Fundação Vanzolini

Certificação PMP: ateste seus conhecimentos para atuar na gestão de projetos

30 de maio de 2022 | 4min de leitura
Compartilhe:

O sucesso de um trabalho está diretamente ligado à capacidade do gerente de projetos em liderar sua equipe, desenvolver estratégias e coordenar as ações durante todo o processo. Por isso, cada vez mais tem se tornado fundamental que os profissionais da área busquem a certificação PMP (Project Management Professional) um atestado de conhecimentos técnicos e teóricos, sobre as capacidades de um indivíduo para atuar na gestão de grandes projetos.

Quem é o gerente de projetos?

O gerente de projetos é um profissional, e um líder, especializado na definição de estratégias, execução e coordenação de ações e pessoas dentro de um plano de trabalho. Trata-se de um agente fundamental que atua junto a todos os elementos e indivíduos envolvidos no projeto, com capacidade de solucionar problemas e com poder para tomadas de decisão. Para isso, deve se basear em objetivos, métricas, processos e funções que são interligados e devem ser manejados para o sucesso do projeto como um todo.

Benefícios da certificação PMP e a importância de se preparar para o exame

A certificação PMP é a principal certificação, entre as existentes na área de gerenciamento de projetos, sendo considerada uma das mais importantes certificações profissionais do mundo. O programa é mantido pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute – PMI), uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos, com o objetivo de desenvolver profissionais certificados e voluntários, em todos os países do planeta, aumentando o sucesso de suas empresas e acelerando sua evolução e amadurecimento profissional. A Fundação Vanzolini oferece curso preparatório para o exame de certificação PMP.

Segundo o professor do curso preparatório para a PMP da Fundação Vanzolini, André Ricardi, o exame avalia a formação e os conhecimentos específicos do candidato, além de sua experiência em liderança de projetos e habilidade na realização do exame (respeitando o limite de tempo para responder todas as 180 questões).

Por isso, ter uma certificação na área de gerenciamento de projetos é diferencial competitivo entre profissionais do setor. Os salário e oportunidades de carreira dos profissionais certificados demonstram que as empresas reconhecem o valor daqueles que possuem essas certificações. Inclusive, é comum brasileiros com a certificação serem procurados por empresas de outros países para atuar como gerente de projetos, pois a PMP é reconhecida mundialmente. No Brasil, as empresas já consideram que profissionais com PMP trazem experiências e conhecimentos das melhores práticas de gestão, apresentando melhores chances de êxito em seus projetos.

Segundo Ricardi, estudos que indicam que profissionais certificados pela PMP ganham em média 25% a mais do que profissionais não certificados. Além disso, o professor afirma que existem empresas e clientes, que exigem a certificação PMP como pré-requisito para contratações. Ou seja, além de aumentar a empregabilidade, o profissional certificado ainda usufrui de um acréscimo na remuneração.

O professor recomenda também que o aluno preste o exame em um intervalo de 60 a 120 dias após o curso preparatório para que os conhecimentos aprendidos não sejam esquecidos. Importante dizer também que, durante esse período, todos os alunos do curso preparatório da Fundação Vanzolini poderão contar com o intermitente apoio e orientação do professor para que sejam aprovados.

O curso da Vanzolini tem duração de 48 horas, ministrado em cerca de cinco semanas, na modalidade EAD ao vivo. Não perca essa oportunidade se prepare para o exame com o curso preparatório da Vanzolini, e esteja cada vez mais preparado para o mercado de trabalho.

» Para mais informações, acesse nosso site.

»Para receber mensalmente o Boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.

Posts Relacionados