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Melhoria contínua como metodologia de Gestão de Projetos

2 de julho de 2024 | 7min de leitura
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Conheça as principais metodologias de Gestão de Projetos baseadas na melhoria contínua que podem transformar os processos da sua empresa

A melhoria contínua é um princípio essencial para as empresas que buscam maximizar a eficiência operacional, a qualidade de produtos e serviços, além da satisfação do cliente.

Esse princípio não pode ser negligenciado, especialmente porque o mercado não espera que as instituições se adaptem em seu próprio ritmo, ele se transforma continuamente, acompanhando o comportamento e as preferências dos consumidores.

Para cultivar uma cultura de melhoria contínua e garantir o crescimento constante dos negócios, os gestores podem adotar uma entre quatro diferentes metodologias de gestão de projetos, voltadas para esse fim. Metodologias essas que serão detalhadas mais adiante.

Se você e sua equipe não querem ficar para trás, acompanhe-nos para escolher o método mais adequado para sua empresa, com base nos processos e benefícios de cada um.

Conheça quatro metodologias de melhoria contínua

Melhoria contínua é um conceito obrigatório para empresas que desejam manter a competitividade e a eficiência ao longo do tempo.

Para desenvolvê-la, apresentamos as quatro melhores metodologias de gestão de projetos baseadas nessa premissa.

1.    Plan-Do-Check-Act (PDCA) 

O Ciclo PDCA trata-se de uma metodologia interativa, baseada em quatro etapas responsáveis pela melhoria contínua dos produtos e processos.

Processos

Seguindo os passos da sigla que dá nome ao termo, a PDCA consiste em:

  • Plan: Planejar as mudanças necessárias para melhorar um processo ou resolver um problema;
  • Do: Implementar as mudanças em uma pequena escala para testar sua eficácia;
  • Check: Verificar os resultados das mudanças implementadas e comparar com os objetivos esperados;
  • Act: Agir com base nos resultados, implementando as mudanças em larga escala ou ajustando o plano conforme necessário.

Benefícios

Um dos benefícios da Plan-Do-Check-Act está em sua simplicidade e facilidade de introdução nos negócios, uma vez que, como citamos, constitui-se em quatro fases bem direcionadas.

Ao implementar as mudanças aos poucos, a metodologia ainda encoraja a experimentação controlada, ou seja, mais segura, agindo conforme a análise de dados e resultados. A partir de ações seguras e controladas, a PDCA pode ser aplicada em qualquer setor da empresa.

2.    Lean Manufacturing

A metodologia Lean foca em cinco princípios norteadores:

  • Definição de valores do cliente, pois prioriza a criação de valor ao consumidor final;
  • Mapeamento dos processos de identificação de atividades sem valor significativo, sendo um dos principais focos a eliminação de desperdícios;
  • Criação de um processo fluido, contínuo, para promover a agilidade e a produtividade da produção;
  • A partir dos preceitos acima, se desenvolve apenas os produtos e serviços necessários, quando necessário, mais uma vez, para evitar desperdícios e aumentar a produtividade;
  • Assim, a excelência resulta no último princípio, assim como a melhora contínua.

Processos

Primeiramente, ocorre a análise do fluxo de valor. Depois, os responsáveis pela gestão escolhem entre as três ferramentas mais relevantes do Lean Manufacturing: a técnica 5s, a Jidoka ou a Just-in-time (JIT).

Cada uma consiste em técnicas diferentes, mas todas são igualmente focadas em processos de melhoria contínua por meio de processos específicos.

Para saber mais sobre a implementação desses processos, leia: Método Lean Manufacturing: produzir mais com menos recursos

Benefícios

Essa metodologia de gestão de projetos reduz desperdícios e custos, melhora a qualidade e a eficiência dos processos e aumenta a satisfação do cliente.

Atualmente, empresas conceituadas, como Ford, Volkswagen, Unilever, Bosch e Embracon, aplicam as técnicas Lean e, com elas, alcançam resultados bastante positivos, fazendo mais com menos e convertendo insumos em receitas de forma rápida.

3.    Six Sigma

O Six Sigma baseia-se na análise de processos corporativos focados em aumentar a eficiência, aprimorar o modo como as atividades são executadas e melhorar continuamente a produção dos produtos ou serviços. Nesse sentido, a metodologia prioriza a redução de falhas e a garantia de resultados exponenciais.

Processos

A Seis Sigma tem um processo bem estruturado, denominado DMAIC, apresentado abaixo:

  • Definir o problema e os objetivos do projeto;
  • Mensurar o desempenho atual do processo;
  • Analisar os dados para identificar causas raiz de defeitos;
  • Melhorar (Improve) o processo eliminando as causas raiz;
  • Controlar o novo processo para assegurar que os ganhos sejam sustentáveis.

Benefícios

Com todas as etapas bem desenvolvidas, os resultados são: a melhoria na entrega ao cliente, ou seja, tanto a qualidade do produto ou serviço, quanto questões de prazo e atendimento como um todo. Como consequência, a equipe usufrui da redução de retrabalho, pois toma decisões baseadas em dados consistentes.

Leia mais: Análise de processos empresariais: conheça o Lean Seis Sigma

4.    Kaizen

Kaizen é um termo japonês que significa “melhoria contínua”, então, o próprio nome nos diz tudo, e é esse o maior princípio da metodologia, junto com o envolvimento de todos, o respeito pelas pessoas e a eliminação de desperdícios.

Processos

A fim de seguir os princípios acima, na Kaizen, os colaboradores engajam, juntos, na busca por melhorias, identificando oportunidades de crescimento e aprimoramento contínuo. Uma das características do processo se dá em pequenas ações de incremento, pois elas podem ser feitas constantemente.

A identificação das áreas de melhoria e o monitoramento e avaliação das atividades também fazem parte do processo, sendo ainda a participação dos colaboradores um pilar fundamental dessa metodologia.

Benefícios

Por meio do engajamento constante de todos os níveis da organização, cria-se uma cultura de melhoria contínua.

O Kaizen, assim, ultrapassa o aspecto de metodologia de gestão e passa a ser uma cultura organizacional de melhoria, enraizada na empresa e no comportamento da equipe. Com isso, os negócios lucram significativamente ao longo do tempo.

Como escolher a melhor metodologia para a sua empresa?

Para escolher a melhor metodologia de gestão de projetos, considere três fatores da sua organização:

  • Natureza do negócio: qual é o setor da empresa? O setor de manufatura, por exemplo, se beneficia do Lean Manufacturing, enquanto as prestadoras de serviço tiram mais proveito da Six Sigma, e assim por diante;
  • Cultura organizacional: em geral, os métodos citados são participativos, mas uma empresa com uma cultura embasada no forte envolvimento da equipe, se adapta melhor ao Kaizen;
  • Objetivos de negócio: antes da escolha, é essencial ter os objetivos bem claros e definidos. Se for a melhoraria da qualidade do produto, Six Sigma pode ser a escolha certa. Nos casos em que a prioridade é a redução de desperdícios, Lean pode ser mais apropriado.

Por último, mas não menos importante, é indispensável destacar o treinamento da equipe. Capacitar os colaboradores com conhecimentos específicos permite que atuem estrategicamente.

Assim, eles podem implementar qualquer metodologia de maneira eficiente, o que resulta na satisfação do cliente em todos os aspectos do atendimento e da qualidade do produto ou serviço oferecido.

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Fontes:

rhportal.com.br/artigos-rh/kaisen/

endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/pdca/

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