Fundação Vanzolini

Scrum Master, Product Owner e Agile Coach: como se preparar para carreiras ágeis?

16 de dezembro de 2021 | 8min de leitura
Compartilhe:

A transformação digital está mais acelerada do que nunca e a necessidade cada vez mais urgente de gerar valor para clientes e consumidores não permite mais que as empresas lancem mão de modelos engessados, centralizados e autocentrados.

Sendo assim, não há mais saída: organizações precisam de maneiras mais inteligentes, adaptáveis e eficientes de responder às mudanças e entregar produtos e serviços que sejam, de fato, relevantes para a vida das pessoas.

A partir das metodologias ágeis é que se destravam portas para que negócios prosperem na era digital e na Indústria 4.0, criando também novas áreas de conhecimento para serem aproveitadas por profissionais que desejam trilhar carreiras sustentáveis.

Neste ano, o Fórum Econômico Mundial divulgou a atualização do relatório Jobs of Tomorrow (Empregos do Amanhã), elencando grupos de profissões que estarão em alta em um futuro próximo. Entre os sete grandes setores estão: inteligência artificial e dados, engenharia e computação em nuvem e desenvolvimento de produtos.

É nesta área, especificamente, que se destacam as carreiras relacionadas ao Scrum, como Product Owner, Agile Coach e Scrum Master.

O ano era 2001 quando o Manifesto Ágil foi lançado, como forma de estabelecer um marco para uma nova mentalidade estratégica de gestão de projetos nas empresas.

Originalmente aplicado à área de tecnologia, a metodologia ágil foi, com o passar do tempo, sendo incorporada como modus operandi das organizações como um todo e, hoje, está em plena ascensão no mundo dos negócios. Com diversas ramificações, o Scrum é uma das mais evidentes e utilizadas, em todos os tipos de segmentos, da área de TI ao Marketing.

Em abril de 2020, o LinkedIn apontou que na plataforma havia mais de 600 oportunidades de emprego destinadas às funções de Agile Coach, Scrum Master e Product Owner no país e, conforme aponta o relatório do FEM, a tendência é de aumento da demanda por tais profissionais.

Porém, ironicamente, o Brasil, assim como o mundo, enfrenta uma onda de escassez de talentos, ou seja, existem vagas, mas encontrar pessoas qualificadas para ocupá-las é um desafio.

Se você quer se preparar desde já para as oportunidades e construir sua carreira a partir de profissões que proporcionam mais chances de empregabilidade, confira o que são, o que fazem e quais as habilidades centrais para atuar como Product Owner, Scrum Master e Agile Coach. Acompanhe!

Product Owner

Também conhecido como P.O, o Product Owner é peça-chave para a engrenagem do Scrum ser efetiva. Isso porque seu papel é gerar valor, no sentido de desenhar a solução, conduzir os sprints (principal evento do Scrum, que reúne o time para o desenvolvimento focado de um projeto), garantir que as necessidades do cliente e do consumidor sejam contempladas, integrar as pessoas da equipe e ser o elo entre negócio e produto.

Além de dominar os conceitos e as práticas das metodologias ágeis, ao ser esta figura que media, cria e direciona, é preciso que a pessoa desenvolva e aperfeiçoe habilidades como:

• Comunicação clara, objetiva e engajadora;
• Empatia para alcançar uma visão das necessidades, especialmente dos usuários da solução;
• Organização para criar um plano eficiente de desenvolvimento;
• Compreensão da perspectiva macro do projeto;
• Análise e entendimento profundo sobre o negócio do cliente;
• Tomada de decisão sobre as prioridades e as entregas do projeto;
• Negociação com os envolvidos, seja com a equipe ou cliente.

Para você que se identifica com essa função e quer ingressar no mercado com conhecimento sólido e atualizado, junte-se às turmas do curso Agile Scrum – Product Owner.

As aulas focam em apresentar a forma ágil de pensar, responsabilidades do P.O, gestão de projetos complexos e como agregar valor às soluções. O conteúdo ainda vem acompanhado da experiência de especialistas, como Paulo Almeida, Digital Product Specialist, e o professor Roberto Marx, doutor em Engenharia de Produção pela USP. Ao final do curso, você ainda pode realizar a prova para garantir o certificado EXIN Agile Scrum Product Owner.

Scrum Master

Ao lado do P.O, o Scrum Master também atua de forma estratégica no framework. Conforme indica o Guia do Scrum, esta pessoa é a responsável por ensinar e ajudar a desenvolver a metodologia.

