Definir a visão e estratégia da transformação digital, estabelecer metas claras e mensuráveis, alinhar objetivos de negócios com tecnologia, desenvolver um plano de ação para inovação contínua, comunicar de forma clara e integrar os colaboradores são algumas das principais ações dos CEOs que estão – ou querem estar – na liderança da transformação digital.
O papel do CEO nesse processo de automatização e digitalização dos negócios se mostra central, sobretudo para lidar com as questões relacionadas à cultura organizacional e ao comportamento humano diante do avanço das máquinas.
Quer saber como ser um líder preparado para desempenhar esse papel com sucesso e colaborar para a inovação nas empresas? Então, siga com a leitura deste artigo que preparamos!
A transformação digital deve ser conjugada no gerúndio. Ela está acontecendo, é algo já em curso e as lideranças são as figuras que devem indicar o caminho para que ela ocorra com segurança, eficiência e humanidade.
Isso porque o líder, o CEO, é a pessoa de referência, é para ela que os colaboradores olham para saber por onde e como seguir. O CEO é o farol e, nesse sentido, deve iluminar os benefícios da transformação digital e integrar as pessoas nessa viagem.
O CEO é quem inspira e motiva, e seu papel é também realizar uma transição na forma de pensar e agir para o novo mindset digital, sempre considerando as pessoas ao longo do processo e fazendo da mudança organizacional um movimento fluido e interessante.
Outro papel importante do CEO na liderança da transformação digital é sua possibilidade de alocar recursos e priorizar o investimento em tecnologia. Ele tem esse “poder” em mãos e cabe à liderança entender quais são as ferramentas inovadoras que são estratégicas para o negócio.
Ainda no aspecto financeiro, o CEO não só inicia a transformação digital como é responsável por mantê-la, por garantir transparência e sustentabilidade dos novos processos, para que gerem os benefícios e retornos esperados.
Um relatório de 2023, da McKinsey & Company, mostrou que a aplicação da inteligência artificial generativa em múltiplas indústrias pode movimentar de US$ 2,6 a US$ 4,4 trilhões na economia mundial anualmente.
A pesquisa mostrou também o efeito causado pela transformação na força de trabalho, com a GenAI podendo impactar entre 60% e 70% do tempo dos profissionais, trazendo reflexos diretos para a produtividade e a operação das organizações.
As formas de trabalhar mudam, os processos mudam e os colaboradores podem se sentir ameaçados, assim, a constante disrupção exige que CEOs exerçam uma liderança capaz de examinar o ambiente, identificando os desafios emergentes, as oportunidades que podem existir e determinando quando e como agir para garantir o sucesso da organização.
Mudar não é simples e tampouco fácil, quando se tem algo consolidado já há algum tempo. Por isso, os desafios dos CEO na era digital orbitam entre fatores como resistência à mudança, falta de capacitação e questões éticas.
Veja a seguir os principais obstáculos encontrados pelas lideranças no processo de transformação digital:
Como falamos acima, uma das principais barreiras enfrentadas pelos COs nas empresas é o medo dos colaboradores de perder o emprego – com receio de serem substituídos pela máquina.
Um exemplo de sucesso que une profissionais e tecnologia é do Grupo Soma, formado por nove marcas, e que faturou R$555 milhões no quarto trimestre de 2020.
A empresa saiu de um mercado tradicional do varejo de moda para se tornar um case digital, e a grande ideia veio em investir no omnichannel, permitindo a inserção do “código do vendedor”, possibilitando, assim, que os vendedores ganhem comissão pela venda online. O resultado foi que, em 2020, em um cenário adverso, a base de clientes cresceu 96% no último trimestre, frente a 2019.
No entanto, vale ressaltar que, para o sucesso de uma decisão de negócio, é essencial que haja uma comunicação clara, direta e objetiva entre as pessoas envolvidas. O CEO é o porta-voz e ele deve comunicar a informação de forma a esclarecer e sanar possíveis dúvidas – que podem gerar ansiedade e falta de engajamento do time.
Além de mudar e beneficiar a relação com clientes e o mercado, a IA também pode ser uma aliada dos CEOs que lideram as transformações.
A tecnologia pode ser usada para a própria implementação de novos recursos tecnológicos e para o aprendizado e troca com os colaboradores. Softwares, ferramentas de gestão, CHATGPT e outras ferramentas disruptivas podem colaborar com a liderança no comando das mudanças.
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Fontes:
Bernardo Carneiro: A transformação digital começa pelas pessoas
O que CEOs devem saber hoje sobre inteligência artificial generativa para começar a agir