Fundação Vanzolini

Customer Success e Gestão da Qualidade: estratégias complementares para reter clientes

23 de junho de 2025 | 9min de leitura
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Estratégias como Customer Success (Sucesso do Cliente) e Gestão da Qualidade destacam-se como ferramentas indispensáveis para construir relacionamentos duradouros e lucrativos com os clientes.

Alcançar o sucesso é fácil, difícil é mantê-lo. Manter uma clientela fiel é tão – senão mais – importante quanto conquistar novos clientes. Isso porque clientes fiéis não apenas geram receita recorrente, como também se tornam defensores da marca, atraindo novos consumidores por meio da propaganda boca a boca e de avaliações positivas.

Neste artigo, vamos explorar a sinergia entre Customer Success e Gestão da Qualidade, demonstrando como a combinação dessas duas abordagens pode impulsionar a retenção de clientes e gerar resultados expressivos. Acompanhe e leitura!

Customer Success x atendimento ao cliente: qual a diferença?

Os dois conceitos parecem iguais, mas não são. Eles guardam diferenças importantes, que precisam ser compreendidas para que se possa extrair o melhor de cada um.

No episódio do Vanzolini Cast, Transformando a experiência do cliente: Estratégias, qualidade e tendências, com os professores da Fundação Vanzolini, Douglas Domingues e Fernando Pavan, Domingues explica que, o customer success é uma estratégia diferenciada, que chega com a proposta de observar o cliente antes dele se tornar cliente. “No momento em que ele está comprando, depois eu cuido dele enquanto ele está na minha base, para que ele faça novas compras e para que ele se mantenha comigo. Então, o customer success vem com esse cuidado“.

Já o atendimento ao cliente é mais reativo e muito presente no pós-venda, diferente do customer success, que tem uma atitude mais proativa.

Ou seja:

  • Atendimento ao Cliente: é uma abordagem reativa, que entra em ação quando o cliente já enfrenta um problema. Seu foco é resolver o problema apresentado, restabelecendo a satisfação do cliente.
  • Customer Success: é uma abordagem proativa, que busca antecipar as necessidades do cliente, guiá-lo em sua jornada e garantir que ele alcance seus objetivos com o produto ou serviço. O foco é o sucesso contínuo do cliente, construindo um relacionamento duradouro e lucrativo.

Para ilustrar essa diferença, podemos pensar na seguinte situação:

  • Atendimento ao Cliente: o cliente entra em contato com o suporte técnico para relatar um problema com o produto. O atendente registra o chamado, diagnostica o problema e fornece uma solução.
  • Customer Success: o Customer Success Manager (Gerente de Sucesso do Cliente) monitora o uso do produto pelo cliente e identifica que ele não está utilizando um recurso que poderia otimizar seus resultados. O CSM entra em contato com o cliente, oferece treinamento e acompanhamento, garantindo que ele utilize o recurso de forma eficiente e alcance seus objetivos.

O papel da Gestão da Qualidade na jornada do cliente

Na jornada de fidelizar clientes, como vimos, o Customer Success adota uma abordagem proativa, antecipando as necessidades dos clientes e guiando-os em direção ao sucesso.

Em sinergia com essa atuação, temos a Gestão da Qualidade, que assegura que todos os pontos de contato com o cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda, sejam marcados pela excelência. O foco está em estabelecer um relacionamento positivo com cliente e na garantia de que os objetivos dele com a empresa sejam alcançados.

A Gestão da Qualidade está em todo o processo, não só na fase de pós-venda e de sucesso do cliente“, destaca o professor Douglas Domingues, no Vanzolini Cast.

Dessa forma, a qualidade não se limita ao produto ou serviço, mas inclui toda a experiência do cliente com sua marca.

Assim, ao adotar uma abordagem orientada à qualidade, a empresa pode identificar e eliminar “pontos de atrito” na jornada do cliente, garantindo uma experiência fluida e satisfatória. Isso inclui:

  • Apresentação da solução: clareza nas informações, atendimento personalizado, demonstração do valor do produto ou serviço;
  • Implementação: suporte técnico eficiente, treinamento adequado, acompanhamento personalizado;
  • Uso: monitoramento do uso, identificação de oportunidades de melhoria, oferta de recursos adicionais;
  • Pós-venda: suporte contínuo, resolução de problemas, coleta de feedback.

Portanto, a Gestão da Qualidade não apenas apoia a estratégia de sucesso do cliente, mas é um pilar essencial para garantir que as expectativas dos clientes sejam atendidas e superadas ao longo de toda a sua experiência com a empresa.

Indicadores de satisfação: como medir a “saúde” do cliente

Para que a jornada do cliente com a marca seja de sucesso, é fundamental acompanhar seus passos e monitorar sua “saúde”, para identificar problemas precocemente e tomar medidas corretivas antes que a insatisfação se instale.

