Fundação Vanzolini

Construção Civil

PBE Edifica

Eficiência energética no centro! Com o PBE Edifica, imóveis residenciais, comerciais, de serviços e públicos são avaliados em seu desempenho energético. Garanta a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) do seu empreendimento, com os níveis de A a E para a eficiência energética de projetos e edificações e contribua para o uso e consumo energético seja mais consciente e eficiente no Brasil! Além disso, os empreendimentos com as melhores classificações também poderão pleitear a emissão do Selo Procel Edificações, caso atendam todas as condições.

Sobre a Certificação

O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações foi desenvolvido em parceria com o Inmetro e Eletrobras/PROCEL para atestar a eficiência energética de edificações, sejam elas públicas, comerciais, de serviços  ou residenciais, de acordo com requisitos técnicos e normas de regulamentação. 

Com este foco, o PBE Edifica etiqueta edifícios com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), a qual estabelece a eficiência energpetica em uma escala de “A” (mais eficiente) até “E” (menos eficiente). A etiquetagem favorece o melhor desempenho energético de imóveis e construções e estimula o consumo sustentável de energia. 

Escopo completo de etiquetagem com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini

 

Desde 2014, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini é um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) para realizar a avaliação e prover a etiquetagem do PBE – Edifica, abrangendo todos os escopos possíveis do programa, em todas as metodologias (Método Prescritivo e Método de Simulação), em todas as fases (Fase Projeto e Fase Edificação Construída), e para edifícios de todas as tipologias e finalidades cobertas pelo programa (comerciais, de serviços, públicos e residenciais). 

Veja os números da Fundação Carlos Alberto Vanzolini na avaliação e na certificação para o Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações.

923 ENCEs do PBE Edifica concedidas*

 

*: dados até dez/23

Como obter a etiquetagem PBE Edifica? Confira os principais passos

Solicite a proposta de etiquetagem pelo e-mail certific@vanzolini.org.br ou, em caso de dúvidas, envie um e-mail para  pbe@vanzolini.org.br ou pbeedifica@vanzolini.org.b

Após todos os esclarecimentos, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini emitirá uma proposta técnica-comercial

Envio de toda a documentação necessária pelo cliente

Planejamento e a realização da inspeção

Emissão do relatório e aprovação da Comissão Técnica

Emissão da etiqueta e comunicação ao Inmetro.

Todo o processo segue as regras do Manual da Qualidade da Fundação Vanzolini, em conformidade com a NBR ISO 17020, verificado periodicamente por auditorias do Inmetro/Cgcre, para a manutenção da acreditação. 

Por que escolher a Fundação Vanzolini?

Pioneira em certificação no Brasil e referência no exterior
Criada e gerida por professores do departamento de Engenharia de Produção da POLI-USP
Comprometida com o desenvolvimento sustentável do país
Mais de 400 auditores e especialistas no Brasil, América do Sul, Europa e Ásia
Auditoria de riscos frequente para avaliação de imparcialidade dos avaliadores
Portfólio com mais de 70 normas de certificação nacional e internacional.

Outras Certificações de Construção Civil