Uma boa definição é a de um líder-servidor, representando a conexão entre quem planeja e quem executa o projeto, e cuidando para que a gestão ágil seja colocada em prática adequadamente. Contribuir para que as pessoas se organizem, se gerenciem e se mantenham motivadas, além de resolver obstáculos que possam impedir o progresso do projeto também são atribuições do Scrum Master.

Essa posição também pode ser entendida como um disseminador da cultura ágil nas empresas, ou seja, é quem domina os conhecimentos do Scrum e métodos ágeis e partilha essa abordagem com os demais. É por isso que esta é uma carreira altamente requisitada, visto que as organizações compreenderam que a metodologia ágil não é apenas uma forma operacional de trabalho, mas, sim, uma mentalidade a ser traduzida nas ações do dia a dia.

Se esta é a carreira que faz brilhar os seus olhos, assim como o Product Owner, é necessário conhecer profundamente as metodologias ágeis, além de articular ações relacionadas à:

• Gestão de pessoas: ser capaz de identificar talentos e potenciais da equipe, gerenciar conflitos e acolher necessidades do time;
• Liderança-servidora: ser acessível e prestativo no suporte à equipe e contribuir para o desenvolvimento e aprendizado das pessoas;
• Resolução de problemas complexos: ser ativo para dissolver situações que se apresentem como empecilhos ao longo do projeto;
Adaptabilidade: compreender os melhores caminhos para o desenvolvimento dos projetos, de acordo com as situações que surgirem e necessidades descobertas no processo.

Enxerga nesta carreira novas portas abrindo para sua jornada profissional? Inicie sua formação com o curso Agile Scrum Master – Formação para um verdadeiro Scrum Master.

Em uma trilha de 16 horas, você aprenderá sobre como este profissional atua, sobre a estimativa, o planejamento, o monitoramento e o controle ágeis, e como adotar a mentalidade ágil na prática diária. Ou, ainda, você pode se preparar para alcançar um novo nível na carreira com o curso Agile Scrum Foundation – Preparatório para a certificação EXIN, o qual traz conceitos avançados que levam ao certificado – que tem importante reconhecimento no mercado.

Agile Coach

Em uma escala de experiência, o Agile Coach é quem está no seio da transformação ágil das empresas. É esta a pessoa que age como um facilitador, que carrega conhecimento suficiente para treinar equipes em metodologias ágeis e supervisionar o desenvolvimento de times, contribuindo, assim, para uma verdadeira mudança de paradigma nas organizações.

Nessa posição, além de ter um repertório robusto com métodos ágeis, como Scrum, Lean e Kanban, as habilidades interpessoais são extremamente importantes. A atuação será em contato com equipes e lideranças que, por vezes, podem ser resistentes às mudanças – especialmente aquelas que desconstroem cadeias de comando.

Como cada empresa pode ter uma necessidade diferente em termos de treinamentos para ingressar ou aperfeiçoar as metodologias ágeis, a carreira de Agile Coach pode se dividir em:

• Coaches técnicos: são aqueles que orientam e estão ao lado da equipe de execução e desenvolvimento do projeto;
• Coaches de processos: são profissionais que lideram equipes ágeis e cuidam para que a metodologia seja cumprida;
• Coaches não-diretivos: são focados em mentorias individualizadas para pessoas do time ou em contribuir para a solução de um problema específico relacionado à metodologia.

Se você já tem formação e experiência com Scrum e outros métodos ágeis, pode se tornar agente de transformação com o curso Agile Coach da Fundação Vanzolini. Entre os tópicos abordados estão técnicas de facilitação e mentoria, formação e condução de times, gestão de conflitos e construção de múltiplas equipes.

As aulas são ministradas pelos especialistas: Anderson Sales, Rodrigo Silva e Paulo de Almeida – aqui você pode ouvi-los falando sobre a carreira e já se preparar para o conteúdo.

A crescente e acelerada digitalização do mundo traz desafios, mas também oportunidades de crescimento e, certamente, a jornada profissional conectada às metodologias ágeis são uma forma de estar à frente. Conte com a Fundação Vanzolini para se desenvolver, com conhecimento superatualizado, professores que são referências no mercado e estrutura de ensino comprometida com a excelência.

Conheça o nosso conteúdo gratuito, em vídeo, sobre Métodos Ágeis:

Webinar | Kanban como otimizar a gestão utilizando esse método

Conheça os diferentes cursos oferecidos pela Fundação Vanzolini na área de Agile.

Posts Relacionados