeitos das cidades de Santo André (SP), Paulo Serra, de Florianópolis (SC), Topázio Neto, e a analista de políticas públicas e gestão governamental da Prefeitura de São Paulo, Martina Bergues. “Transformar serviços públicos é uma oportunidade única de colocar no cerne da gestão pública as reais necessidades das pessoas, usando a tecnologia como instrumento para isso”, pontua Bergues que falará sobre suas experiências na gestão pública de serviços digitais em São Paulo. Já os prefeitos de Santo André e Florianópolis falarão sobre as boas práticas implantadas em suas gestões como forma de compartilhar avanços na oferta de serviços públicos digitais aos cidadãos. A conversa será mediada por Antonio Carvalho, secretário de governança de Maceió (AL) e vice-presidente de Relações Institucionais do Fórum Inova Cidades. Também como mediador, a convite da Fundação Vanzolini, o vereador Daniel Annenberg, ex-secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo e ex-superintendente do Poupatempo.

ENCONTRO EM 10/05 ABORDARÁ OFERTA DE SERVIÇOS DIGITAIS NO MUNICÍPIO

Matrícula escolar, agendamento de consultas e exames, solicitação de benefícios sociais e consulta da fila de vacinação são alguns exemplos de serviços públicos digitais implementados em alguns municípios brasileiros. Pensar em mais soluções digitais que mapeiem e integrem processos das diferentes áreas da Administração Pública, com o foco no cidadão, é um grande desafio dos tempos atuais. Seja para municípios que buscam iniciar a disponibilização de serviços digitais, seja para aqueles que já possuem experiências na área, esse encontro será uma grande oportunidade para debater tendências, boas práticas, lições aprendidas e riscos, inclusive, no que se refere à segurança de dados (cibersegurança).

FORMATO

Os encontros serão on-line e realizados via Zoom. A inscrição é gratuita. Durante o evento, os participantes poderão fazer perguntas via chat e receber um certificado de participação, enviado após a transmissão.

SOBRE A PARCERIA

Essa é a segunda edição dos seminários on-line promovidos pela Frente Nacional de Prefeitos em parceria com a Fundação Vanzolini. Em 2021, foi realizada a série “Cidades inteligentes e humanas: desafios e caminhos da gestão municipal”, com duas transmissões: “A importância da infraestrutura de tecnologia e das antenas para as cidades” e “Inclusão digital é inclusão social”.
Os encontros têm como objetivo promover conexões e trocas de experiências em torno de pautas inovadoras na gestão municipal, possibilitando que prefeitos e prefeitas, bem como suas equipes técnicas, tenham acesso a conhecimentos práticos e atualizados, que servirão de referência para o desenvolvimento de serviços públicos mais inclusivos, mais acolhedores e mais eficientes.

SERVIÇO

EVENTO ON-LINE: A GESTÃO MUNICIPAL NA ERA DOS DADOS – SERVIÇOS DIGITAIS NOS MUNICÍPIOS
DATA: 10 de maio de 2022 (Inscrições encerradas)
HORÁRIO: às 10h
INSCRIÇÕES GRATUITAS EM: www.vanzolini.org.br e www.fnp.org.br

Notícias Relacionadas