Fundação Vanzolini

O que são soft skills e qual a sua importância

16 de março de 2022 | 3min de leitura
Compartilhe:

Soft skills são os traços de caráter e habilidades interpessoais que podem influenciar na maneira como uma pessoa interage com outras. Em um contexto profissional, este termo abrange uma série de aptidões que serão fundamentais para que o profissional trabalhe em equipe, gerencie o tempo e delegue tarefas, por exemplo.

O desenvolvimento dessas habilidades é tão importante que o Fórum Econômico Mundial sugeriu que, até 2025, o pensamento crítico, a criatividade e a inteligência emocional serão algumas das capacidades mais necessárias a serem exigidas no local de trabalho.

No entanto, a relevância das soft skills é frequentemente subestimada, já que os treinamentos técnicos tendem a ser o foco de muitas organizações. Contudo, esse contexto apresenta uma falha: as empresas pressupõem que profissionais já saibam como se comportar no trabalho e entendam a importância de uma comunicação eficaz, por exemplo, o que muitas vezes não é o caso. Dessa forma, desenvolver as soft skills se torna uma possibilidade para indivíduos que desejam alcançar o sucesso profissional.

Na verdade, a maioria das interações humanas requer um certo desenvolvimento de soft skills, envolvendo aspectos de comunicação, organização, trabalho em equipe e pensamento crítico. Situações corriqueiras de trabalho, como reuniões, apresentação de ideias e planejamento de atividades são exemplos de como essas capacidades permeiam o nosso cotidiano.

De qualquer forma, habilidades como a escuta ativa e a colaboração se tornam diferenciais altamente valorizados no local de trabalho, porque garantem um ambiente de trabalho produtivo e saudável, atributos cruciais para as organizações.

A capacidade de se comunicar com clientes também se torna um diferencial competitivo, uma vez que consumidores criam laços mais fortes com empresas que humanizam o relacionamento. Outro ponto importante é a alta demanda por profissionais com soft skills desenvolvidas.

Ainda que a automação e a inteligência artificial tenham avançado, máquinas continuam apresentando falhas em simular a interação humana, o que garante que profissionais com boas habilidades pessoais mantenham a sua relevância.

Em um contexto organizacional, o desenvolvimento de soft skills pode levar a algumas vantagens:

  • Aumento da produtividade: os funcionários se tornam mais eficientes e responsáveis, aproximando a empresa de seus objetivos;
  • Trabalho em equipe: para o funcionamento eficaz, profissionais devem trabalhar em conjunto para atingir um objetivo comum. A qualidade do trabalho melhora quando as pessoas usam seus pontos fortes e habilidades individuais em colaboração;
  • Melhores taxas de retenção: profissionais desejam trabalhar em empresas que investem em seu desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Motivação: sentir-se valorizado e ter uma visão positiva da empresa aumenta o nível de satisfação com o trabalho;
  • Liderança aprimorada: soft skills preparam os funcionários para posições de liderança, por meio da empatia, comunicação e observação.

Vale dizer que as soft skills nem sempre são inerentes e que é possível – e importante – desenvolvê-las. Por isso, todo profissional deve ser incentivado a desenvolver essas capacidades que, quando combinadas com a experiência e conhecimento individual, podem impulsionar carreiras.

» Para saber mais sobre os cursos e tirar dúvidas, acesse o site da Fundação Vanzolini.

» Para receber mensalmente o boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.

Posts Relacionados