O Lean Manufacturing, traduzido para o português como Manufatura Enxuta, pode ser compreendido como uma filosofia de gestão de produção que tem como premissa minimizar – e até mesmo eliminar – todo e qualquer tipo de desperdício em atividades manufatureiras.
Diante do seu potencial e dos resultados obtidos a partir do Lean, as empresas têm expandido a filosofia para toda a organização, incluindo áreas como financeiro, RH, jurídico e compras.
Assim, surgem conceitos como Lean Office e Lean Services. Para saber por que o Lean, que ganhou notoriedade nos anos 90, continua tão relevante para os negócios hoje em dia e como ele tem extrapolado a manufatura para contribuir em outros espaços organizacionais, siga com a leitura!
Para começar, vamos relembrar a origem do conceito de Lean, que ganhou notoriedade a partir dos anos 1990, com a publicação do livro “A Máquina Que Mudou o Mundo”, de autoria dos pesquisadores Womack, Jones e Ross, bolsistas do International Motor Vehicle Program (IMVP) do MIT.
Mas, antes disso, no Japão, pós-Segunda Guerra, a filosofia do Lean já havia sido aplicada pela montadora Toyota, quando o país passava por um período de escassez de suprimentos.
De forma geral, podemos dizer que o sistema Lean é uma filosofia de gestão que busca a redução de todo e qualquer tipo de desperdício, bem como da melhoria contínua dos processos. Diante disso, o Lean acabou por ser incorporado em outras áreas das empresas, indo além da manufatura e gerando benefícios para setores administrativos.
Os princípios da filosofia Lean, nascidos na manufatura, têm encontrado terreno fértil em diversas áreas das empresas modernas.
Com essa expansão, encontramos derivações do Lean, como Lean Office, que olha para a redução de desperdícios em processos burocráticos, e o Lean Services, com foco na agilidade e padronização no atendimento.
Assim, a busca pela eliminação de desperdícios e a maximização do valor agregado não se restringem mais ao chão de fábrica e chegam aos times de:
Acompanhando as evoluções do mundo e embarcando na onda da transformação digital, a metodologia Lean também passa a ser integrada às novas tecnologias, como a Automação Robótica de Processos (RPA), a Inteligência Artificial e o Business Intelligence.
Importante destacar que esse casamento não é à toa, já que a transformação digital tem tudo a ver com o conceito de Lean: eliminar desperdícios, agilizar fluxos e entregar mais valor.
Essa união entre Lean e tecnologia, inclusive, está criando o que alguns chamam de Lean 4.0.
Um outro conceito que tende a surgir dessa integração é o de IA Lean.
De acordo com artigo publicado pelo Lean Institute Brasil, discussões profundas em grandes encontros mundiais recentes sobre o tema – como Brazil at Silicon Valley, SXSW e South Summit – dão pistas do enorme potencial de uma “IA lean” para transformar, de maneira nunca imaginada, a gestão das empresas, a evolução dos mercados e das relações com os clientes.
A integração com a IA pode, por exemplo, personalizar as experiências de usuários, prever necessidades futuras dos mercados e otimizar a entrega de serviços. Além disso, vão certamente gerar novos modelos de negócios, criar vantagens competitivas por meio da inovação contínua e da adaptação rápida às mudanças sociais.
“Nesse contexto, é provável que, num futuro próximo, vejamos não apenas um “sistema lean”, mas um “sistema IA Lean”, que vai integrar gestão e inteligência artificial como partes essenciais e indivisíveis da operação e da gestão de uma empresa”, diz o texto.
O universo Lean não tem fronteiras e, atualmente, podemos ver seus princípios em startups, com o objetivo de testar rápido, errar pequeno e aprender com dados reais para desenvolver novos produtos e serviços com:
Nesse caso, vemos o Lean adaptado para ambientes de alto risco e incerteza, como os de inovação aberta e digital.
Um outro lugar em que o Lean pode e tem contribuído significativamente é o da sustentabilidade e das práticas ESG, temas caros às empresas hoje em dia e que têm um diferencial competitivo importante.
Assim, as organizações modernas estão conectando Lean com práticas ESG para:
Ou seja, gerar menos impacto ambiental, ter menos custo e criar mais valor.
Para além das ferramentas e recursos, o Lean deve estar no coração das empresas por meio de uma cultura organizacional com foco na qualidade, no não desperdício e na autonomia.
A cultura Lean conta com:
Temos ainda a possibilidade de integrar o Lean com a Transformação Ágil, estratégia adotada por empresas que buscam adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado, inovar e melhorar a eficiência operacional.
Assim, com esse combo Lean + Agile, as organizações podem otimizar o fluxo de trabalho, eliminar retrabalho e manter foco no cliente.
Como exemplo do uso da filosofia Lean em outras áreas, temos uma iniciativa do Ministério da Saúde, que lançou o projeto Lean nas Emergências, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – Proadi/SUS, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
O objetivo da iniciativa era reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos por meio do uso da metodologia Lean.
Entre os resultados, foram destacados:
Por fim, vale destacar que a expansão do pensamento Lean para além da manufatura demonstra que a busca pela eficiência e pela criação de valor é uma prioridade em todas as áreas e níveis da organização.
Ao aplicar os princípios Lean de forma expandida, as empresas podem otimizar seus processos, reduzir custos, melhorar a qualidade, aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, obter uma vantagem competitiva significativa.
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Para mais informações:
Fontes:
Abordagem Lean aplicada à Transformação Digital na Administração Pública
Entenda como pensar, implementar e utilizar Inteligência Artificial (IA) sob a ótica lean de gestão