Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Gestão de risco na Saúde: conheça as principais ferramentas

Neste texto, vamos falar sobre a gestão de risco na Saúde, sua importância e as ferramentas disponíveis para uma gestão eficaz e eficiente.

Isso porque, com a pandemia de covid 19, o cuidado com a saúde e com a segurança do paciente estiveram em evidência em todo o mundo, reforçando, assim, o valor das instituições em observarem o gerenciamento de riscos nesse setor.

Desejamos uma boa leitura!

Qual o objetivo da gestão de risco na Saúde?

O gerenciamento de riscos na Saúde visa promover ações preventivas, corretivas e contingenciais, proporcionando eficácia e eficiência operacional, oferecendo um serviço de Saúde com segurança e qualidade ao paciente, preservando a vida e o bem-estar.

Qual a importância da gestão de risco na Saúde?

Todos nós estamos passivos de cometer erros a qualquer momento. Seja em nosso trabalho ou em qualquer outra área que exija decisões e habilidades. E é justamente o erro que nos leva ao aprendizado, pois demanda que façamos melhor (ou de forma diferente) na próxima vez que tentarmos.

Porém, erros cometidos na área de Saúde envolvem perigo e risco à vida de outras pessoas, ou outros seres vivos, que requerem cuidados. Ou seja, o gerenciamento de risco se torna fundamental para qualquer empresa no ramo da Saúde, pois tem como meta reduzir as chances de um erro acontecer, por meio de medidas de controle e prevenção de riscos.

Ainda, o gerenciamento de riscos na área de Saúde evita e previne processos jurídicos sofridos pela empresa, assim como pedidos de indenizações, que podem ser bastante custosos. Dessa forma, o gerenciamento de riscos está atrelado também à gestão e redução de custos.

Além disso, por meio da gestão de risco, a empresa fortalece sua imagem de marca, melhora sua produtividade, capta mais clientes e, por todas essas razões, aumenta também sua lucratividade.

Ferramentas disponíveis para gestão de risco na Saúde

Para evitar e prevenir erros, é fundamental que o gestor utilize algumas ferramentas (preventivas e reativas) de forma a diminuir a incidência de falhas ou impedir que elas voltem a acontecer. Duas delas são:

Análise de causa-raiz

Ajuda a encontrar a causa do problema ao estruturar a busca pela origem do que o causou, minimizando vieses de interpretação. Um dos jeitos de se fazer uma análise de causa-raiz é usar a “Regra dos 5 por quês”.

Também utilizada no sistema Toyota de produção, a regra consiste em fazer uma sequência de cinco perguntas em relação a alguma falha no processo, em que a resposta de uma das perguntas se torna a próxima pergunta. Esse processo é repetido (por cinco vezes) até se encontrar a real causa do problema.

Vale lembrar que um problema pode ter mais de uma causa-raiz, por isso vale utilizar perguntas diferentes que podem trazer mais de uma visão da questão e suas causas.

Análise em Gravata Borboleta (em inglês: Bow-Tie Analysis)

Em formato de diagrama, a ferramenta foca em um evento crítico (ou risco), que seria o laço da gravata-borboleta, traçando também suas causas (disponibilizadas no lado esquerdo da gravata) e suas consequências (alocados no lado direito).

Assim, a ferramenta oferece uma visão completa do risco em evidência, facilitando sua prevenção e contenção. Para que seja aplicada com eficiência, é necessário identificar todas as causas, como amenizar suas consequências, como promover barreiras de controle e defesa aos riscos e os papéis dos gestores no controle da situação.

Você trabalha ou gostaria de trabalhar com gestão de risco na Saúde? Achou o texto interessante? A Fundação Vanzolini oferece um curso com 20 horas de duração, EaD gravado, para você assistir onde e quando quiser. Venha aprender ainda mais com a gente e impulsionar sua carreira!

Até a próxima!

Cursos de Saúde da Fundação Vanzolini

 

ENTRE EM CONTATO

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×