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A importância da ISO 9001 na era da Transformação Digital

Postado em Certificação | 7 de novembro de 2024 | 7min de leitura
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Negócios e tecnologia nunca andaram tão juntos como agora. A era da Transformação Digital tem revolucionado o modo de trabalhar, produzir e consumir, e, hoje em dia, é praticamente impossível pensar no sucesso de uma empresa sem pensar em inovação.

As soluções tecnológicas permeiam todos os setores e são aliadas importantes na competitividade e na sustentabilidade dos negócios.

Nesse processo de digitalização, a ISO 9001 é uma importante ferramenta, capaz de garantir que a Transformação Digital ocorra em paralelo com a manutenção da qualidade e da eficiência nos processos organizacionais.

Se você é um gestor ou atua em uma empresa que está em processo de transformação digital e está interessado em sistemas de gestão da qualidade e certificações, siga com a leitura deste artigo!

ISO 9001, sua evolução ao longo do tempo e importância para as empresas

A ISO 9001 é uma norma de qualidade que determina padrões e processos para obtenção de um produto ou serviço de alta satisfação. Desse modo, um produto ou objeto que possui esse selo tem a chancela da qualidade em sua fabricação. Não à toa, ela é uma das normas mais procuradas no Brasil.

Criada em 1987 pela International Organization for Standardization (ISO), a ISO 9001 foi desenvolvida para corrigir deficiências da norma britânica – a norma BS5750 – e se tornar um padrão internacional.

Vale destacar que, ao longo dos anos, a ISO 9001 sofreu mudanças, se adaptando às novas realidades e refletindo as melhores práticas de gestão de cada época. Em 2012, a ISO adotou a Estrutura de Alto Nível (HLS) para facilitar a compatibilidade entre diferentes normas de sistemas de gestão.

Portanto, a ISO 9001 é uma norma de gestão que olha para a otimização de processos e o desenvolvimento ágil de produtos e produção, com qualidade e foco em atender às necessidades dos clientes.

A ISO 9001 é, sem dúvidas, de grande importância para as empresas, pois se trata de um reconhecimento para as organizações que seguem os padrões exigidos e que assumem um compromisso de qualidade perante o mercado.

Com o selo ISO 9001, as organizações ganham eficiência e competitividade, além de mais robustez, inclusive, para o processo de Transformação Digital.

Transformação Digital e sua aplicação nas empresas

A Transformação Digital é um processo de adoção e implementação de tecnologias digitais por parte de uma empresa, envolvendo a maioria das áreas e incluindo uma mudança de cultura organizacional.

Ou seja, a Transformação Digital não se resume a adquirir softwares e novas ferramentas tecnológicas, ela diz respeito também a uma mudança de mentalidade.  Afinal, o comum é que se passe anos e anos fazendo as atividades do mesmo jeito e, quando chega algo novo, é preciso se adaptar, ajustar e dar o tempo necessário para que todo aquele organismo passe a trabalhar de outra maneira.

Por essa razão, é tão importante contar com uma base bem estruturada de gestão de pessoas e processos, adquirida com a ajuda da ISO 9001, por exemplo, para que a transformação ocorra de maneira sólida e com os resultados esperados.

Com seus recursos tecnológicos, como Inteligência Artificial e Automação, a Transformação Digital é capaz de auxiliar a empresa a aproveitar melhor os dados, a impulsionar fluxos de trabalho inteligentes e também a tomar decisões mais rápidas e precisas.

Toda essa agilidade e eficiência, aliada a uma mentalidade também transformada, resulta em uma empresa mais forte e preparada para conquistar seu espaço no mercado.

Desafios enfrentados pelas empresas durante a digitalização

A digitalização das empresas revoluciona a forma de atuar, mas também vem acompanhada de muitos desafios. Como falamos acima, é preciso uma mudança na forma de pensar, para que a novidade tecnológica faça sentido.
Entre os principais desafios da Transformação Digital nas empresas, estão:

1. Resistência à mudança

Empresas com culturas organizacionais tradicionais são resistentes às mudanças e não costumam receber bem novas metodologias, novas tecnologias ou mudanças de qualquer aspecto.

2. Falta de competências digitais

A capacitação da equipe precisa iniciar logo após o início da nova cultura organizacional, pois a falta de conhecimento não promove os benefícios tão almejados da transformação digital.

3. Integração de sistemas

Em específico, essa problemática não está relacionada à resistência ou à falta de aptidão dos gestores, ou mesmo da equipe, mas sim à tecnologia versus a própria tecnologia. Nesse contexto, a integração torna-se um desafio quando as corporações utilizam sistemas incompatíveis com as novas tecnologias, o que cria uma barreira na instalação de certos programas e ferramentas.

4. Gestão de dados e segurança

O receio em relação à falta de segurança cibernética é compreensível, pois a digitalização aumenta a quantidade de dados expostos e, consequentemente, os riscos de sua segurança.

5. Investimentos financeiros

Os custos da implementação tecnológica nem sempre são baixos, mas precisam ser encarados como um investimento, nunca como gastos.

ISO 9001 como alavanca para a Transformação Digital

Por se tratar de uma norma que tem como objetivo melhorar a eficiência, a satisfação do cliente e a qualidade dos produtos e serviços, durante a Transformação Digital, a ISO 9001 pode ser uma alavanca, impulsionando a empresa no processo de mudança, sem deixar de lado o cuidado com os padrões exigidos.

Ao integrar os princípios da ISO 9001 nos seus processos digitais, como foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas e melhoria contínua, a empresa tem muito mais chances de fazer um movimento preciso e com os resultados desejados.

Uma empresa certificada com ISO 9001 possui uma estrutura preestabelecida, que colabora para as mudanças de prática e mentalidade voltadas à inovação. A ISO pode ser vista como um alicerce para as empresas da nova era.

Tendências futuras para a Gestão da Qualidade em um ambiente cada vez mais digital

Em um mundo cada vez mais dinâmico e acelerado, as mudanças não param. E a tendência é que cada vez mais as empresas lancem mão da tecnologia para uma gestão mais eficiente da qualidade.

Desse modo, a Transformação Digital na Gestão da Qualidade deve integrar cada vez mais tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial, o Gerenciamento de Dados baseado em Nuvem e a automação em todas as fases do processo de controle e melhoria da qualidade.

Na união com os mandamentos da ISO 9001, a gestão da qualidade tem tudo para se tornar mais eficiente, ágil e centrada no cliente.

Então, se você é gestor ou possui uma empresa que deseja obter os benefícios da Transformação Digital, avalie sobre a oportunidade de conquistar a certificação ISO 9001 como parte de sua estratégia digital. Para saber como, entre em contato com a gente e conheça os serviços de consultoria da Fundação Vanzolini.

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