Fundação Vanzolini

Aprender a empreender

Postado em Trabalhos realizados | 19 de março de 2021 | 4min de leitura
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O sucesso nos negócios exige conhecimentos e o Sebrae.sp oferece a capacitação a micro e pequenos empresários. Por meio de Educação a Distância os cursos estão abertos ao público. Parte importante desse acervo tem a marca Vanzolini.  

O Brasil é o país dos empreendimentos. Cerca de 52 milhões de brasileiros tocam suas empresas e, entre eles, 9 milhões são microempreendedores individuais. É uma nobre responsabilidade apoiar esse enorme contingente de empresários, o que o Sebrae-Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas vem fazendo há quase meio século, com atividades presenciais e online.

O projeto de educação à distância do Sebrae atende 24 por dia e tem se mostrado estratégico para a capacitação em negócios. É uma alternativa para empresários com dificuldade de frequentar uma sala de aula, ou para os que preferem o curso em local e horário convenientes. Em 2016, o Sebrae SP identificou a necessidade de qualificar, organizar e ampliar esse portfólio de cursos para atender novas demandas no contexto paulista. O quadro precisava mudar e o serviço tinha pressa.  

Mas produzir um portfólio de soluções educacionais à distância, abrangendo importantes áreas de negócios, não era tão simples. Os cursos demandavam temas atuais, mais dinâmicos e bem conduzidos, utilizando recursos multimídia e dialogando diretamente com os paulistas. A produção requeria etapas diversificadas em seus processos.

O Sebrae precisava ampliar e diversificar seu portfólio de cursos em EaD. Era preciso mudar muita coisa no ensino remoto. Foi quando a Vanzolini entrou em campo, para apoiar a reformulação.

Eram muitas as tarefas necessárias. Os conteúdos dependiam de modelagem dos profissionais de design instrucional, para a conversão em EaD. Os recursos teóricos precisavam migrar para os storyboards. As propostas audiovisuais pediam roteiros e designs gráficos. O material aprovado exigia a transposição para as mídias digitais e plataformas online. Uma produção que envolvia amplos recursos de comunicação, para atrair o público visado.

Convidada pelo Sebrae SP, a Fundação Vanzolini aceitou a empreitada. Com o suporte das Tecnologias de Informação e Comunicação, produziu mais de 70 cursos, por meio de trilhas de aprendizagem, simuladores, videoaulas, vídeos educativos, talk-shows de negócios, animações, quizzes e e-books.

Os conteúdos, trabalhados no contexto de casos reais, ganharam foco na educação empreendedora e as videoaulas levantaram questões de cada setor estratégico. A saúde financeira das empresas recebeu diagnóstico e tratamento, com instruções de fluxo de caixa, controle de entradas e saídas, projeção de gastos e ganhos.

Outros conteúdos versaram sobre análise da empresa, meta dos negócios, e orientações sobre o comércio exterior.

Conceitos de marketing foram apresentados para alavancar vendas e fidelizar clientes. Debates ampliaram o apoio às boas ideias dos que desejam empreender. Os conhecimentos para gerenciar, inovar, enfrentar os desafios empresariais receberam reforços. Uma série sobre startups, parcerias e investimentos ganhou dimensão.

Enfim, foram milhares de horas de trabalho, realizadas por uma grande equipe multifuncional que envolveu gestores, educadores, técnicos, consultores e profissionais de várias áreas do conhecimento. Um esforço coerente, porque a Fundação Vanzolini e o Sebrae trabalhavam sob o mesmo conceito: “Empreender com sucesso não é questão de sorte, exige preparação”.

MESMO COM A PANDEMIA, O EMPREENDEDORISMO AVANÇA

Os cursos EaD produzidos pela Fundação Vanzolini estão publicados no site do Sebrae SP e podem ser acessados gratuitamente por todos os que buscam educação empreendedora. Os indicativos apontam que as capacitações online vêm ganhando cada vez mais alunos.

O setor apresenta resultados inéditos. Apesar do avanço da pandemia, aumentou o número de empreendimentos em todo no Brasil, que atingiu o maior patamar dos últimos 20 anos. No Estado de São Paulo, as micro e pequenas empresas já movimentam R$ 636 bilhões anualmente.