No dia 13 de fevereiro de 2025, tivemos a honra de entregar ao Zoológico de São Paulo, um dos maiores e mais importantes centros de conservação e reprodução da fauna no Brasil, uma nova e importante certificação: a ISO 45001:2018, voltada para a gestão de saúde e segurança no trabalho. O título foi atestado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, após processo de auditoria.
O novo certificado se soma às ISOs 14.001:2015 e 9.001:2015 que dispõem, respectivamente, sobre os processos ambientais e de gestão de qualidade da instituição e coloca o Zoo São Paulo como único do país a obter os três certificados.
De acordo com Bruno Casagrande, gestor da Fundação, houve um salto de qualidade nos trabalhos do Zoo São Paulo desde 2022: “se tivesse uma certificação em termos de nível, [o Zoo] sairia do bronze para o ouro ou Platinum. Os relatórios de auditoria apontam inclusive a resolução rápida de problemas com o intuito de melhorar a satisfação dos visitantes” explicou.
Para o CEO da instituição, Kiko Buerger, “esse é resultado de um projeto de meses, reflexo de um trabalho realizado por todos. Ainda temos muito trabalho pela frente, pontos para evoluir. Estamos acelerando obras, novos projetos e isso não seria possível sem a ajuda de todos os colaboradores, os quais quero parabenizar por essa conquista”, celebrou.
A ISO 45001:2018 é um padrão internacional que visa ajudar organizações a melhorar o ambiente no trabalho, promovendo ações para prevenir acidentes, melhorar a saúde dos colaboradores e mitigar riscos. Para o Zoológico de São Paulo, que opera em um ambiente repleto de desafios, como o manejo de animais sob cuidados humanos e a gestão de grandes áreas verdes, a aprovação da certificação é um marco importante.
Para obter resultados positivos, o Zoológico conta também com um sistema de gestão integrada (SGI), fundamental na otimização dos processos e integração dos setores.
O SGI proporciona uma abordagem unificada para o gerenciamento de diferentes áreas, como qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho. Além disso, a integração do sistema permite melhorar a eficiência e garantir conformidade com normas e regulamentações.
O Zoológico de São Paulo, o Simba Safári e a Fazenda Zoo, já possuíam as certificações ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 que também foram renovadas. Com a ISO 45001:2018, o parque agora formaliza o compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores, buscando oferecer um ambiente seguro e saudável para todos.
A certificação representa a conformidade do Sistema de Gestão Integrado da organização com os requisitos internacionais estabelecidos pelas referidas normas, evidenciando a maturidade da gestão e o compromisso com a melhoria contínua.
Essas certificações, reconhecidas em mais de 150 países, reforçam a reputação da organização e a posicionam como referência em gestão integrada no setor ambiental e educacional.
Com mais de cinco décadas de atuação, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini é reconhecida pela excelência na condução de auditorias e certificações, sempre com um olhar técnico, humano e transformador. Para nós, a entrega dessas certificações não é apenas o fechamento de um ciclo, mas a renovação de um compromisso com a qualidade e a sustentabilidade.