Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Principais funções de um Product Owner

Principais funções de um Product Owner

Profissionais qualificados para ocupar o cargo de Product Owner têm sido cada vez mais procurados pelo mercado. Somente no LinkedIn, em uma pesquisa rápida, é possível encontrar mais de 1.000 vagas anunciadas para todo o Brasil.

Para entrar em uma dessas vagas, extremamente disputadas, um dos requisitos é ter uma certificação em Product Owner, reconhecida por uma instituição internacional. As principais são a Exin, Scrum Org e Scrum Alliance.

Mas você sabe o que um Product Owner faz?

A Framework Scrum tem três papéis: Product Owner, Scrum Master e equipe de desenvolvimento.

De acordo com o Guia Scrum, o Product Owner é definido como o responsável por aumentar o valor do produto ou serviço – que consequentemente é resultado do trabalho da equipe de desenvolvimento. Além disso, o profissional também precisa ter uma visão do cenário global da empresa e suas estratégias, conhecendo muito bem clientes, produtos e obviamente o modelo do negócio.

É preciso enfatizar que o Product Owner tem que entender qual é o objetivo do produto ou serviço, suas funcionalidades, seus principais usos e qual a vantagem competitiva, o que provavelmente definirá o sucesso do projeto.

Agora que você já sabe o que é um Product Owner, conheça as principais responsabilidades e atribuições desse profissional:

1. Participação ativa no processo de criação de ideias para o produto e suas funcionalidades;

2. Cobrança de todos os itens do Backlog do produto para atingir as metas do projeto;

3. Gerenciamento da lista de pendências de produto;

4. Otimização do valor de trabalho que a equipe de desenvolvimento realiza, esclarecendo todas as dúvidas e informando sobre todas as necessidades;

5. Priorização das necessidades, conciliando escopo, orçamento e tempo;

6. Antecipação das necessidades dos clientes;

7. Supervisão das etapas do desenvolvimento do produto;

8. Facilitar e apoiar o relacionamento com as partes interessadas;

9. Garantir que o Backlog do produto esteja sempre visível, transparente e claro para que todos saibam quais são as suas atribuições e responsabilidades no projeto.

Para aqueles que desejam dar um upgrade na carreira ou migrar de cargo para PO (Product Owner), começar a estudar é sempre o melhor caminho! Principalmente quando é possível viver na prática situações que se assemelham ao dia a dia de trabalho.

Quer saber mais sobre Métodos ágeis?

Clique aqui para saber: Como construir uma carreira como agilista?

Clique aqui para saber: Scrum Master, Product Owner e Agile Coach: como se preparar para carreiras das metodologias ágeis?

Conheça o nosso conteúdo gratuito, em vídeo, sobre Métodos Ágeis:

Webinar | Como construir uma carreira como Agilista

Webinar | Métricas Ágeis: Como Medir Resultados em um Ambiente Ágil

Webinar | Kanban como otimizar a gestão utilizando esse método

Conheça os diferentes cursos oferecidos pela Fundação Vanzolini na área de Métodos Ágeis:

Agile Coach
Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN
Agile Scrum Master – Formação para um verdadeiro Scrum Master
Como potencializar a agilidade organizacional com OKRs
Gestão Ágil
Introdução ao Agile Scrum – Product Owner
Introdução ao Agile Scrum Master
Kanban
Liderança Ágil e Management 3.0
Métricas Ágeis
Trilha Agile (com Gestão Ágil)
Trilha Agile (com Scrum Foundation)

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×