A introdução ao Seis Sigma é uma excelente opção para alcançar melhorias nos processos gerenciais das empresas preocupadas com a qualidade de seus serviços e produtos.
Toda empresa necessita de processos internos cada vez mais eficientes e econômicos.
Assim, a introdução Seis Sigma é fundamental para reduzir erros e falhas nas operações.
O Seis Sigma é uma metodologia que melhora o desempenho das empresas a partir da análise dos seus processos, garantindo competitividade do negócio no mercado.
Para saber por onde começar, acompanhe a leitura a seguir!
O Seis Sigma é uma metodologia de controle de qualidade, cujo propósito é identificar erros e defeitos nos processos internos de uma empresa.
Após a identificação desses problemas, é implementada uma série de melhorias nas operações internas, visando reduzir custos e aumentar os lucros do negócio.
Mas o que significa Sigma? Essa expressão possui origem na língua inglesa, porém, o sigma é uma letra do alfabeto grego (σ) que representa variações estatísticas.
Por isso, no universo empresarial, o Sigma é utilizado para medir a frequência de erros e acertos em diversas operações.
Geralmente, são avaliadas como as transações estão utilizando os recursos para satisfazer os seus clientes, e se está gerando mais lucros ou prejuízos para a empresa.
Ou seja, o Sigma determina quantas vezes ocorre desperdício, economia e lucro.
Para determinar as frequências das operações, é utilizado um sistema de níveis de Sigma que representam a escala de qualidade do negócio.
O nível Seis Sigma é o mais avançado e o ideal. Quando o Seis Sigma é atingido, significa que a empresa está operando no mais alto nível de excelência.
Mas, vamos entender os outros números da escala.
1 – Sigma: é quando a taxa de sucesso é muito baixa, algo equivalente a 690.000 erros em 1 milhão: 30,66% de sucesso nas operações;
2 – Sigma: ainda é baixa, algo em torno de 69,15% de acerto;
3 – Sigma: é o nível mediano para as operações e equivale a 93,32% de sucesso;
4 – Sigma: a taxa aumenta para 99,38% de sucesso;
5 – Sigma: 99,997% de qualidade;
6 – Sigma: é o nível ideal de excelência, com 99,9996% de sucesso.
A empresa que está no nível de 1-sigma possui uma taxa de sucesso muito baixa, o que significa que os seus processos estão gerando mais prejuízos e menos satisfação para o cliente.
O nível mediano é o 3-sigma, mas, ainda assim, é preciso continuar aprimorando os seus processos. Afinal, clientes prezam pela excelência e não pelo básico.
Para atingir o Seis Sigma, é necessário otimizar processos e reduzir as falhas da sua corporação.
Dessa forma, é importante saber a introdução Seis Sigma e utilizar essa metodologia para obter um diagnóstico preciso do seu negócio.
O Seis Sigma funciona a partir da definição de metas e dos meios para atingir esses objetivos.
Após a primeira parte, é necessário coletar dados e fazer uma análise apurada de toda a parte operacional da corporação, por isso a importância da introdução Seis Sigma.
A partir do resultado das análises, é importante trilhar um caminho para implementar melhorias e garantir a excelência.
Mas, para que isso seja executado da melhor forma, há a estratégia DMAIC, o método para atingir o Seis Sigma:
O primeiro passo é definir quais são as metas que a sua empresa precisa alcançar.
Comece avaliando as dores dos clientes e depois observe o andamento das suas operações. Assim, você terá clareza sobre o que precisa melhorar.
A partir da observação do sistema operacional da sua empresa, é hora de estabelecer métricas para atingir níveis maiores de qualidade.
Saber como funciona 100% das operações ajuda a alcançar as metas definidas no primeiro passo.
Identifique os erros e crie novos caminhos para eliminar os problemas na sua operação.
Para isso, tenha dados estatísticos em mãos, evitando análises equivocadas.
É hora de melhorar o seu sistema por meio de novas soluções. Utilize toda a sua criatividade e transforme a maneira de executar as atividades.
Não é necessário realizar mudanças estruturais, ao aprimorar a operação já aumentará o nível de excelência.
Após realizar toda a estratégia, é hora de controlar o novo sistema desenvolvido.
Nesse momento, o importante é garantir que todas as metas definidas sejam alcançadas e mantidas.
O ideal é utilizar ferramentas de monitoramento em tempo real, trazendo mais otimização e praticidade para a gestão.
Agora que você já sabe como funciona o DMAIC, é hora de aprender como essas etapas podem ser executadas, de fato, no seu negócio.
Para definir metas a serem alcançadas, é necessário, primeiro, criar um projeto. Porém, antes, é necessário conhecer o seu sistema atual e entender os erros existentes.
Após isso, você conseguirá preparar, planejar e organizar as suas próximas ações.
Aqui você irá descobrir os pontos fortes e fracos dos seus processos operacionais. A partir disso, é hora de definir novas estratégias e aumentar a capacidade daquilo que já funciona.
Após a identificação de erros e acertos, você saberá em que nível Sigma a sua empresa se encontra.
Assim, é o momento de implementar as melhorias e monitorar o novo sistema.
Para que o projeto Sigma tenha sucesso na sua empresa, é preciso envolver todos os funcionários. Porém, é importante desenvolver uma equipe multidisciplinar capaz de alcançar resultados promissores.
Essa equipe deve ser liderada pelo Champion e pelo Black Belt. Todos eles devem ser altamente capacitados na metodologia Seis Sigma para executar essas ações.
O que faz o Champion? Garante que as melhorias sejam implementadas com sucesso, evitando barreiras. Ele aprova ou reprova propostas de melhorias no sistema.
Já o Black Belt é o líder da equipe. Ele conduz todos os membros na execução correta do método DMAIC, além de identificar oportunidades de melhorias nas operações.
A equipe multidisciplinar, liderada por esses profissionais, deve ser envolvida e motivada a melhorar todo o sistema do negócio. Os dados devem ser coletados e analisados com seriedade. A comunicação clara e precisa com as lideranças também é fundamental.
Com certeza! Um dos pioneiros de maior sucesso na metodologia Seis Sigma é a General Electric. Nos anos 90, a empresa passou por uma mudança em seus sistemas a partir da implementação de melhorias na sua equipe.
Tudo foi avaliado e executado a partir da introdução Seis Sigma, em que foi possível aumentar consideravelmente a produtividade e os recursos financeiros da corporação.
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