A integração entre os sistemas de gestão baseados nas normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 pode ser uma estratégia poderosa para reduzir riscos operacionais, ambientais e de saúde, ao mesmo tempo em que abre novas oportunidades de mercado, inovação e sustentabilidade.
As normas são importantes para que os padrões de qualidade sejam seguidos, para que as pessoas trabalhem em segurança e também para que seja possível o desenvolvimento de soluções mais inteligentes e sustentáveis.
Dessa forma, com uma composição estruturada das normas, a empresa pode atuar com mais eficiência e redução de riscos, tornando-se mais competitiva.
Quer saber como o trio dinâmico das ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 pode favorecer seu negócio? Então, siga com a leitura deste artigo!
Para começar, é preciso entender o que é cada norma e quais seus objetivos.
Assim, a ISO 9001 é uma norma internacional que define requisitos para que o sistema de gestão da qualidade de uma organização busque a eficácia e eficiência dos seus processos, redução dos riscos e geração de oportunidades.
A ISO 9001 pode ser aplicada em qualquer empresa, independentemente do porte ou setor e entre suas vantagens podemos destacar:
Já a ISO 14001 define requisitos para que a organização tenha um sistema de gestão ambiental formal, que entre outras questões, identifique e controle os aspectos e impactos ambientais e do ciclo de vida dos seus produtos e serviços.
Nesse sentido, a ISO 14001, por meio de requisitos técnicos, oferece referências para que a empresa identifique os impactos ambientais, estabeleça metas, desenvolva planos de ação, capacite as equipes para aumento da consciência das implicações de não estar conforme com os requisitos do sistema de gestão ambiental, incluindo o não atendimento aos requisitos legais e outros requisitos da organização, a implementação efetiva das ações e ainda monitore suas estratégias, com foco na melhoria contínua dos processos e resultados. Melhora a adesão da organização aos requisitos legais e reduz o passivo ambiental.
Por fim, temos a ISO 45001, um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional capaz de mapear e reduzir riscos para a integridade das pessoas, além de reduzir custos com absenteísmo ou indenizações nas empresas.
Com as mudanças na forma de produzir e consumir e o aumento da competitividade, as organizações precisam, cada vez mais, contar com ferramentas capazes de contribuir com a qualidade de entrega de seus serviços e produtos.
Desse modo, a ISO 9001, com suas orientações e exigências, tem o potencial de melhorar a qualidade dos processos e produtos, minimizando erros e retrabalhos.
Além disso, a norma ajuda na:
A ISO 9001 contribui para uma liderança eficaz, além de estimular o engajamento dos colaboradores, essenciais no processo de desenvolvimento de um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.
A certificação ISO 9001 valida o compromisso de uma empresa com padrões internacionais de qualidade, além disso, age como um motor significativo que dá força e robustez para uma vantagem competitiva e expansão dos negócios para mercados internacionais.
Saiba mais em: Certificação ISO 9001 e Sistemas de Gestão da Qualidade
No caso da ISO 14001, que olha para o meio ambiente e para uma gestão sustentável, sua capacidade em colaborar para reduzir riscos está em promover o uso eficiente de recursos, evitando desperdícios, e em cumprir com a legislação para evitar multas e processos judiciais.
Assim, entre os benefícios da ISO 14001 estão:
Como exemplos de empresas que utilizam a ISO 14001 para melhorar sua reputação e compliance ambiental, podemos destacar:
Saiba mais em: ISO 14001: garantia de eficácia na gestão ambiental da empresa
Para garantir segurança, bem-estar e reduzir riscos de acidentes e afastamentos, as empresas podem contar com a ISO 45001. A norma é uma ferramenta essencial para a mitigação de riscos à saúde e segurança dos colaboradores, promovendo um ambiente mais seguro e saudável, reduzindo as possibilidades de acidentes e doenças ocupacionais.
Segundo levantamento realizado pelo Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho a cada três horas no Brasil. O órgão reuniu dados entre 2012 e 2022.
Ainda de acordo com o estudo, o País contabilizou mais de sete milhões de acidentes de trabalho com trabalhadores registrados no regime CLT – uma média de um caso a cada 51 segundos. Do total, mais de 28 mil resultaram em óbitos e mais de R$ 150 milhões foram gastos com afastamentos de colaboradores por conta dos acidentes.
Ou seja, colocar em prática medidas de cuidado e preservação orientadas pela norma é uma iniciativa humana, que pensa nas pessoas, e também uma estratégia empresarial, visto que as recomendações da ISO podem evitar gastos astronômicos.
Saiba mais em: ISO 45001 e a proteção da saúde mental no ambiente de trabalho
Como vimos até aqui, cada norma atua em um aspecto da organização, mas todas colaboram para que sua atividade seja realizada com mais eficiência, segurança e menos riscos.
Portanto, a combinação das três normas potencializa os benefícios de cada uma e cria uma abordagem holística de gestão, fazendo com que a empresa seja um organismo integrado, fortalecido e blindado. Podemos entender as normas e suas combinações como uma vacina que atua na prevenção dos males.
Por fim, vale ressaltar os benefícios de adotar o trio dinâmico ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001:
Quando eles se somam, as empresas só têm a ganhar!
A Fundação Vanzolini oferece todo o suporte para a conquista das certificações e, se você quer explorar mais conteúdos sobre a implementação das normas e como elas podem transformar negócios, acesse nosso blog!
Até o próximo :)
Fonte:
Uma pessoa morre a cada 3 horas vítima de acidente de trabalho no Brasil