Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Agile e certificação EXIN: como gerir sua carreira?

Agile e certificação EXIN: como gerir sua carreira?

A transformação ágil está em voga nas empresas e a demanda cada vez maior por profissionais com conhecimento e domínio das metodologias que fazem parte desse universo é uma realidade. Mas o que é a carreira Agile? O que é agilidade nos negócios? Como se tornar um profissional ágil?

De cara, o termo ágil pode levar a um pensamento enganoso de que se trata de executar tarefas e entregar resultados de maneira rápida. No entanto, o que está em jogo quando se fala em agilidade não é exatamente – ou somente – o tempo das ações, mas sim o fato de agregar valor às entregas, com qualidade, em ciclos mais curtos e eficientes.

Além de compreender o que é ser ágil dentro das instituições, é preciso compreender que, para alcançar o conhecimento necessário e ter o domínio das metodologias e ferramentas, há um caminho a ser trilhado, uma jornada que começa com uma base geral e depois afunila e se aprofunda com as certificações.

Assim, por meio desses passos, o profissional torna-se especialista em agilidade e adquire as formações necessárias para seus propósitos como líderes e gestores. Quer saber como começar na carreira Agile e obter as certificações EXIN?

Então, acompanhe a leitura deste artigo que preparamos!

 

O que é Agile?

Para começar, vamos falar sobre o que é, afinal de contas, agilidade no mundo do trabalho. Trata-se de uma forma de atuar profissionalmente que potencializa e incentiva uma gestão alinhada às novas demandas e perspectivas das relações corporativas.

Podemos entender, então, como uma maneira de trabalhar que desperta e organiza, que une a teoria e a prática com dinamismo, profundidade e agilidade.

No entanto, é preciso estar ciente de que, como falamos na introdução deste artigo, não se trata apenas de velocidade, mas de valor agregado na entrega e da capacidade de se colocar diante da instabilidade. Isso porque, no mundo atual, a instabilidade é frequente no cotidiano das organizações e é fundamental ter segurança e domínio das atividades para, justamente, ser flexível e ter tempo para reprogramar a rota.

As equipes de agilidade, quando estão executando sua função, atuam para a necessidade de errar rápido, aprender rápido e entregar valor constantemente. Para assim conseguir colher informações, receber feedbacks e mostrar o seu valor.

Outro fator fundamental quando se trata de se tornar um profissional da agilidade é se a pessoa está disposta a assumir erros, pois, na agilidade, os pequenos erros são incentivados internamente pelas empresas, com o objetivo de auxiliar no aprendizado e no aprimoramento de um ambiente de inovação.

Além disso, é fundamental que haja na empresa uma cultura ágil construída em conjunto com seus colaboradores. Uma pessoa sozinha não dará conta se o pensamento e a prática não forem coletivos.

 

O que são as certificações da carreira Agile e o que é preciso saber sobre elas?

Vamos agora seguir com nossa jornada Agile e entender que, para que essa transformação ocorra nos espaços corporativos, há, para além da cultura formada e disseminada,  ferramentas, programas e outros recursos modernos – como o Scrum – que estão à disposição dos profissionais interessados em adquirir o conhecimento e  a prática ágil.

Dessa forma, para adquirir tanto o conhecimento quanto o domínio desses recursos, existem as formações e certificações. Mas o que são certificações e quais eu preciso fazer para ser um profissional especialista em Agile?

As certificações são o reconhecimento formal do conhecimento adquirido pelos profissionais em relação aos princípios e habilidades com técnicas ágeis. Podemos entendê-las como um selo, um carimbo, que identifica que a pessoa teve acesso aos recursos para se tornar um agente de transformação ágil.

As certificações podem abraçar muitas abordagens de Agile, como o Exin, e fazem parte da jornada de formação que citamos anteriormente.

 

Mas, por onde começar para entrar no mundo Agile

Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN

Como primeiro passo para entrar no mundo Agile, é fundamental que o profissional tenha uma base bem estruturada. E, para isso, ele pode começar pelo curso Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN, oferecido pela Fundação Vanzolini. Esse curso propicia uma experiência com as principais ferramentas Agile para se adquirir fluência diante delas.

Com o Scrum, pretende-se formar um profissional que sabe fazer planejamento, prioriza a ordem das etapas, com foco na redução dos custos operacionais, e que tem conhecimento estratégico sobre trabalho.

O curso tem, ainda, aplicação prática e consenso de estudo de caso, conforme avaliação prévia e interesse dos alunos e alunas, visando promover o entendimento quanto à aplicação de ferramentas ágeis, em especial, o framework Scrum, em todo tipo de empresas (serviços, comércio ou indústrias).

