O mundo dos negócios tem ganhado novas nuances e contornos, por conta da inovação e das transformações tecnológicas da era digital. Entre as tendências mais atuais na gestão das empresas está o Business Intelligence (BI), um conjunto de ferramentas, capaz de auxiliar na coleta de dados confiáveis, colaborando para maior assertividade na tomada de decisão organizacional.
Dessa forma, conhecer os conceitos e aplicabilidades do Business Intelligence é ter em mãos a possibilidade de gerar melhores resultados, com mais dinamismo, economia e oportunidades.
Assim, com o Business Intelligence, as organizações têm mais chances de destaque e competitividade no mercado atual.
Quer saber mais sobre o BI, suas ferramentas e aplicabilidades? Então, siga com a leitura deste artigo!
O cenário da Tecnologia da Informação
Antes de falarmos sobre o que é Business Intelligence, vamos olhar brevemente para o cenário atual da Tecnologia da Informação. Como falamos anteriormente, as transformações tecnológicas e a inovação têm dado novos formatos ao mundo dos negócios.
Nesse universo cada vez mais digital e inovador, o mercado da Tecnologia da Informação tem ganhado destaque.
Segundo o estudo sobre o Mercado Brasileiro de Software, de 2022, o setor interno de TI teve um crescimento que chegou a 17,4% e atingiu um investimento de R$ 238,2 bilhões, se considerados os mercados de software, serviços, hardware e também as exportações do segmento.
Ainda de acordo com o estudo, em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional enfrentou um aumento de 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. O PIB per capita cresceu 3,9% em termos reais, alcançando o valor de R$ 40.688,00, em 2021.
Dessa maneira, dentro dessa gama de inovações, softwares e hardware está o Business Intelligence, que veremos a seguir o que significa.
BI (Business Intelligence) é um conceito que significa inteligência de negócios e está relacionado a outros conceitos do mundo corporativo, como performance, big data e analytics.
Nesse sentido, o BI corresponde à análise, coleta, compartilhamento e monitoramento dos dados relevantes para a organização.
As ferramentas de Business Intelligence analisam dados históricos e atuais e apresentam as descobertas em formatos visuais intuitivos. Assim, o BI é capaz de revelar insights para tomadas de decisões estratégicas dentro das empresas.
Com o uso da inteligência de negócios, as organizações podem ganhar mais flexibilidade, dinamismo e redução de custos, melhorando seu potencial de competitividade no mercado e a qualidade do produto ou serviço oferecido.
Além disso, com o BI é possível ficar informado, em tempo real, sobre desempenho, tendências, problemas e oportunidades de negócio. Relatórios e dashboards – painéis – interativos também podem ser criados para facilitar a visualização e a compreensão dos dados.
Como exemplo de BI, podemos destacar o Google Analytics, uma plataforma que permite monitorar o tráfego, o comportamento e as conversões dos visitantes de um site.
Sendo assim, com o uso do Google Analytics, a empresa pode saber quantas pessoas acessaram o site, de onde elas vieram, quais páginas visitaram, quanto tempo permaneceram, quais ações realizaram e quais foram os resultados.
Desse modo, as informações obtidas e analisadas por meio da plataforma se tornam aliadas da organização e podem ajudá-la a aumentar as vendas e a medir – com maior precisão – o retorno sobre o investimento. Trata-se, portanto, de uma ferramenta estratégica, de um olhar cuidadoso e orientador.
Os benefícios gerados pelo uso da inteligência de negócios são cada vez mais percebidos e reconhecidos pelas empresas.
Conforme estudo do Mercado Brasileiro de Software, de 2022, o setor de software apresentou crescimento em 2021 de 19,5%, indicando maior utilização por parte das organizações de ferramentas tecnológicas e metodologias como o Business Intelligence.
Como falamos acima, as ferramentas de Business Intelligence atuam na coleta, análise e transformação dos dados e são fundamentais, nos dias de hoje, para ajudar as empresas nas tomadas de decisão estratégicas, na redução das ineficiências, na sinalização de problemas em potencial e na identificação de novas possíveis áreas de crescimento futuro.
Então, entre alguns dos benefícios específicos que as empresas podem ter ao usar o BI incluem:
No entanto, para que os benefícios no uso das ferramentas de BI sejam alcançados, de fato, as empresas precisam contar com profissionais capacitados e com conhecimento no uso e nas aplicações da inteligência de negócios.
Então, para formar pessoas com um entendimento abrangente sobre o campo de Business Intelligence, suas ferramentas, técnicas e aplicabilidades no mundo dos negócios, a Fundação Vanzolini oferece um curso totalmente voltado para o tema.
Acompanhar as tendências da tecnologia é uma maneira de se manter atualizado e pronto para os novos desafios do mundo dos negócios.
Para isso, a Fundação Vanzolini oferece o curso de Business Intelligence, que tem por objetivo proporcionar uma visão mais estratégica do mercado, permitindo que os profissionais entendam não apenas o que está acontecendo em seus negócios, mas também o porquê está acontecendo.
Sendo assim, em um mundo cada vez mais orientado por dados, compreender BI ajuda as pessoas a se conectarem com os desafios e oportunidades atuais que as empresas enfrentam.
No curso, voltado para profissionais interessados em entender os conceitos de Business Intelligence e sua aplicabilidade prática em diversos setores, os participantes vão:
No conteúdo do programa, os alunos terão:
Então, se você deseja conhecer mais sobre BI, expandir as possibilidades na carreira atual ou abrir novas oportunidades de emprego, acesse o nosso site e saiba mais sobre os cursos da Fundação Vanzolini.
A inteligência dos negócios pode transformar empresas e pessoas!
Até o próximo!
Fontes: