Fundação Vanzolini

USP

Universidade de São Paulo

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

 

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli) tem mais de um século de história, formando gerações de engenheiros que têm se destacado não só em suas especialidades profissionais, mas também na vida política do País e na administração de empresas e de órgãos públicos. Fundada em 1893, a então denominada Escola Politécnica de São Paulo foi incorporada à USP em 1934; hoje ela é referência nacional e considerada a mais completa faculdade de Engenharia da América Latina.

Um dos idealizadores do Departamento de Engenharia de Produção e da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Rui Aguiar da Silva Leme era professor da Poli. Bem como o professor que nomeia a Fundação, que foi professor catedrático da cadeira de Economia, Estatística e Organização Industrial (Cadeira19), germe em torno do qual foi montado o PRO.

Saiba mais sobre a Poli-USP: https://www.poli.usp.br/

 

Departamento de Engenharia de Produção (PRO)

A Fundação Vanzolini foi criada e atualmente é gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP), para melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável do Brasil.

Criado há mais de 50 anos, o Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) vem consolidando, ao longo do tempo, íntima relação com o processo de desenvolvimento industrial brasileiro. 

Atualmente, as atividades e os interesses do  PRO estão em constante transição e modernização, acompanhando as demandas do mercado e acadêmicas, passando portanto a valorizar cada vez mais suas atividades de pesquisa, processo que impõe mudanças significativas e exige constante vigilância, para que não se percam as características de ensino profissionalizante que são intrínsecos a uma escola de Engenharia.

Saiba mais sobre o PRO:https://pro.poli.usp.br/institucional/