Para isso, existem métricas e indicadores que podem ser usados pelas empresas tanto no Customer Success quanto na Gestão da Qualidade, e que são capazes de refletir o sentimento do cliente enquanto ele faz sua travessia. Entre elas, podemos destacar:

  • NPS (Net Promoter Score): mede a probabilidade de o cliente recomendar a empresa a outras pessoas;
  • CSAT (Customer Satisfaction Score): mede a satisfação do cliente com um produto, serviço ou interação específica;
  • Churn rate: mede a taxa de cancelamento de clientes;
  • Tempo de resposta: mede o tempo que a empresa leva para responder às solicitações dos clientes.

Cruzar esses dados com ações práticas de melhoria permite identificar áreas de oportunidade e implementar soluções eficazes para aprimorar a experiência do cliente.

Metodologias e boas práticas aplicáveis para fidelização dos clientes

Como realizar o Customer Success? Diversas metodologias, ferramentas e boas práticas podem ser aplicadas para aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o sucesso da marca junto aos seus consumidores.

Entre elas, temos:

  • Abordagens ágeis: permitem responder rapidamente às mudanças nas necessidades dos clientes;
  • PDCA (Plan-Do-Check-Act): ciclo de melhoria contínua que promove a identificação e resolução de problemas;
  • Six Sigma: metodologia que tem por objetivo a redução da variabilidade e o aumento da qualidade dos processos.

Integrar essas metodologias com estratégias de Customer Success permite identificar e eliminar gargalos na experiência do cliente, garantindo um relacionamento duradouro e lucrativo

O Customer Success + Qualidade: uma dupla poderosa para a retenção de clientes

A sinergia entre o Customer Success e a Gestão da Qualidade resulta em uma experiência integral na jornada do cliente.

Enquanto o Customer Success acompanha o cliente em sua jornada, a Gestão da Qualidade garante consistência e excelência nos processos, proporcionando uma experiência positiva e satisfatória em todos os pontos de contato.

Ao integrar essas duas abordagens, as empresas podem sentir impactos diretos na fidelização e recompra, aumentando o valor do tempo de vida do cliente (customer lifetime value) e impulsionando o crescimento da empresa.

De acordo com reportagem da CNN Brasil, clientes satisfeitos tendem a gastar mais e a fazer compras repetidas. O texto traz uma pesquisa do Shep Hyken, de 2023, que diz que 47% dos clientes pagariam mais se soubessem que receberiam um excelente atendimento ao cliente.

Sendo assim, quando uma empresa se concentra em proporcionar uma experiência excepcional ao cliente, ela cria um vínculo de confiança e lealdade, que se reflete em novas compras e indicações positivas.

Como dominar essas estratégias de fidelização? Conheça os cursos da Fundação Vanzolini

Para que as empresas, instituições públicas e outras organizações possam dominar as estratégias de fidelização de clientes, a Fundação Vanzolini oferece cursos que capacitam profissionais a implementar as abordagens de Customer Success e Gestão da Qualidade.

Customer Experience e Gestão da Qualidade

Conduzido pelo professor Douglas Domingues, o curso EaD ao vivo ensina a pensar como cliente, agir como dono e comunicar como marca ao alinhar a Gestão da Qualidade com a experiência do cliente de forma estratégica, autêntica e mensurável.

Gestão de Customer Success: estratégias para reter e fidelizar clientes

O curso gravado utiliza estratégias de Customer Success e ferramentas de gestão de negócios para criar projetos e planos de ação, capazes de promover o engajamento, a retenção e a fidelização de clientes.

Inteligência Artificial aplicada à Gestão de Relacionamento com o cliente

Voltado para profissionais que desejam desempenhar atividades de gestão de relacionamento com clientes com maior velocidade, praticidade e inovação, o curso ensina caminhos práticos e claros para desempenhar um trabalho com maior qualidade.

A formação oferece recursos de IA para potencializar resultados da empresa e surpreender clientes, afetando diretamente indicadores de qualidade operacional, índice de satisfação e financeiro.

Importante ressaltar que os cursos da Fundação Vanzolini se destacam pela aplicabilidade prática, corpo docente qualificado e cases reais, proporcionando aos alunos o conhecimento e as ferramentas necessárias para transformar a experiência do cliente e impulsionar os resultados da empresa.

Retenção de clientes como estratégia do crescimento sustentável

Manter os clientes fiéis e satisfeitos com a marca não é tarefa fácil, mas é essencial para o crescimento sustentável de qualquer empresa. Essa postura coloca o cliente como foco e exige estratégia, processos bem definidos e conhecimento especializado.

Como aliados, temos as abordagens do Customer Success e da Gestão da Qualidade – pilares complementares para entregar valor contínuo ao cliente. Por meio delas, é possível construir relacionamentos duradouros e lucrativos.

Então, invista no seu desenvolvimento profissional e na transformação da experiência do cliente da sua empresa com capacitação e conhecimento aprofundado no tema.

Acesse o site da Fundação Vanzolini e fale com nossos especialistas.

Para mais informações:

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Assista ao Vanzolini Cast Transformando a experiência do cliente: Estratégias, qualidade e tendências, com os professores da Fundação Vanzolini, Douglas Domingues e Fernando Pavan

Fontes:

Customer Experience: entenda o que é e como melhorar a experiência do cliente

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