O avanço acelerado da Inteligência Artificial nas organizações tem gerado impactos tanto nas operações quanto nas relações humanas e isso requer adaptação às novas formas de trabalho e capacitação profissional .
Ferramentas inovadoras estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas e têm provocado uma série de transformações no mundo do trabalho. Saber lidar com os desafios dessas mudanças é um tema de profunda relevância para gestores e colaboradores, sobretudo pela questão humana envolvida.
Neste texto, vamos explorar os desafios da adaptação e estratégias práticas para superá-los. Siga com a leitura e veja como a Fundação Vanzolini pode ajudar no desenvolvimento de uma liderança preparada para a transformação digital com uma capacitação profissional especializada.
A IA está aí e vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Segundo pesquisa da McKinsey, em 2024, 72% das empresas do mundo já adotaram a IA, um avanço significativo comparado aos 55% em 2023.
No entanto, mesmo diante da empolgação em torno da novidade tecnológica, é essencial que as empresas tratem da implementação dessa ferramenta com embasamento técnico e planejamento estratégico, para superar os desafios que uma mudança organizacional de tamanha magnitude pode representar.
Entre os exemplos de barreiras que podem ser enfrentadas por empresas diante do avanço da IA estão:
Entre os principais desafios na adaptação da IA nas empresas, podemos destacar o medo dos colaboradores em relação à perda do emprego. Essa é uma questão sensível, que envolve a vida das pessoas e deve ser tratada com cuidado e atenção.
De acordo com o estudo da Page Interim, unidade de negócio do PageGroup, especializada em recrutamento, seleção e administração de profissionais terceirizados e temporários, 76,6% dos brasileiros acreditam que a IA afetará parcialmente os postos de trabalho na área em que atuam. A pesquisa foi feita entre novembro e dezembro de 2023.
Uma das estratégias para reverter essa crença é a promoção de uma cultura de inovação que integre as pessoas, promovendo encontros, conversas sobre o tema, falando de forma clara e objetiva sobre como a tecnologia pode ser uma aliada e não uma concorrente.
Assim, é possível esclarecer dúvidas e reduzir uma possível ansiedade desencadeada pelo desconhecido, pelo novo.
Investir em educação e treinamento contínuo também é uma estratégia importante para gestores que desejam estimular a inovação entre seus colaboradores. Essa é uma forma de valorizar as pessoas e torná-las mais engajadas no processo de transformação digital.
Além disso, diante da escassez de mão de obra capacitada para as novas tecnologias, as empresas que investem na formação de seus colaboradores acabam por suprir essa demanda de forma interna.
De acordo com a pesquisa “O estado da Inteligência Artificial em 2023: o ano do crescimento explosivo da IA Generativa”, da McKinsey, de olho nos próximos três anos, os entrevistados preveem que a adoção da IA irá transformar muitas funções na força de trabalho.
Eles acreditam que haverá mais colaboradores requalificados do que afastados. Segundo o estudo, quase quatro, em cada dez entrevistados de empresas que já adotaram a Inteligência Artificial, esperam que mais de 20% da força de trabalho seja recapacitada, e 8% afirmam que o número de colaboradores diminua em mais de 20%.
Dessa forma, podemos destacar duas ações significativas por parte dos líderes para adaptação dos profissionais à IA:
A Fundação Vanzolini oferece o MBA em Estratégia e Inovação com Aplicação de IA, como uma solução para capacitação profissional prática e eficaz voltada para líderes do futuro. A formação foca em práticas reais, networking e aplicação imediata dos conhecimentos acerca das novas tecnologias.
O MBA é uma oportunidade para lideranças que desejam enfrentar os desafios da adaptação à IA de forma humanizada, com planejamento estratégico e embasamento técnico. Com o MBA, as lideranças estarão capacitadas para enfrentar os desafios atuais do mercado com uma abordagem prática, moderna e orientada para a inovação.
Vale destacar que o curso também é projetado para que o líder domine as ferramentas e as estratégias, promovendo uma visão diferenciada para criar e liderar soluções inovadoras em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo.
Portanto, o curso oferece aulas voltadas aos principais temas que permeiam o dia a dia dos líderes, com a missão de ser agente da transformação digital:
Com uma grade completa, que abrange de forma completa a liderança na era digital, o MBA em Estratégia e Inovação com Aplicação de IA é um aliado imprescindível para a capacitação profissional voltada à adaptação dos colaboradores à IA.
Saiba mais sobre o MBA e comece a transformar sua organização hoje mesmo:
Quer saber mais? Assista ao VanzoliniCast IA no centro da estratégia: Transformando o presente, criando o futuro, com especialistas da Fundação Vanzolini.
Fontes:
O estado da inteligência artificial em 2023: o ano do crescimento explosivo da IA Generativa
Mais da metade dos profissionais tem medo de perder o emprego para a IA. Como acompanhar os avanços?