Conduta ética e responsabilidade social impulsionam empresas e instituições a cooperarem na construção de uma sociedade mais justa. A Fundação Vanzolini faz muito por isso.
Os programas sociais existem para aprimorar as condições de vida da população e suprir as necessidades específicas de grupos em situação de vulnerabilidade.
Esse conjunto de assistência abrange saúde, habitação, qualificação profissional, renda e sustentabilidade, entre outros aspectos. A proteção social é tão relevante que organismos internacionais a inserem na pauta de Direitos Humanos e no rol de obrigações do Estado.
No Brasil, a maior parte dos benefícios é elaborada para enfrentar a profunda desigualdade social. Esses benefícios incluem programas de habitação popular e transferência de renda, destinados a auxiliar milhões de famílias na garantia de sua alimentação.
No entanto, mesmo com o avanço do investimento social, o país ainda ocupa o segundo lugar no mundo em concentração de renda, um dos principais fatores de injustiça e desigualdade.
Aplicar o conhecimento acadêmico para enfrentar os desafios nacionais. Essa força impulsiona o engajamento social da Vanzolini.
A responsabilidade social é um dever básico dos governos, mas não se limita a eles. Também é praticada por empresas e organizações não-governamentais comprometidas com a ética e a igualdade de direitos, que desenvolvem ações de intervenção social. Entre elas, a Fundação Vanzolini registra um importante histórico de engajamento.
A aplicação dos conhecimentos acadêmicos aos desafios brasileiros é a força que direciona a Vanzolini. Ao longo dos anos, a fundação apoiou iniciativas e forneceu suporte a instituições públicas e do terceiro setor.
Foi o que ocorreu com o curso de Engenharia Comunitária, modelado para formar gestores e líderes na implementação de planos de ação e projetos sustentáveis nas comunidades.
A Vanzolini cooperou com a Fundação Portas Abertas, ONG que capacita dependentes químicos para a reinserção no mercado de trabalho.
Fez parceria com o evento internacional TOM-SP, documentando em vídeo as soluções criadas por empresários e acadêmicos para beneficiar pessoas com necessidades especiais.
A Vanzolini também ajudou a aproximar universidade e sociedade, transmitindo na web as sessões do USP-Talks, que levou ao público temas polêmicos como natalidade precoce, gêneros, drogas e violência.
CINCO PRÊMIOS PARA A TELEFONICA, COM APOIO DA VANZOLINI
A Vanzolini apoia o programa Empresas Iluminadas, que promove parcerias das Casas André Luiz com as empresas atentas à responsabilidade social empresarial. A fundação presta serviços de Auditoria e Certificação à entidade, uma das maiores referências nacionais no atendimento médico-hospitalar e terapêutico às pessoas com deficiências. Ajuda-a a manter 230 mil atendimentos por ano.
Já na Fundação Telefônica, programas de alta relevância social estão nos portais geridos pela Vanzolini, que contribuem para a qualidade da Educação.
O programa Promenino, que tinha como proposta garantir direitos a crianças e adolescentes e erradicar o trabalho infantil, foi premiado cinco vezes, uma delas pela UNESCO a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.