Fundação Vanzolini

Certificação EXIN: habilidades para ser um profissional ágil

10 de fevereiro de 2023 | 5min de leitura
Compartilhe:

Você sabe o que é agilidade nos negócios e como se tornar um profissional ágil? Quando se fala em gestão de projetos e equipes, metodologias como Agile e frameworks como Scrum e Kanban destacam-se na conversa.

E com a transformação digital em curso, essa área se torna cada vez mais promissora para o trabalho do futuro e o desenvolvimento de profissionais.

A difusão de uma cultura ágil se mostra cada dia mais essencial, por ser exigida pela própria dinâmica do mercado, que requer soluções rápidas e eficientes. Dessa forma, pode-se dizer que a velocidade, aliada à qualidade e à inovação, define o sucesso dos negócios.

Compreender o que está em jogo quando se fala em agilidade não é exatamente o enfoque no tempo das ações, mas sim o fato de agregar valor às entregas, com qualidade, em ciclos mais curtos e eficientes, conforme explicamos neste artigo.

Com a consolidação da Indústria 4.0, a adoção das metodologias ágeis é fator irreversível. Nesse cenário, o profissional ágil busca trabalhar o máximo possível com uma mentalidade de crescimento, entendendo o que o cliente quer, para assim entregar valor com eficiência, garantindo qualidade e fidelização.

É muito importante que haja na organização uma cultura ágil construída coletivamente com os colaboradores. Isso porque somente uma pessoa não basta, se o pensamento e a prática não forem compartilhados.

Segundo a Revista Você S/A, dentre as carreiras elencadas pelo Fórum Econômico Mundial na categoria “desenvolvimento de produtos”, em seu relatório Jobs of Tomorrow, três delas estão diretamente relacionadas com as metodologias ágeis: Product Owner (em primeiro lugar da lista), Agile Coach (em terceiro) e Scrum Master (em sexto).

Todos esses profissionais atuam como uma rede de apoio em uma organização que adota as metodologias ágeis em seus processos e projetos.

Quer saber como se destacar na carreira Agile e obter as certificações EXIN após concluir seu treinamento ou curso? Acompanhe a leitura deste artigo!

 

EXIN Anywhere: planeje o seu exame na sua agenda

Comece a construir a sua reputação profissional, melhore as perspectivas de sua carreira e aumente a competitividade salarial a partir da Certificação EXIN.

Você sabia que a Fundação Vanzolini é parceira acreditada pela certificadora internacional EXIN? A parceria propicia a aplicação da prova de certificação na modalidade online aqui no Brasil, com preço diferenciado.

O EXIN Anywhere permite que você faça o exame em horário e local convenientes, sem sair de casa. Basta que você tenha uma conexão à Internet, um laptop que atenda aos requisitos e que não haja mais ninguém na sala com você.

Confira abaixo os exames que você pode realizar pela Fundação Vanzolini

 

Exame – Agile Scrum Foundation

O exame testa o entendimento dos candidatos quanto aos principais conceitos e suas aplicações. Os principais tópicos são: Mindset Ágil, Práticas Scrum, Planejamento e estimativas Scrum, Monitorando projetos com Scrum e Conceitos avançados do Scrum.

Os EXIN Agile Scrum Foundation oferecem aos profissionais uma certificação exclusiva, que combina técnicas de gerenciamento de serviços ágeis e frameworks de desenvolvimento de Scrum. Saiba como ter sucesso na prova da certificação Scrum Ágil da EXIN.

 

Exame – Agile Scrum Master

O programa EXIN Agile Scrum Master é uma certificação que atesta a competência necessária para facilitar, treinar e capacitar uma equipe multifuncional para ser um mestre em Scrum. O exame tem duração de 90 minutos e aborda tópicos como Mindset Ágil, Práticas Scrum e Projetos Complexos.

 

Exame – Agile Scrum Product Owner

Este exame testa as habilidades do candidato e seus conhecimentos sobre o framework do Agile e a metodologia Scrum, especificamente para a função de proprietário do produto.

A certificação foca na implantação do Agile ou do Scrum no local de trabalho, avaliando, em 90 minutos, a forma ágil de pensar, o papel do Scrum Master, o gerenciamento de backlog de produtos e projetos complexos, entre outros tópicos.

 

Exame – Kanban Foundation

Esta certificação valida seus conhecimentos sobre os princípios comprovados e verdadeiros do Kanban, avaliando o domínio do candidato sobre os benefícios do Kanban, a melhoria contínua, a implementação do Kanban, entre outros tópicos.

Com 90 minutos de prova, o ExameKanban Foundation comprova a capacidade do profissional de melhorar a eficiência e a produtividade, nas mais diversas operações.

Para aprender ainda mais sobre Gestão Ágil de Projetos, continue acompanhando nosso blog. E aproveite para conhecer os cursos disponíveis na Fundação Vanzolini:

Agile Coach
Agile Scrum – Product Owner
Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN
Agile Scrum Master – Formação para um verdadeiro Scrum Master
Como potencializar a agilidade organizacional com OKRs
Introdução ao Agile Scrum Master
Introdução ao Agile Scrum – Product Owner
Kanban Foundation
Management 3.0 – Foundation (com certificação internacional)
Métricas Ágeis
Trilha Agile (com Scrum Foundation)

 

ENTRE EM CONTATO

 

Até a próxima!

 

Fontes:

Você S.A.

Exin

Posts Relacionados