Fundação Vanzolini

Melhoria contínua na prática: conheça o programa “Superar”

8 de março de 2023 | 4min de leitura
Compartilhe:

Profissionais interessados em estudar as metodologias do Total Productive Maintenance (TPM) e do Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), agora têm a oportunidade de conhecer uma experiência prática inspiradora, contada na publicação comemorativa “Superar: a jornada da melhoria contínua na Klabin”, sobre a história de um programa de melhoria contínua que completou 20 anos em 2022.

O programa “Superar” busca a melhoria do desempenho em processos produtivos por meio da redução de desperdícios, utilizando princípios e ferramentas de melhoria da produtividade e qualidade. Em outras palavras, diz respeito a produzir mais com menos recursos.

Neste artigo, trouxemos um exemplo prático de implementação dessa abordagem que promove a adoção das melhores práticas de excelência operacional. Vamos falar mais na sequência. Boa leitura!

 

A jornada da melhoria contínua na Klabin

A Klabin, empresa brasileira produtora e exportadora de papéis, iniciou, em 2002, a sua cultura da melhoria contínua, investindo no desenvolvimento das competências para aplicá-la nas 23 unidades industriais (de celulose, papel, embalagem, papel reciclado, florestal) que possui no território nacional e na Argentina.

Essa iniciativa completou 20 anos em 2022 evidenciando algo que não é muito comum: constância de propósito e visão de longo prazo. Afinal, não é possível incorporar novos conceitos de gestão e forjar um conjunto de novas competências organizacionais em curto prazo.

Além disso, foi um grande desafio, pois demandou esforços para adotar efetivamente ferramentas e técnicas que foram originadas e testadas, inicialmente, em ambientes industriais bem diferentes como as indústrias automobilística, metalmecânica e eletroeletrônica.

Na construção do programa “Superar”, a empresa ousou ao identificar em diferentes vertentes metodológicas como as do Total Productive Maintenance (TPM), Lean e World Class Manufacturing (WCM), os meios mais apropriados para se buscar o melhor desempenho ao longo de toda a sua cadeia produtiva, partindo do cultivo de mudas e do desenvolvimento florestal, passando pela produção de celulose, papel e embalagens, e abarcando as operações logísticas de suprimento e distribuição.

 

O livro “Superar”

Uma análise dessa jornada de 20 anos foi desenvolvida por dois professores da POLI USP PRO: Dario Ikuo Miyake e Paulino Graciano Francischini, que participaram de um projeto de pesquisa realizado com a área de inovação da Klabin em 2022, procurando conhecer as iniciativas implementadas in loco e os agentes envolvidos, avaliar os resultados já alcançados e distinguir as adaptações metodológicas que foram necessárias.

A equipe de inovação, formada por Renata Freesz Pinto, Daniela Fonseca Leal, Maria Fernanda Monteiro Chacon de Castilho e Jéssica Ferreira de Oliveira, coordenou a publicação do livro “Superar: A jornada da melhoria contínua na Klabin” a fim de consolidar as visões, experiências e dados colhidos nesta pesquisa.

O desenvolvimento deste projeto contou com o apoio da Fundação Vanzolini, sendo que os dois professores do PRO colaboraram realizando a revisão técnica do corpo de texto principal e inserindo uma visão acadêmica dos principais conceitos e métodos que são promovidos pelo Superar.

Desta forma, o livro se propõe a explicar teorias e demonstrar formas de aplicá-las na gestão de processos ou na execução de trabalhos de rotina.

Ao mesmo tempo, evidencia o quão importante é buscar a integração das estratégias de implementação e estruturas de apoio, e compartilhar conhecimentos e recursos para se criar uma sólida cultura organizacional de melhoria contínua em uma empresa do porte da Klabin.

Esse conteúdo foi útil para você? Para aprender mais sobre Lean Manufacturing e melhorar seus resultados profissionais, acesse o curso Lean Manufacturing: Ferramentas para produção enxuta da Fundação Vanzolini com coordenação do Prof. Paulino Francischini.

 

ENTRE EM CONTATO

Posts Relacionados