Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Como se destacar no mercado de trabalho em 2023?

Estar no mercado de trabalho, manter-se e destacar-se. São três ações diferentes que exigem preparo, posturas e práticas distintas por parte dos profissionais.

Nesse sentido, para o ano que já desponta no calendário, muitas pessoas começam a desenhar novas perspectivas para a carreira e, entre elas, podemos destacar o desejo de upgrade na performance, promoção e maior destaque na área ou dentro do time.

Mas, como alcançar essas metas profissionais em 2023? Como se preparar para melhorar o desempenho e ter mais destaque no mercado de trabalho? Compartilhamos aqui cinco dicas fundamentais para ajudar nessa jornada. Vamos lá?

 

Capacitação para mais destaque na carreira

Antes de compartilhar estas dicas, vale destacar a importância – e o diferencial – da formação e capacitação profissionais na evolução da carreira. Em contrapartida, o mundo, e em especial o Brasil, vem sofrendo com a ausência de pessoas qualificadas para assumir determinados espaços.

Segundo uma pesquisa feita pela empresa de recursos humanos Korn Ferry, em 2019, com empresários brasileiros, a estimativa das companhias é de que, no mundo, a falta de pessoal especializado deve alcançar, até 2030, 85,2 milhões de vagas de trabalho.

Diante desse cenário de escassez de profissionais qualificados, investir na educação profissional é a chave para preencher essas lacunas e formar pessoas mais capacitadas, com mais chances de destaque no mercado de trabalho e melhores remunerações. Veja só:

Um estudo realizado, entre agosto e outubro de 2021, pelo Instituto Semesp, representante das mantenedoras de ensino superior no Brasil, mostra um crescimento salarial para profissionais com ensino superior completo.

O levantamento, feito com mais de 8.500 egressos e alunos de graduação do país, permite identificar a migração entre as faixas de rendimento mensal no período antes e após a graduação.

Um exemplo é a quantidade de pessoas que recebia remuneração acima de R$5 mil e contou com crescimento de 135% após a conclusão do ensino superior.

Sendo assim, a formação, a aquisição de conhecimento, a especialização e o aprofundamento em determinada área são os caminhos capazes de transformar realidades e promover guinadas na carreira, com a solidez necessária.

A seguir, veja esta e outras dicas para melhorar o desempenho no mundo do trabalho.

 

Como se destacar no mercado de trabalho em 5 passos

Quais caminhos percorrer para se destacar profissionalmente em 2023? Em quais práticas investir e quais comportamentos apostar para conquistar uma promoção ou um reposicionamento na empresa? Acompanhe!

 

1. Compreender o que a cultura da organização valoriza

Conhecer a cultura organizacional requer estar por dentro do conjunto de valores que formam a instituição, incluindo práticas e comportamentos. 

Dessa maneira, a cultura – um aspecto que vem sendo cada vez mais valorizado nas empresas – precisa ser de conhecimento dos profissionais, para que eles possam refletir, no dia a dia, o posicionamento e o engajamento nas causas, em harmonia com a organização.  

Para citar um exemplo, podemos dizer que, se sua empresa valoriza a autonomia, é importante que os colaboradores busquem por independência e segurança, com liberdade e responsabilidade para a tomada de decisões e gestão de horários e atividades. 

Para conhecer a cultura da empresa, uma dica é conversar com os pares, com alguma pessoa do RH e pesquisar no site os valores da instituição. Assim, será possível entender que tipo de profissional é o ideal para aquela organização.

 

2. Saiba quais as expectativas em relação ao seu trabalho

O diálogo é sempre um caminho que rende bons frutos. No mercado e nas relações de trabalho não é diferente. Então, para saber quais expectativas recaem sobre sua atividade, desempenho ou função, busque conversar com seu gestor.

Marque um bate-papo para alinhar e entender como você pode alcançar – ou exceder – essas expectativas e, assim, agregar mais valor à empresa e à sua experiência profissional. Essa conversa pode ser uma boa oportunidade também para feedbacks e insights que vão te ajudar a se destacar e crescer no trabalho.

 

3. Identifique o que é importante para subir na companhia

Como falamos, cada empresa tem sua cultura, seus valores e aquilo que importa para o colaborador galgar novas posições. Sendo assim, é preciso identificar o que conta para ser promovido na sua empresa. Conversar com quem já conquistou esse upgrade pode ser um bom caminho.

Nesse encontro, vale perguntar quais entregas foram importantes para conseguir a promoção e quais dicas essa pessoa poderia compartilhar, para que você alcance o mesmo objetivo. A vivência de uma pessoa colabora para a vivência de outra.

 

4. Veja quais habilidades e competências você precisa desenvolver

Bem, depois de saber quais características são valorizadas pela sua empresa, quais expectativas existem em relação ao seu trabalho e qual o caminho para uma promoção, chega o momento de olhar para os pontos que precisam ser aprimorados.

Aqui, vale fazer uma lista de práticas e possibilidades que vão colaborar para essa melhoria de capacitação. Diante das demandas identificadas e das necessidades pontuadas, vale o investimento em cursos voltados para cada lacuna.

Por exemplo, se você identificou que as pessoas promovidas tinham habilidades de liderança, então talvez seja hora de desenvolver as suas. Ou o conhecimento digital, em ferramentas tecnológicas, que também foi identificado como fator crucial.

Assim, a formação em ferramentas e metodologias ágeis, por exemplo, pode ser uma trilha interessante para se destacar.

Ou seja, é preciso estar ciente e consciente da realidade da empresa e das suas necessidades enquanto profissional, para então desenhar os passos a serem dados rumo ao desejado upgrade na carreira.

 

5. Trace e siga seu plano de desenvolvimento

Por fim, com tudo em mente e em mãos, é hora de planejar e organizar as questões a serem desenvolvidas, pontuando como, onde e em quanto tempo você fará isso.
Em suma, o passo a passo seria o seguinte:

  • Identificar os pontos a desenvolver;
  • Selecionar as atividades que vão ajudar em determinado ponto;
  • Definir datas em cada ação, com prazo para conclusão.

Colocar prazos é fundamental para se organizar e ir caminhando, com foco na meta, considerando a realidade da vida e o tempo necessário para aprimorar suas habilidades e conquistar seu objetivo.

 

Fundação Vanzolini: cursos para se destacar no mercado de trabalho

Para a guinada na carreira, conte com a expertise e os cursos da Fundação Vanzolini. Por meio da educação, que visa a formação de profissionais mais preparados e atualizados para as demandas do nosso tempo, a Vanzolini oferece cursos presenciais e EaD, nos mais diversos níveis – atualização, capacitação, pós-graduação e MBA) -, além de cursos in-company e práticas de desenvolvimento de programas e ações de formação e capacitação.

Então, encontre a formação teórica ou prática que vai fazer a diferença na sua jornada profissional e vai te ajudar a começar 2023 com novas e melhores perspectivas.

Até o próximo!

Fontes:
Info Channel
Diário do Comércio

 

Para receber o boletim Educação Vanzolini, mensalmente, com conteúdo sobre carreira e mercado INSCREVA-SE AQUI

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×