Fundação Vanzolini

A maratona de inovar a governança

Postado em Trabalhos realizados | 19 de abril de 2021 | 4min de leitura
Compartilhe:

Semear ideias para colher inovações em políticas públicas. Essa é meta dos programas Inovaday e GovJam, desenvolvidos pelo Governo de São Paulo com importante apoio da Fundação Vanzolini

As rápidas transformações mundiais exigem muita reflexão, conhecimento da tecnologia e compreensão dos novos contextos, para estimular ideias e produzir soluções capazes de responder ao vendaval de mudanças. A ultravelocidade contemporânea afeta a todos, mas exige especialmente dos governos, que têm o dever de cuidar de milhões de pessoas. Ao bom governo, agora, não basta apenas a capacidade de gestão. É preciso que ele seja também uma usina de inovações, operando em ritmo acelerado

Para trabalhar a inovação em políticas públicas, o governo de São Paulo criou um comitê gestor, formado por representantes dos três poderes e por instituições parceiras. A primeira iniciativa do grupo surgiu em 2009, com a criação do InovaDay, um encontro aberto para pensar o governo de forma criativa, antecipando tendências, democratizando o debate e buscando soluções de impacto positivo na vida do cidadão.

Desde então, já foram debatidos cerca de 200 temas em encontros mensais, todos eles centrais na pauta mundial dos governos: planejamento estratégico, profissionalização e Inovação tecnológica, nos campos da ciência, saúde, educação, trabalho, energia, ambiente, sustentabilidade e outros.

Buscar inovações de governo, debatendo ideias simultaneamente com milhares de servidores e cidadãos. Um desafio técnico imenso, que a Vanzolini ajudou a resolver.

Em 2015, o governo implantou outro programa inovador — o GovJam —, integrado à estrutura do InovaDay. Essa “jam session de criatividade” reúne times de vários países em maratonas de 48 horas, para pensar soluções de governança pelo método Design Thinking. Assim como o InovaDay, o programa gerou demandas de suporte técnico e logístico, além de produção, gravação e distribuição de vídeos.

Mas havia questões complexas a serem enfrentadas nos programas. Como compartilhar os debates com milhares de servidores estaduais e outros públicos interessados? Que recursos usar para interagir com essa gigantesca plateia? Que mecanismo adotar para medir a demanda de acessos?

Foi para oferecer essas respostas que a Vanzolini iniciou a parceria com o InovaDay, ainda em 2009. A fundação analisou as necessidades de suporte, diagnosticou os desafios e colocou seu time de profissionais em campo. Usando as Tecnologias de Informação e Comunicação, montou uma base de estúdio para compartilhar os eventos, ao vivo, pela internet. O InovaDay passou a ser um programa com acesso presencial e a distância, aferição do público mobilizado e interação via web.

A parceria depois foi estendida aos eventos do GovJam, com a Vanzolini atuando no apoio logístico, assistência de coordenação, criação de pautas e produção de vídeos. As maratonas de 48 horas são integralmente documentadas em vídeo pela fundação, que se encarrega de compartilhar o conteúdo com os grupos de outros países.

SINTONIA COM AS NECESSIDADES CONTEMPORÂNEAS

Desde que foi criado, o Inovaday registra quase 4 mil horas de transmissão. Mais de 23 mil pessoas marcaram presença nas atividades, com participação presencial ou remota. Os conteúdos publicados na internet receberam mais de 50 mil acessos.

As edições anuais do GovJam estão disponíveis no site oficial e recebem acesso intenso de um vasto público interessado.

É assim que a Fundação Vanzolini oferece cooperação técnica para as necessidades de governo, atende aos anseios da sociedade e aprimora a sua sintonia com as demandas contemporâneas.