As dinâmicas do mercado mudaram bastante nos últimos anos. A entrada de novas empresas na disputa e a mudança do perfil do consumidor fez com que os processos de negócios de uma empresa se transformassem, em busca de mais eficiência e qualidade.
Somente as organizações que se preocupam com sua eficiência operacional conseguem sobreviver a esse cenário. Nesse sentido, a eficiência operacional no processo de produção contribui expressivamente para o melhor desempenho dos resultados e garante o destaque da empresa entre os concorrentes.
Para se alcançar esse resultado, é preciso reduzir as perdas e aumentar a capacidade dos recursos disponíveis. Por conta disso, é imprescindível aprender como melhorar a eficiência operacional. A seguir, indicamos alguns caminhos para elevar a eficiência nos processos.
A princípio, é importante destacar que o conceito de eficiência é muito amplo, geralmente associado à produtividade da empresa. Em seu livro The Effective Executive, “O Executivo Eficaz”, Peter Drucker, considerado o “pai” da administração moderna, afirma que “eficiência é fazer da maneira certa, e eficácia é fazer a coisa certa”.
Eficiência significa então trabalhar com velocidade, desempenhar o trabalho com menos recursos, realizar grandes projetos com um orçamento reduzido. Ou seja, fazer mais com menos.
A partir dessa visão, podemos entender que as equipes eficientes executam projetos orientados por processos, criam planos de gerenciamento de recursos, aderem à automatização, têm êxito trabalhando com recursos limitados e concentram-se no trabalho que têm à frente, entre outras performances.
Por sua vez, a eficácia refere-se ao resultado que agrega valor à empresa e tem um impacto expressivo nas metas empresariais. Equipes eficazes sabem como priorizar e dedicar adequadamente recursos apropriados a iniciativas importantes.
Em geral, essas equipes orientam-se por metas, investem em resultados, focam no cliente ou no usuário final e relacionam o seu trabalho ao panorama geral. Dessa forma, a eficiência e a eficácia são necessárias para que uma equipe de sucesso realmente funcione.
Para melhorar a eficiência operacional de uma empresa, toda a organização deve estar envolvida no processo de melhoria. Ou seja, todos os profissionais precisam entender as operações, equipamentos e recursos financeiros da empresa, bem como suas responsabilidades e o tempo gasto em cada tarefa.
Algumas ações são essenciais, como:
– Padronizar processos;
– Identificar gargalos;
– Alinhar a equipe.
No curso Melhoria de Eficiência nos Processos de Negócios, oferecido pela Fundação Vanzolini, você aprende a definir, estruturar e implantar planos de ação para melhoria da eficiência de processos, alinhados ao direcionamento dado pelo planejamento estratégico da organização.
Na modalidade curta-duração, com 18 horas de carga horária, a formação introduz os fundamentos e as principais ferramentas de melhoria da eficiência nos processos de negócio da organização, abrangendo os processos operacionais, administrativos e de suporte da empresa. Confira abaixo a trilha de aprendizagem do curso:
Conteúdo do programa:
As melhorias que uma instituição precisa implementar devem estar alinhadas aos objetivos estratégicos definidos no planejamento, abrangendo todas as áreas, o que garante um alinhamento de todos os colaboradores, mirando os objetivos definidos pela organização.
Para garantir esse alinhamento, o curso da Fundação Vanzolini enfatiza o uso de métricas para medir a eficiência desejada e seu desdobramento para as áreas operacionais. Acesse a página do curso, baixe o programa completo e matricule-se na próxima turma! Até breve!
Fontes: