Fundação Vanzolini

Green Belt: como implementar a metodologia Seis Sigma?

24 de abril de 2024 | 7min de leitura
Compartilhe:

Obtenha os conhecimentos da metodologia Seis Sigma com a certificação Green Belt e dispare na frente de concorrentes, com uma das capacitações mais procuradas na gestão de projetos

A metodologia Seis Sigma diz respeito a uma abordagem estruturada para melhoria de processos, e entre os benefícios, destaca-se sua eficácia em reduzir variações, eliminar defeitos e maximizar a eficiência operacional.

Em uma empresa, a metodologia representa a resolução dos problemas que contribuem para a falta de eficiência de certas atividades e da qualidade da instituição em geral. 

Para aplicar um método tão completo e benéfico, existem as certificações necessárias. O curso Green Belt Lean Seis Sigma, por exemplo, é uma oportunidade para os profissionais se tornarem especialistas na aplicação dessa metodologia, por meio de uma abordagem sistemática e altamente eficaz, para melhorar os processos e a qualidade em uma organização.

Para ter uma visão geral do curso e como ele capacita os profissionais a implementarem o Seis Sigma, fique até o final!

Quais são os fundamentos do Seis Sigma?

O curso começa geralmente com uma introdução aos princípios fundamentais do Seis Sigma, incluindo a metodologia DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar), e a importância da redução da variabilidade nos processos.

Sem dúvida, a sigla DMAIC representa bem os fundamentos da metodologia, por ser a principal sistematização do Green Belt.

Abaixo, confira sua definição:

Definir

Etapa na qual se define quais são as defasagens, as dificuldades e as lacunas a serem preenchidas no sistema organizacional da empresa. Portanto, é uma fase diagnóstica, o momento em que se detectam as problemáticas que serão solucionadas nas fases seguintes.

Os responsáveis pela definição devem se atentar à detecção de forma crítica e detalhada, pois se trata do ponto de partida para estabelecer metas alcançáveis, que impulsionarão as melhorias e a evolução desejada.

Mensurar

Após a definição dos problemas, há a medição deles. Afinal, as providências tomadas devem ser estabelecidas conforme a magnitude das brechas. Nessa etapa, os responsáveis coletam dados quantitativos e qualitativos para medir a qualidade das atividades da empresa.

Não se deve subestimar a mensuração, uma vez que ela entrega uma visão abrangente dos problemas e como eles afetam o funcionamento institucional. Por outro lado, a medição ainda demonstra quais são os acertos, esses, que podem ser mantidos após a análise.

Analisar

Na etapa de análise, o profissional Green Belt se responsabiliza por identificar as causas dos problemas das fases anteriores. Assim como todo problema tem uma solução, eles também têm uma causa, sendo indispensável conhecê-la para encontrar as possíveis resoluções.

Na análise, deve-se responder às questões como: os motivos dos erros e quais são as ações, atividades, estratégias e métodos cujo desempenho está prejudicando o andamento da empresa.

O responsável deve, obrigatoriamente, realizar uma investigação minuciosa para não deixar passar nenhum problema, pois eles atrapalham o andamento do projeto.

Incrementar

Agora, é o momento de colocar em prática as ações que irão solucionar os problemas identificados nas fases anteriores. Tudo o que foi visto como empecilho, adversidade, impedimento, falha, complicações, etc., é ajustado e melhorado. Em resumo, trata-se da fase das soluções práticas.

Controlar

Por último, realiza-se o controle das práticas concebidas na fase de incremento. O controle permite verificar se as medidas foram eficazes, portanto, serve como um termômetro do sucesso do projeto.

Essa verificação não deve ser dispensada, pois em um cenário no qual as soluções não estão sendo eficientes, a equipe pode contorná-las em vez de perceberem os danos somente quando eles forem irreparáveis.

A DMAIC, a principal metodologia Seis Sigma, foi criada com o intuito de percorrer cada processo do projeto, sendo muito bem estruturada e, por isso, eficiente.

Do que se trata a certificação Green Belt? 

A certificação Green Belt é uma das mais procuradas da metodologia porque está no topo da pirâmide belt, no primeiro nível no qual o profissional pode liderar a gestão de projetos.

Após o White e o Green Belt, os conhecimentos são mais avançados, justamente porque a pessoa não somente participa, mas gerencia o projeto. Então, a certificação oferece o conhecimento necessário para implementá-lo e melhorá-lo exponencialmente.

Com certeza, o curso em questão cresce a carteira profissional de quem o realiza, além de abrir muitas portas profissionais. Pois, com esses conhecimentos avançados, principalmente devido à capacidade de análise de estatísticas e extração dos dados sobre os problemas enfrentados, podem-se obter as possíveis soluções.

Sendo assim, o profissional Green Belt consegue:

  • Liderar o gerenciamento da aplicação da metodologia DMAIC;
  • Otimizar os processos do projeto;
  • Implementar uma cultura de melhoria organizacional contínua;
  • Treinar membros da equipe para conseguirem adotar as medidas impostas.

Como o processo de certificação funciona?

Na Vanzolini, os professores da certificação Green Belt são especialistas com vasta experiência no mercado, todos com atuações reais e, é claro, de sucesso. Para se ter uma noção da qualidade, confira o conteúdo programático:

  • Visão geral do Lean Seis Sigma: DMAIC;
  • Seleção de projetos: critérios e cuidados;
  • Estrutura organizacional em Lean Seis Sigma;
  • Trabalho em equipe e condução eficaz de reuniões;
  • Mapeamento de Processos: FEPSC e Fluxograma;
  • Análise de Sistemas de Medição: Estudos de R&R (variáveis e atributos);
  • Capacidade Sigma: Variáveis e atributos;
  • Introdução ao Minitab;
  • Estatística Descritiva: Média, mediana, quartis, variância e desvio padrão;
  • Distribuição Normal de Probabilidade;
  • Ferramentas gráficas: Histograma, boxplot, causa-efeito, dispersão, Pareto e gráfico linear;
  • Testes de Hipóteses: média, variância e proporção;
  • Análise de Variância de uma classificação;
  • Correlação e Regressão Simples Linear;
  • Métricas Lean: Tempo de ciclo, tempo takt, lead time, etc.;
  • Ferramentas Lean: 5 S´s, SMED, mapa de fluxo do valor, etc.;
  • Padronização de Processos;
  • Sistema à Prova de Falhas (Poka Yoke);
  • Princípio de funcionamento dos Gráficos de Controle;
  • Gráficos de Controle para Variáveis: média e amplitude, média e desvio padrão, valores individuais e amplitude móvel;
  • Gráficos de Controle para Atributos: proporção, contagem e contagem por unidade.

Para saber mais, leia: Por que a Fundação Vanzolini é uma autoridade em Green Belt?

A partir de todos esses conhecimentos, os participantes desenvolvem habilidades para implementar a metodologia Seis Sigma de forma eficaz e completa, capaz de agregar valor ao produto ou serviço oferecido pela empresa.

Seja você o profissional responsável por alavancar um projeto e incremente seu currículo com certificação e cases de sucesso por meio do Green Belt. 

Este conteúdo foi útil para você? Aprenda mais sobre o assunto: a Fundação Vanzolini oferece cursos com especialistas na área para você ampliar o seu repertório e transformar a sua carreira.

Leia mais aqui:

Green Belt e a gestão de mudanças organizacionais

Por que a Fundação Vanzolini é uma autoridade em Green Belt?

Certificações Seis Sigma, do White ao Master Black Belt

Green Belt Lean Seis Sigma

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados