Fórum Mundial das Pequenas e Médias Empresas contou com a participação do presidente da Diretoria Executiva da Fundação, João Amato Neto, em plenária sobre o tema
O SME World Forum (Fórum Mundial das PMEs) ocorreu na cidade de Rosário, Argentina, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. O evento acontece anualmente, em diferentes países, para reunir líderes globais, empresários, legisladores, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e educadores de todo o mundo, que queiram debater questões relacionadas a Pequenas e Médias Empresas.
Participantes de diferentes origens compartilharam conhecimento e experiências em seus respectivos campos, como inovação, introdução de tecnologias, sustentabilidade, desenvolvimento do capital humano, eficiência energética, entre outros. O encontro promoveu painéis, plenárias, apresentações de investigação e workshops, em seus três dias duração.
Convidado para ser o orador principal na plenária do dia 31 de outubro, o prof. João Amato Neto representou a Fundação Vanzolini abordando o tema “Indústria 4.0 nas Pequenas e Médias Empresas Brasileiras”. O professor, que é presidente da Diretoria Executiva da instituição, ressaltou a importância da parceria com a Universidade Nacional de Rafaela.
Desde 2021, a Fundação Vanzolini tem parceria com a Universidade Nacional de Rafaela (UNRaf) para promover a Formação em Indústria 4.0 para Pequenas e Médias Empresas, com segunda edição realizada em agosto desde ano, e que se destina especialmente a líderes e gestores de pequenas e médias empresas (PMEs).
A Formação reúne professores especialistas que abordam estudos de caso e exemplos de aplicação da Indústria 4.0 no mundo real a fim de promover o envolvimento dos estudantes com os desafios da indústria e a compreensão das tecnologias e inovações que estão revolucionando o desenvolvimento futuro dos negócios.
Organizado pela Universidade Nacional de Rafaela (UNRaf), em colaboração com a Universidade Nacional de Rosário (UNR) e com o Governo Superior da Província de Santa Fé, o Fórum Mundial é fruto do convênio
firmado com o International Council for Small Business (ICSB) – Conselho Internacional de Pequenas Empresas – que coordena o evento em todo o mundo.
A ICSB funciona em rede e liga cerca de 90 países em busca de promover um melhor conhecimento e compreensão das condições de crescimento e desenvolvimento de pequenos negócios no mundo inteiro.