Fundação Vanzolini

USP é destaque em ranking global em termos de empregabilidade

2 de fevereiro de 2022 | 8min de leitura
Compartilhe:

Aproveite para conhecer os cursos disponíveis para garantir seu certificado e aumentar suas chances no mercado

Qualificação constante é uma das mais importantes missões de profissionais de todas as áreas.

As mudanças que atravessamos com a transformação digital, com novos meios de produção e de trabalho exigem que exercitemos nossa capacidade de aprendizagem e, assim, possamos manter uma carreira sustentável e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.

Por isso, ao buscar um curso ou uma especialização, é fundamental entender o nível de reconhecimento que a formação tem no mercado e o potencial do certificado em destravar oportunidades significativas. A boa notícia é que, quando falamos em USP, ao longo dos anos, alunos e alunas têm essa segurança, tomando a decisão acertada para o futuro de suas carreiras – ainda mais agora.

A USP foi a única instituição brasileira presente no ranking das melhores universidades em matéria de empregabilidade, trazendo mais um motivo de orgulho ao conquistar a 90º posição, entre 250, na 11ª edição do Global Employability University Ranking and Survey (Geurs), pesquisa realizada pela consultoria Emerging e publicada pela Times Higher Education. A avaliação foi feita com 11 mil gerentes de alto nível responsáveis pela contratação de, ao menos, cinco graduados por ano, além de ter analisado 2 mil universidades no mundo todo.

A partir de estratégias de internacionalização e projetos de pesquisa em parceria com instituições e profissionais do exterior, a USP foi levada à classificação ao lado de universidades de ponta, como Universidades Harvard e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Entre os critérios de análise, foram considerados excelência acadêmica, nível de especialização, habilidades obtidas na graduação, desempenho digital e grau de internacionalidade dos formandos.

Em convênio com a USP, oferecemos cursos que potencializam a sua carreira

Nós, da Fundação Vanzolini, somos uma instituição criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e, em convênio, viabilizamos cursos e especializações com a qualidade, certificado e docentes do departamento de PRO-USP para diversas áreas de formação.

Então, se você se animou com a ideia de embarcar em uma nova jornada de conhecimento e está ciente da importância do desenvolvimento de novas competências e habilidades para sua carreira, aproveite para conhecer as especializações e os cursos de média e curta duração que estão com turmas abertas agora ou em breve.

Especializações: conhecimento aprofundado com especialistas do mercado

Especialização em Gestão de Projetos (CEGP)

Até 2027, as oportunidades em Gestão de Projetos devem crescer 33%, segundo estudo do Project Management Institute (PMI). Para que tamanha possibilidade de crescimento seja aproveitada da melhor forma, você precisa contar com conhecimento superatualizado e conectado ao mundo real das empresas.

Conheça todo o conteúdo do curso de pós-graduação com certificado USP. As aulas começam em março. Inscreva-se aqui!

Especialização em Administração Industrial (CEAI)

Além de aprender com especialistas do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, esta pós-graduação permite que você customize a sua grade para direcionar seu tempo e dedicação ao que realmente faz sentido para a sua jornada profissional. O curso tem 400 horas e combina teoria e prática para fornecer todos os recursos a quem busca ocupar cargos gerenciais na indústria.

Veja os detalhes do curso, as disciplinas e todos os professores. As aulas começam em março. Garanta já sua vaga.

MBA em Engenharia de Produção

“Eu vejo a atuação do Engenheiro de Produção, ou da área de Engenharia de Produção, como sendo algo cada vez mais relevante, porque ele precisa conciliar tanto a parte humana quanto a parte técnica”. Essa frase é do nosso Professor Doutor Daniel de Oliveira Mota, em entrevista sobre o futuro do mercado e da carreira. Para ele, os cursos de especialização são uma forma rápida de se adquirir um arsenal de conhecimento, uma bagagem enorme, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista gerencial, para ser colocado em prática imediatamente.

Você pode conferir a entrevista completa aqui e aproveitar para se inscrever na especialização que te prepara para as oportunidades do hoje e do amanhã.

