Fundação Vanzolini

O esforço de educar para o trabalho

Postado em Trabalhos realizados | 22 de março de 2021 | 4min de leitura
Compartilhe:

Educar-se para o trabalho é uma urgência para o enorme contingente de jovens e adultos que buscam emprego. A cidade de São Paulo deu prioridade a esse assunto, com a Fundação Vanzolini como parceira.

Vivemos numa época tecnológica, transformadora e cada dia mais exigente. As mudanças que ela traz são estruturais. Mexem com os costumes, criam necessidades, descartam outras, exigem novos conhecimentos e habilidades. Por vezes, cria-se o inusitado no mercado de trabalho. Vagas não são ocupadas por falta de mão de obra qualificada, enquanto as pessoas se qualificam em funções que estão sendo extintas.

Uma pesquisa da CNI-Confederação Nacional da Indústria mostrou que 96% das empresas industriais reclamam da baixa qualificação dos trabalhadores na hora de contratar. Apenas 9,7% dos alunos do Ensino Médio se matriculam em cursos profissionalizantes. Enquanto em Portugal, na França e na Dinamarca, esse índice é superior a 40% e em países como a Áustria e a Finlândia, supera os 70%.

Baixa escolaridade, falta de conhecimentos de informática, pouca ou nenhuma experiência. Milhares de jovens procuram emprego, mas não conseguem, por essas limitações.

Em 2018, na cidade de São Paulo, um tripé de limitações excluía do mercado de trabalho quase 500 mil jovens de 16 e 24 anos: baixa escolaridade, falta de conhecimentos de informática, pouca ou nenhuma experiência. Na mesma época, outra parcela equivalente de paulistanos, sem limite de idade, mas igualmente vulnerável, também procurava emprego.

Os números da Fundação Seade mostravam uma realidade que podia ser transformada com o fortalecimento da qualificação profissional. Foi quando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho decidiu incrementar o atendimento aos cidadãos que buscavam orientação e inserção no mercado. Uma política pública relevante que contou com o apoio da Fundação Vanzolini.

As ações focaram o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, o CATE. Além de potencializar programas de qualificação profissional e empreendedorismo, a secretaria inovou ao implantar uma plataforma de ensino à distância, ofertando cursos para os mais diversos públicos, sem necessidade de deslocamento para uma sala de aula.

A Fundação Vanzolini desenvolveu um portal e um Ambiente Virtual de Aprendizagem com repositório de cursos, vídeos e meios de interação com os jovens. A frente de Sistemas criou ferramentas de apoio à gestão educacional e outra, composta de educadores, modelou o conteúdo dos cursos para a transposição em EaD e fez a curadoria de acervos de parceiros. Mais uma frente, formada por profissionais de comunicação, produziu vídeos educativos, videoaulas e reportagens pautadas nos segmentos com maior propensão de gerar vagas de trabalho.

A Vanzolini também desenvolveu peças animadas para atrair o público via WhatsApp e produziu chamadas, que foram veiculadas nas mídias eletrônicas dos transportes públicos.

DEZENAS DE CURSOS, PARA MILHARES DE INTERESSADOS

Em dezembro de 2019, o Portal do Cate foi aberto ao público com 72 cursos de qualificação profissional em vários campos: Gestão; Empreendedorismo e Trabalho; Economia Criativa; Saúde e Bem-estar; Meio ambiente e Sustentabilidade; Tecnologia; e Gastronomia.

Com a nova prestação de serviços, o portal registrou 680 mil acessos no primeiro semestre de 2020. O isolamento social imposto pela pandemia ampliou a procura dos cursos a distância, que tiveram 60 mil interessados e 19 mil inscritos.

Segundo a OCDE-Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, qualificar profissionais, regulamentar o mercado de trabalho e inovar são condições básicas para sustentar a economia do Brasil nos próximos 50 anos e a cidade de São Paulo enfrenta o desafio com apoio da Fundação Vanzolini.