Conheça as principais metodologias de Gestão de Projetos baseadas na melhoria contínua que podem transformar os processos da sua empresa
A melhoria contínua é um princípio essencial para as empresas que buscam maximizar a eficiência operacional, a qualidade de produtos e serviços, além da satisfação do cliente.
Esse princípio não pode ser negligenciado, especialmente porque o mercado não espera que as instituições se adaptem em seu próprio ritmo, ele se transforma continuamente, acompanhando o comportamento e as preferências dos consumidores.
Para cultivar uma cultura de melhoria contínua e garantir o crescimento constante dos negócios, os gestores podem adotar uma entre quatro diferentes metodologias de gestão de projetos, voltadas para esse fim. Metodologias essas que serão detalhadas mais adiante.
Se você e sua equipe não querem ficar para trás, acompanhe-nos para escolher o método mais adequado para sua empresa, com base nos processos e benefícios de cada um.
Melhoria contínua é um conceito obrigatório para empresas que desejam manter a competitividade e a eficiência ao longo do tempo.
Para desenvolvê-la, apresentamos as quatro melhores metodologias de gestão de projetos baseadas nessa premissa.
O Ciclo PDCA trata-se de uma metodologia interativa, baseada em quatro etapas responsáveis pela melhoria contínua dos produtos e processos.
Seguindo os passos da sigla que dá nome ao termo, a PDCA consiste em:
Um dos benefícios da Plan-Do-Check-Act está em sua simplicidade e facilidade de introdução nos negócios, uma vez que, como citamos, constitui-se em quatro fases bem direcionadas.
Ao implementar as mudanças aos poucos, a metodologia ainda encoraja a experimentação controlada, ou seja, mais segura, agindo conforme a análise de dados e resultados. A partir de ações seguras e controladas, a PDCA pode ser aplicada em qualquer setor da empresa.
A metodologia Lean foca em cinco princípios norteadores:
Primeiramente, ocorre a análise do fluxo de valor. Depois, os responsáveis pela gestão escolhem entre as três ferramentas mais relevantes do Lean Manufacturing: a técnica 5s, a Jidoka ou a Just-in-time (JIT).
Cada uma consiste em técnicas diferentes, mas todas são igualmente focadas em processos de melhoria contínua por meio de processos específicos.
Para saber mais sobre a implementação desses processos, leia: Método Lean Manufacturing: produzir mais com menos recursos
Essa metodologia de gestão de projetos reduz desperdícios e custos, melhora a qualidade e a eficiência dos processos e aumenta a satisfação do cliente.
Atualmente, empresas conceituadas, como Ford, Volkswagen, Unilever, Bosch e Embracon, aplicam as técnicas Lean e, com elas, alcançam resultados bastante positivos, fazendo mais com menos e convertendo insumos em receitas de forma rápida.
O Six Sigma baseia-se na análise de processos corporativos focados em aumentar a eficiência, aprimorar o modo como as atividades são executadas e melhorar continuamente a produção dos produtos ou serviços. Nesse sentido, a metodologia prioriza a redução de falhas e a garantia de resultados exponenciais.
A Seis Sigma tem um processo bem estruturado, denominado DMAIC, apresentado abaixo:
Com todas as etapas bem desenvolvidas, os resultados são: a melhoria na entrega ao cliente, ou seja, tanto a qualidade do produto ou serviço, quanto questões de prazo e atendimento como um todo. Como consequência, a equipe usufrui da redução de retrabalho, pois toma decisões baseadas em dados consistentes.
Leia mais: Análise de processos empresariais: conheça o Lean Seis Sigma
Kaizen é um termo japonês que significa “melhoria contínua”, então, o próprio nome nos diz tudo, e é esse o maior princípio da metodologia, junto com o envolvimento de todos, o respeito pelas pessoas e a eliminação de desperdícios.
A fim de seguir os princípios acima, na Kaizen, os colaboradores engajam, juntos, na busca por melhorias, identificando oportunidades de crescimento e aprimoramento contínuo. Uma das características do processo se dá em pequenas ações de incremento, pois elas podem ser feitas constantemente.
A identificação das áreas de melhoria e o monitoramento e avaliação das atividades também fazem parte do processo, sendo ainda a participação dos colaboradores um pilar fundamental dessa metodologia.
Por meio do engajamento constante de todos os níveis da organização, cria-se uma cultura de melhoria contínua.
O Kaizen, assim, ultrapassa o aspecto de metodologia de gestão e passa a ser uma cultura organizacional de melhoria, enraizada na empresa e no comportamento da equipe. Com isso, os negócios lucram significativamente ao longo do tempo.
Para escolher a melhor metodologia de gestão de projetos, considere três fatores da sua organização:
Por último, mas não menos importante, é indispensável destacar o treinamento da equipe. Capacitar os colaboradores com conhecimentos específicos permite que atuem estrategicamente.
Assim, eles podem implementar qualquer metodologia de maneira eficiente, o que resulta na satisfação do cliente em todos os aspectos do atendimento e da qualidade do produto ou serviço oferecido.
Contribua para o crescimento sustentável da sua empresa com a qualificação em Gestão de Projetos.
Torne-se um profissional requisitado em uma das áreas mais demandadas do mercado, por meio de conteúdos baseados no Guia PMBOK® do Project Management Institute (PMI®).
Adquira as habilidades necessárias para implementar e gerenciar projetos com sucesso.
Fontes: