Fundação Vanzolini

Fundação Vanzolini capacita servidores para uso racional da energia no setor público

Postado em Certificação | 31 de agosto de 2022 | 2min de leitura
Compartilhe:

A iniciativa foi promovida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) e contou com a participação de mais de 500 servidores públicos das cinco regiões do Brasil

Entre março de 2021 e maio de 2022, uma série de cinco treinamentos regionalizados compôs a Capacitação sobre Eficiência Energética e Economia de Energia no Poder Público.

O curso, estruturado e ministrado pela Fundação Vanzolini, foi desenvolvido com o objetivo de fornecer uma boa noção de eficiência energética a servidores do poder público.

Em cada região, foram oferecidas gratuitamente cerca de 100 vagas para agentes das instâncias municipal, estadual e federal.

“Procuramos passar uma ideia geral, fazer uma provocação, para que esses profissionais possam tentar começar um processo na sua área, no prédio público onde atuam, incentivar uma liderança a buscar a etiquetagem de eficiência energética, por exemplo. A ideia era botar essa semente para eles começarem a pensar com eficiência energética nos projetos do dia a dia”, explica, Paulo Bertolini, gerente de Novos Negócios da Fundação Vanzolini.

Os participantes receberam orientações sobre estratégias de economia de energia elétrica e eficientização energética que podem ser aplicadas em diferentes áreas, como edificações, saneamento e iluminação pública.

Além de uma visão geral sobre a prática da eficiência energética, os módulos do curso abordaram temas de interesse do setor público, entre eles gestão energética, incluindo conceitos da norma de Sistema de Gestão de Energia ISO 50.001; Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica) e Selo Procel Edificações; eficiência energética, tecnologias e equipamentos na iluminação pública; Desempenho Energético Operacional (DEO) e percepção de conforto do usuário para prédios públicos e oportunidades de eficiência energética no saneamento ambiental.

A expectativa é que, a partir de agora, os servidores possam utilizar os aprendizados nas entidades em que atuam, auxiliando na disseminação do uso racional da energia na iniciativa pública.

Confira a reportagem completa

Notícias Relacionadas