Então, nessa formação, profissionais aprendem a:

  • Reconhecer e se direcionar para as melhores práticas e conteúdo da certificação em Scrum Foundation;
  • O que é o framework ágil;
  • Quais são as práticas ágeis de mercado;
  • O que é a agilidade.

Assim, você já sai especialista em conhecimento ágil e, a partir desse ponto, pode optar pelo aprofundamento que melhor se encaixa ao seu propósito na carreira Agile.

Desse modo, o curso Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN é uma preparação para voos mais altos e obtenção de certificações, como, no caso, a EXIN que conheceremos mais a seguir.

 

Agile Scrum Master – Formação para um verdadeiro Scrum Master

No entanto, antes de explicar sobre a Exin, vamos falar de dois passos seguintes possíveis na jornada na carreira Agile.

Um caminho possível é a formação em Agile Scrum Master, indicado para um perfil de líder servidor, que gosta de trocar, compartilhar e disseminar seu conhecimento.

Esse curso, também oferecido pela Fundação Vanzolini, tem como foco a formação de líderes com esse engajamento. Com o papel de serem disseminadores da cultura ágil e verdadeiros agentes de mudanças.

As ações de um Scrum Master são voltadas para a valorização de pessoas e processos, e para o alcance mais rápido de resultados com valor agregado.

Além de ser um agente transformador, o profissional certificado com Scrum Master amplia suas possibilidades na carreira, pois se trata de uma formação bastante requisitada no mercado atualmente.

Então, nessa formação, profissionais aprendem:

  • Uma ampla visão da função dentro do framework Scrum e de como ela se conecta aos processos, ao PO e ao time, para gerar valor ao cliente e ao negócio;
  • Agile Scrum –  Product Owner

Aqui, temos um aprofundamento na carreira Agile, que é indicada para profissionais que tenham mais aptidão para os negócios e que tenham como foco a elaboração de produtos, serviços e funcionalidades.

Trata-se da formação em Product Owner, que traz o conhecimento essencial para que os profissionais, ainda durante o curso, possam desempenhar um papel cada dia mais estratégico e menos operacional, tornando-se verdadeiros product champions.

Nele, você irá aprender:

  • Gestão Ágil: conhecimento em gestão ágil de produtos, dirigido por valor, focando na maximização do Retorno sobre o Investimento (ROI), otimizando o Custo Total de Propriedade (TCO) e ensinando como se beneficiar da agilidade para obter melhores resultados;
  • Destaque no Framework Scrum: responsável por decidir o que será ou não feito, bem como ser o elo entre o time de desenvolvimento e os demais envolvidos no projeto.

 

O que é a certificação EXIN?

Por fim, vamos à compreensão do que é a certificação EXIN, que a Fundação Vanzolini oferece (e para a qual também oferece cursos preparatórios).

Bem, EXIN é o nome de uma empresa de origem holandesa, que oferece certificações para profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) pelo mundo todo.

A EXIN é responsável também pelo credenciamento de organizações que atuam na área de treinamento em TIC e no desenvolvimento de materiais para essas capacitações.

Profissionais com a certificação EXIN possuem reconhecimento formal de seu conhecimento a respeito do universo Agile, das ferramentas, cultura e recursos que o compõem.

Além disso, há algumas informações importantes a serem esclarecidas sobre a EXIN:

 

Obtenção da certificação EXIN online

É possível fazer a prova EXIN de forma online. O exame para obter a certificação pode ser feito em qualquer lugar, horário e dia. Trata-se de um meio seguro e confiável, que permite um acompanhamento em tempo real do candidato para a realização de um exame que valida e verifica seus conhecimentos e sua experiência no assunto, por meio do uso de câmeras e áudio.

 

Certificação essencial para um profissional

As certificações são importantes para instituições e para profissionais que desejam melhorar processos, produtos e serviços. O reconhecimento formal agrega valor, gera mais confiança e segurança na relação entre os envolvidos.

A maior parte das instituições busca por funcionários com certificação EXIN, pois ela é como um medidor, que indica a qualificação e os requisitos necessários para as demandas que exigem maior especialização em projetos.

Agora que você já sabe sobre os passos para iniciar sua jornada na transformação ágil, acesse os cursos Agile da Fundação Vanzolini, invista na sua carreira Agile e tenha acesso às formações e às certificações mais renomadas da área. 

 

ENTRE EM CONTATO

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×