Fundação Vanzolini

Fundação Vanzolini apoia maratona de inovação que aproxima edtechs do universo da educação pública

Postado em Soluções | 18 de março de 2022 | 3min de leitura
Compartilhe:

A iniciativa busca soluções que contribuam para manter a qualidade do ensino público paulista

Tomar decisões e planejar políticas públicas com base em evidências é o que todo bom gestor deseja. Mas quando se trata da maior rede pública de educação da América Latina,

com cerca de 3,5 milhões de estudantes, qual seriam as melhores soluções para analisar os dados de aprendizagem?

O desafio foi lançado pelo IdeiaGov, hub de inovação do Governo de São Paulo, para as empresas e empreendedores que desejam impactar a educação paulista. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Governo, a Procuradoria-Geral do Estado, juntamente com a Secretaria da Educação (SEDUC-SP), por meio do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP).

Por meio de um chamamento público, os interessados podem propor alternativas inovadoras para ajudar professores e gestores a diagnosticar a defasagem de aprendizagem dos estudantes, auxiliar na superação dessas dificuldades.

Parceria FCAV

A Fundação Vanzolini apoiou o CIEBP no diagnóstico dos principais desafios enfrentados por quem participa do ecossistema da Educação. Com o apoio de pesquisadores do LSI-TEC, Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, cerca de 2 mil pessoas foram ouvidas, entre mães, pais e estudantes de todas as faixas etárias, com diferentes necessidades e diversas experiências com o uso da tecnologia.
Na etapa seguinte, a FCAV e o LSI-TEC, junto à SEDUC-SP e ao IdeiaGov, atuou no detalhamento do que foi encontrado. O principal desafio mapeado foi o de encontrar soluções para analisar os dados de avaliação e defasagem de aprendizagem dos alunos.

De acordo com Michel Batista, da área de Gestão de Tecnologias em Educação, da FCAV, e consultor no projeto, depois que as startups forem selecionadas, o próximo passo será o processo de implementação e pilotagem para validar a solução em ambiente real, etapa em que a Fundação Vanzolini continuará apoiando a Secretaria da Educação e o IdeiaGov. “Neste momento, o nosso papel será apoiar na articulação entre o IdeiaGov, CIEBP, startups e as áreas técnicas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, ajudando a pensar e a organizar os processos para, por exemplo, estabelecer quais dados são os mais adequados para serem utilizados nas soluções propostas, de forma que possam ser integrados e disponibilizados de maneira simples e significativa para que gestores e professores revejam suas estratégias de ensino em sala de aula.”

A seleção do desafio
Se você tem uma solução que pode contribuir na resolução deste desafio, não deixe de participar. As inscrições poderão ser feitas até o dia 26 de março, em formato eletrônico, por meio de formulário disponível no site IdeiaGov. Clique aqui para acessar o edital.

Até 15 propostas serão selecionadas para participar do programa. Os escolhidos passarão por um processo de imersão de aproximadamente três meses, com capacitações e mentorias para formatar suas ideias. Ao final do período, eles apresentarão suas soluções em um demoday para a SEDUC avaliar a possibilidade de aquisição e aplicação do produto.

Notícias Relacionadas