Fundação Vanzolini

Ao completar 25 anos, ApexBrasil ganha selo internacional de qualidade

Postado em Certificação | 10 de agosto de 2022 | 5min de leitura
Compartilhe:

Agência recebe certificado NBR ISO 9001, pela excelência de suas feiras internacionais. Em 2021, a ApexBrasil atendeu 6.392 empresas em ações de promoção comercial.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) recebeu, na sexta-feira (5), a certificação NBR ISO 9001, que comprova a conformidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aos requisitos da norma, em cerimônia realizada na sede da Agência em Brasília, com a presença de colaboradores, diretores e convidados.

A Agência, que neste ano completa 25 anos, atua evidenciando empresas, produtos e serviços brasileiros para o mundo e atraindo investimentos estrangeiros para o País por meio de programas e ações voltadas para diversos setores da economia brasileira.

A certificação NBR ISO 9001 comprova que a Agência melhora seus processos continuamente e desenvolve produtos e serviços que atendem os requisitos de satisfação dos clientes.

Dentre os pontos fortes da ApexBrasil apontados pelo órgão certificador, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, estavam o alto nível de engajamento entre os colaboradores, a robustez da documentação, a transparência de seus atos, o investimento na universalização das capacitações em qualidade e a comunicação organizacional.

O escopo certificado é a promoção de exportação e de internacionalização por meio do atendimento setorial direto às empresas brasileiras na participação em feiras internacionais, um dos serviços oferecidos pela Agência.

Nas feiras de negócios, a ApexBrasil expõe a investidores internacionais os produtos e serviços que as empresas brasileiras têm de melhor, abrindo a possibilidade de expansão de seus negócios, mercados e atraindo parceiros internacionais para ampliação e qualificação da empresa no próprio país, com transferência de know how e de tecnologia e geração de empregos no Brasil.

Assim, a Agência fortalece a imagem do Brasil como parceiro de negócios no exterior e contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira. Em 2022, estão previstas 23 feiras, que levarão as empresas brasileiras para o mundo

Ser certificada pela NBR ISO 9001, faz parte de um dos objetivos do Plano Estratégico da ApexBrasil 2020-2023, que é aumentar a maturidade em governança e compliance da Agência.

Conquistado antes mesmo do previsto, que era 2023, o certificado é um reconhecimento internacional ao trabalho realizado pela Agência, como afirmou o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Roberto Escoto. “A norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, reforça para todos os colaboradores algo que está no DNA da Agência, que é o orgulho de ser ApexBrasil”, reforçou Escoto durante a cerimônia de certificação.

A preparação da Agência cumpriu um rigoroso cronograma, nos últimos dois anos. Em novembro de 2021, foi aprovada a Política da Qualidade, que definiu as diretrizes, responsabilidades e compromissos da qualidade.

O foco da Política da Qualidade é colocar o cliente no centro de todo o negócio. E para auxiliar a Alta Direção nas decisões sobre o SGQ, foi instituído o Comitê da Qualidade.

O certificado é resultado de um trabalho de centenas de colaboradores de diversas áreas, que atuaram incansavelmente para atender às exigências da norma.

Por isso, na cerimônia, em momento de emoção, foram parabenizados por todos os presentes, os colaboradores representantes dos auditores internos da qualidade e das áreas envolvidas no escopo da certificação.

Após essa conquista, outros serviços poderão ser preparados para receber o mesmo certificado. Segundo o diretor de negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza, a Agência tem o serviço de excelência como uma marcante característica. “O reconhecimento vem junto com a celebração dos 25 anos da Agência, muito justo e merecido”, destacou Fiuza, parabenizando todos os colaboradores envolvidos na conquista.

Resultados expressivos

A missão da ApexBrasil é promover a competitividade das empresas brasileiras no exterior e atrair investimentos para o Brasil. Os resultados conquistados ao longo dos últimos anos são frutos de uma série de ações inovadoras, como programas de capacitação, qualificação, promoção, estudos de mercado e projetos desenvolvidos com importantes parceiros.

Atualmente, a ApexBrasil apoia empresas em 57 setores, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. Em 2021, mais de 14 mil empresas receberam apoio da Agência e mais de 10 mil foram qualificadas para exportar. Do total de atendimentos realizados pela ApexBrasil, 53% foram para pequenas e médias empresas.

Em termos de retorno para a economia brasileira, as exportações promovidas no ano passado geraram US$ 77,3 bilhões. Além disso, 35 projetos foram facilitados, com a estimativa de US$13,1 bilhões de investimentos.

A Agência incentiva e conduz a participação de empresas brasileiras em feiras, missões prospectivas e comerciais e rodadas de negócios, entre outras ações de promoção comercial. Dessa forma, em 2021 foram atendidas 6.392 empresas, das quais 38,9% (2.486) são MPEs.

Conheça mais a ApexBrasil

Certificação NBR ISO 9001

Criada pela empresa suíça International Organization for Standardization, a ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e define os requisitos (ferramentas de padronização) para a implantação do sistema em uma organização. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização.

Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados. A validade do certificado é de 3 anos e a organização certificada deve passar por auditorias anuais para garantir a conformidade do sistema de gestão.

» ApexBrasil – Assessoria de Imprensa
Débora Cademartori – (51) 99342.7300
Lorena Quintas- (61) 99951-7175
Roberta Ribeiro – (61) 98119.5709
Victória Salomão – (53) 98448.3045
inpacto.apexbrasil@inpacto.co

Notícias Relacionadas