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Saúde e qualidade: quais os benefícios da acreditação ONA

Saúde e qualidade: quais os benefícios da acreditação ONA

Todas as instituições de saúde devem prezar pela preservação da vida de seus pacientes, além de contar com um atendimento apropriado e eficiente. Para isso, é necessário gerenciar a qualidade de seus processos.

Neste post, vamos abordar uma metodologia desenvolvida para auxiliar as organizações de saúde a avaliarem seus processos e identificarem melhorias: a acreditação ONA. Também falaremos de seus benefícios e dos desafios para sua obtenção.

Tenha uma boa leitura!

 

Quais são os benefícios de ter uma instituição de saúde acreditada?

A Acreditação é um processo que visa certificar a qualidade da instituição de saúde de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA).

Estes são alguns benefícios da acreditação para as instituições de saúde:

  • Melhoria contínua em processos e atividades;
  • Diminuição do retrabalho e, consequentemente, redução dos custos;
  • Integração de setores e processos, já que a acreditação hospitalar requer que as áreas trabalhem em conjunto, visando objetivos em comum;
  • A obtenção da certificação pode ser utilizada em estratégias de marketing que promovam positivamente a instituição junto ao público;
  • Controle das atividades e compromisso com resultados;
  • Maior credibilidade, já que a instituição começa a ser reconhecida por sua excelência em qualidade;
  • Identificação de pontos fracos e diferenciais positivos;
  • Diferencial competitivo.

 

Quais os níveis de acreditação ONA?

De acordo com o nível de cumprimento das normas e requisitos, a instituição de saúde recebe uma acreditação em três diferentes níveis de certificação:

  • Acreditado (Nível 1): atendimento integral ao conceito de segurança em todos os processos organizacionais;
  • Acreditado Pleno (Nível 2): adicionalmente ao conceito de segurança, inclui conceitos de gestão integrada, alinhando resultados a estratégias e ações para promoção da qualidade por meio de melhoria contínua;
  • Acreditado com Excelência (Nível 3): complementa a acreditação plena com o conceito de excelência em gestão, possui estreito relacionamento com todas as partes interessadas e responsabilidade socioambiental, dentro do contexto da promoção da qualidade, por meio de ciclos de melhoria contínua.

 

O que a instituição de saúde deve fazer para conquistar ou manter as acreditações?

Para aderir ao processo de acreditação, além de cumprir os padrões mencionados anteriormente, a organização deverá estar constituída legalmente há mais de um ano, ter alvará de funcionamento e licença sanitária, além dos demais documentos legais.

Com tudo isso em dia, é possível dar início ao processo de acreditação.

A organização poderá buscar a adequação dos seus processos aos requisitos da ONA e, quando se sentir pronta, chamar uma Instituição Acreditadora (IAC) para ser avaliada, de forma independente, seguindo um processo sistemático e documentado para obter evidências da avaliação, com base nos requisitos do manual da ONA, de forma a compor uma avaliação e determinar se a instituição de saúde está cumprindo, ou não, os padrões de qualidade determinados.

Ou seja, vários de seus processos serão avaliados, bem como a maneira como a instituição faz uso de tecnologias, gerencia sua equipe e, principalmente, como preza pela preservação e cuidado com a vida dos pacientes.

Confira algumas orientações de como se preparar para uma auditoria:

Organizar a equipe interna

O processo de acreditação deverá envolver toda a equipe, já que todos passarão por uma avaliação. Cabe ainda à administração do serviço de saúde dispor de verbas para as adequações necessárias, para o processo de implantação e também para reformar ou adaptar estruturas físicas que precisam estar dentro dos padrões determinados pelas normas de acreditação.

Definir o responsável

É preciso definir quem será o responsável pelo processo, podendo esse ser um membro interno da equipe, devidamente capacitado, ou então um consultor externo.

Esse coordenador terá o papel de acompanhar todo o processo e implementar as alterações necessárias, mantendo também contato direto com a direção da instituição, visando a transparência e agilidade do processo.

Além de um responsável, é importante que um comitê de acreditação seja criado, contando com uma equipe multidisciplinar.

Capacitar a equipe

A acreditação hospitalar exige que os envolvidos tenham o conhecimento necessário para sua aplicação, além de contarem com as ferramentas que são necessárias para seu desenvolvimento. E isso envolve uma capacitação específica da equipe, devendo ser treinados para aplicar práticas como gerenciamento de risco, estratégias, procedimentos e liderança.

Escolher uma entidade credenciadora

A certificação do serviço de saúde deve ser feita por entidades devidamente credenciadas, seguindo a metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação.

A Fundação Vanzolini é uma acreditadora ONA.

Alinhar estratégias

Para que uma instituição seja acreditada, é preciso alterar e adequar uma série de procedimentos que envolvem, não somente a própria organização, mas também parceiros e fornecedores.

Para isso, talvez seja preciso adaptar sistemas de gerenciamento de processos e fazer com que os fornecedores de insumos comprovem a qualidade de seus materiais e equipamentos. Essa necessidade também é válida para outros serviços como lavanderia, limpeza e alimentação.

Usar a tecnologia a seu favor

Durante o processo de avaliação do serviço de saúde, além de práticas que garantem a segurança dos pacientes, itens como softwares de gestão também são avaliados, pois são eles os responsáveis pela estruturação das informações e por assegurar o fluxo interno de dados dos pacientes.

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Fontes:
Empresas e Cooperativas

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