Especialização em Qualidade e Produtividade (CEQP)

Com aprofundamento nas mais modernas metodologias, é possível ampliar a visão estratégica sobre processos e projetos, identificando as melhores combinações, de acordo com o segmento ou a área na qual trabalha, para resultados mais impactantes e positivos. No curso, você poderá mergulhar em conceitos e técnicas que vão desde normas, como a mundialmente conhecida ISO 9000, até métodos como Seis Sigma e Lean. Além disso, conta com aprendizados em áreas fundamentais como Gestão de Mudança, Inovação e Empreendedorismo.

Conheça a proposta da pós-graduação em Qualidade e Produtividade e faça sua inscrição. As aulas também começam em março.

Especialização em Logística Empresarial (CELOG)

A área de Logística e Supply Chain está em profunda reformulação, seja pelos impactos da transformação digital, seja pelas mudanças provocadas pela pandemia. Para acompanhar essa evolução e estar preparado e preparada para os desafios, a pós-graduação em Logística Empresarial com certificado USP certamente é um impulsionador para sua carreira. Aprenda com especialistas com vivência e, em apenas 21 meses, se destaque no mercado.

Saiba mais sobre os conteúdos abordados no curso e como se inscrever aqui.

Cursos de média duração

Modelagem de Equações Estruturais

Tema das pesquisas e do trabalho do professor Renato Moraes, desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da USP, o curso traz conceitos e aplicações do método, algoritmo e formas de análise, além de exercícios para você colocar o conhecimento em prática ao longo do aprendizado.

As turmas estão abertas para fevereiro e março. Aproveite para ver detalhes e faça sua inscrição.

Práticas Docentes para o Ensino Superior de Engenharia

Além do conhecimento técnico, para lecionar, os profissionais precisam desenvolver habilidades específicas e entender sobre a didática do processo de ensino. Realizar essa atividade com supervisão e possibilidade de troca torna a formação muito mais sólida. O curso é destinado também para professores e professoras que buscam atualizar sua forma de ensinar.

Com uma ampla variedade de disciplinas, você poderá atuar na docência do ensino superior com mais segurança, potencializando a carreira de outras pessoas, além da sua. Saiba mais e se inscreva.

Gestão de Projetos de Sistemas de Informação

Se você tem interesse em aprender mais sobre desenvolvimento de projetos de tecnologia da informação, de software e sistemas de informação, esse curso com certificado USP é para você. Em 128 horas, você terá uma visão estratégica para alinhar decisões de TI aos objetivos de negócio, a partir de métodos mais procurados pelas empresas: Scrum e PMBoK.

Cadastre-se para receber as novidades e fique sabendo em primeira mão quando a próxima turma estará aberta.

Cursos de rápida duração

Bibliometria: Teoria e Prática

Fundamental para a pesquisa acadêmica e divulgação de resultados de impacto, o curso explora três pilares centrais da bibliometria: processo de amostragem; extração de dados; análises estatísticas e de redes sociais. Ao final, além de estar apto e apta a realizar todas as etapas, você ainda garante o certificado emitido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Cadastre-se para acompanhar a abertura das inscrições para a próxima turma.

Desenvolvimento de soft skills para profissionais de TI

Comunicação, gestão de equipes e relações interpessoais são as habilidades humanas que não podem faltar no currículo de quem está na área de tecnologia. Desenvolva as competências que o mercado mais valoriza para adicionar mais uma importante camada de conhecimento na sua carreira.

Acompanhe aqui o conteúdo do curso e o lançamento da próxima turma.

Dominando Big Data com plataformas gratuitas (nível básico e intermediário)

Os dados são o novo petróleo, dizem. Mas para que eles se tornem ativos realmente valiosos, é preciso saber extrair e interpretá-los, especialmente em grande escala. É por isso que o Big Data desponta como uma das principais tendências da revolução 4.0, capaz de oferecer suporte robusto na tomada de decisão dos negócios e operações.

Alcance esse diferencial para o seu currículo, aprendendo sobre processamento de big data pelo HPCC Systems e a linguagem ECL, em nosso curso com dois grandes especialistas da área.

Saiba os detalhes e fique de olho para saber a próxima oportunidade de se juntar à turma.

Agora que você já tem mais um excelente motivo para escolher um curso da USP para sua formação e valorização profissional, conte com todas as opções de qualificação que oferecemos para conquistar um certificado que abre portas e amplia seus horizontes profissionais, com mais chances de empregabilidade!

Fonte: Jornal da USP

Posts Relacionados