A Conferência Internacional da ISQua (International Society for Quality in Health Care) é um evento global, voltado para a qualidade e segurança na assistência à saúde, que reúne profissionais, pesquisadores, gestores e representantes de diversas organizações de saúde do mundo para discutir inovações, novas (boas) práticas e melhorias no campo da qualidade assistencial e de segurança do paciente.
O evento anual tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos, fomentar a colaboração internacional estimulando a cooperação entre instituições de diferentes países, elaborar novas tendências e inovações tecnológicas, além de capacitar os profissionais de saúde com sessões educacionais, palestras e workshops.
Sua primeira edição ocorreu em 1985 e, no decorrer dos anos, cresceu em relevância e participação, sendo realizada anualmente em diferentes cidades ao redor do mundo, com temáticas sempre focadas na melhoria da qualidade e segurança da saúde.
Em 2024, a conferência aconteceu de 24 a 27 de setembro, em Istambul, na Turquia, marcando a sua 40º edição, reunindo mais de 1.300 profissionais, de mais de 70 países. O tema central foi “Saúde para as Pessoas e o Planeta: Construindo Pontes para um Futuro Sustentável” e os assuntos tópicos abordados neste evento foram:
Este ano, estivemos presentes no evento como palestrantes, representados pelo Fernando Berssaneti (Executivo Sênior da Certificação), Flávia Ferreira (Gerente da Qualidade FCAV), e Dra. Laís Casella e Dr. Marcelo Takano, representando o projeto Avança Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, que estiveram presentes compartilhando o projeto desenvolvido pelas instituições, apresentando os benefícios da acreditação externa nos serviços de atenção primária à saúde, proporcionando um espaço para o compartilhamento de boas práticas e networking global.
“Poder apresentar para representantes de instituições do mundo inteiro os resultados de um projeto de atenção primária à saúde com o alcance de 7 milhões de usuários, cujo alcance pode ser comparado à população de países inteiros como a Bélgica, Portugal e Grécia, é motivo de orgulho para a Fundação Vanzolini. Os benefícios para a população atendida, para os profissionais de saúde, para a Secretaria Municipal de Saúde e para os fornecedores críticos foram demonstrados, assim como, a capacidade de resposta da FCAV a grandes desafios como este, de realizar aproximadamente 900 visitas de avaliação num período de apenas 14 meses”, conta Flávia Ferreira.
Aproveitando sua passagem pela Turquia, a Fundação Vanzolini, assinou um termo de cooperação técnica com o Turkish Standards Institution (TSE), fortalecendo suas relações internacionais e ampliando a abrangência da sua capacidade técnica.