Fundação Vanzolini

Por que investir em processos de negócios mais eficientes?

1 de dezembro de 2022 | 4min de leitura
Compartilhe:

A melhoria nos processos de negócios, também conhecida como BPI (Business Process Improvement), é uma iniciativa que visa aprimorar, continuamente e de forma incremental, os processos de um negócio.

O resultado final dos processos depende das etapas anteriores,  executadas e gerenciadas, de modo a realizar ou criar algo que tenha qualidade e faça sentido para as pessoas e ou organizações. Com relação ao mundo dos negócios, a gestão de cada etapa recebeu um termo específico: Melhoria de Eficiência nos Processos de Negócios.

Vamos abordar, então, esse assunto que é tão importante para a gestão de empresas e que oferece oportunidades no mercado para profissionais capacitados na área. Tenha uma boa leitura!

 

Benefícios da melhoria de eficiência nos processos de negócios

Consumidores mais conscientes de seus direitos e do padrão de qualidade ofertado por segmentos de mercado, cada vez mais competitivos, geram a necessidade das organizações buscarem formas de diferenciar seus produtos e serviços aos olhos dos consumidores, dos parceiros, investidores, funcionários, entre outros.

Para isso, gerenciar cada processo de um negócio é fundamental para se chegar a um resultado de qualidade e que atenda aos requisitos do mercado, dos stakeholders e da própria organização.

É possível aplicar a melhoria de processos tanto em uma área específica como em toda uma organização – os chamados processos de ponta a ponta. A segunda alternativa é a que mais agrega valor para o consumidor e para a estratégia da organização como um todo, pois impacta em toda a cadeia produtiva do negócio.

As melhorias nos processos de negócios geram benefícios para todas as áreas funcionais de uma empresa, pois auxiliam na criação de processos de negócios confiáveis, o que permite suportar o crescimento, altos volumes de entrega, pressões competitivas, variações de demanda e outras mudanças no mercado e no ambiente organizacional.

Além disso, gerenciar as etapas de um negócio pode também reduzir custos, potencializar os resultados, ampliar a eficiência dos processos de fabricação, otimizar a cadeia de suprimentos e aumentar a fatia de participação da empresa no mercado.

Tudo isso permite a continuidade das atividades de uma organização e melhora sua imagem de marca e reputação junto ao mercado, clientes, acionistas, colaboradores, entre outros.

A melhoria de processos reforça também a cultura organizacional, otimiza o moral dos funcionários e cria uma organização mais competitiva em relação à concorrência e mais receptiva  aos clientes e colaboradores.

Por último, a Melhoria de Processos ajuda a organização a identificar onde deve concentrar seus esforços para melhorar, quais etapas priorizar, onde maximizar investimentos etc.

 

O que é preciso para implementar processos de negócios mais eficientes?

Para que a melhoria de processos funcione, é preciso informação. Para isso, crie uma cultura de comunicação ativa dentro da organização, em que todos trocam feedbacks e saibam cada vez mais sobre cada etapa, mesmo que não participem diretamente dela.

Dessa forma, os colaboradores contarão com as opiniões, sugestões, críticas e incentivos uns dos outros e poderão continuar melhorando a qualidade de entrega e realizando cada etapa de uma forma mais próxima de seu potencial máximo e, assim, fazer com que esse potencial aumente cada vez mais ao longo do tempo.

Como você viu, a gestão de processos é um tema que pode agregar muito valor, tanto para você como para sua organização. Quer ter acesso a mais conhecimento sobre o assunto e se destacar na carreira? A Fundação Vanzolini oferece o curso Melhoria de Eficiência nos Processos de Negócios, com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório sobre o assunto.

Venha aprender com a gente!

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados