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Como uma instituição de ensino pode migrar da ISO 9001 para a ISO 21001?

Postado em Certificação | 8 de julho de 2025 | 11min de leitura
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A educação é a base de tudo e, para uma estrutura sólida, que permita voos altos, a excelência e a melhoria contínua são imperativos.

Nesse sentido, as instituições de ensino podem contar com as normas da International Organization for Standardization (ISO), que chegam como ferramentas cruciais para a padronização e otimização de processos.

No setor educacional, especificamente, a aplicação dessas normas representa um diferencial competitivo e um compromisso com a excelência no ensino-aprendizagem.

Neste artigo, vamos apresentar as certificações ISO 9001 e ISO 21001, destacando seus benefícios e suas aplicações no universo das instituições de ensino, além de focar na transição estratégica da ISO 9001 para a ISO 21001.

Vamos entender porque essa migração, além de benéfica, é algo fundamental para as instituições que buscam aprimorar seus sistemas de gestão da qualidade, focando especificamente nas particularidades do processo educacional e na satisfação dos alunos.

Prontos?

O que é a ISO 9001 e qual sua aplicação na educação?

A certificação ISO 9001 é uma das mais conhecidas e reconhecidas normas voltadas à qualidade.

Ela tem o objetivo de promover a melhoria dos processos de uma organização, por meio da aplicação de requisitos de planejamento de atividades, definição de metas, implementação de planos de ação e relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores.

A ISO 9001 atesta a conformidade dos Sistemas de Gestão da Qualidade, com foco em melhorar o desempenho das empresas nas seguintes áreas:

  • Produção;
  • Serviços;
  • Processos;
  • Performance; e
  • Desenvolvimento de produtos.

No Brasil, a ISO 9001 teve um impacto significativo desde suas primeiras adoções. Empresas pioneiras, como a Fundação Vanzolini e a Cimento Serrana, foram algumas das primeiras a implementar e obter a certificação, demonstrando o compromisso com a qualidade e a gestão eficiente.

No caso das instituições de ensino, a implementação da ISO 9001 oferece uma série de benefícios tangíveis. Entre eles, podemos destacar:

  • Padronização de processos: permite a criação de procedimentos claros e consistentes para atividades administrativas, pedagógicas e de suporte, otimizando a eficiência operacional;
  • Melhoria contínua: incentiva a revisão e aprimoramento constante dos processos, identificando falhas e oportunidades de melhoria;
  • Satisfação dos stakeholders: embora o foco seja no “cliente”, de forma mais ampla, a norma indiretamente contribui para a satisfação de alunos, pais e colaboradores ao garantir processos mais organizados e eficientes;
  • Redução de desperdícios: processos bem definidos levam a uma utilização mais eficiente de recursos e à minimização de erros;
  • Aumento da credibilidade: a certificação ISO 9001 é um reconhecimento internacional de que a instituição possui um SGQ robusto, conferindo maior confiabilidade e reconhecimento no mercado.

No entanto, apesar de seus concretos benefícios, a ISO 9001 possui algumas limitações quando aplicada diretamente ao contexto específico da educação.

Isso porque, sua natureza genérica, desenvolvida para ser aplicável a qualquer tipo de organização, pode não contemplar as particularidades e os desafios únicos do ambiente educacional, como o foco na aprendizagem, as necessidades dos alunos como “beneficiários” e as complexidades das relações pedagógicas.

É justamente nesse cenário que a ISO 21001 se destaca como uma solução mais direcionada e completa para garantir a qualidade educacional.

O que é a ISO 21001 e por que ela é voltada para instituições educacionais?

De acordo com artigo da revista Estratégias e Soluções (E&S), em maio de 2018 a ISO publicou uma nova norma, que foi traduzida e publicada no Brasil como NBR ISO 21001:2020, especificamente elaborada para a aplicação de um sistema de gestão de qualidade em organizações educacionais, adotando para isso um vocabulário específico da educação.

A ISO 21001 surge, então, da necessidade de uma estrutura normativa capaz de abordar as especificidades e os desafios do setor educacional, indo além do que a ISO 9001 genérica poderia oferecer.

Dessa forma, os principais objetivos da ISO 21001 são:

  • Melhorar a satisfação dos alunos e outros beneficiários: a norma coloca o aluno no centro do sistema, buscando garantir que suas necessidades e expectativas sejam atendidas e superadas;
  • Garantir a consistência e a qualidade dos serviços educacionais: assegura que os processos de ensino-aprendizagem sejam entregues de forma padronizada e com alto nível de qualidade;
  • Fortalecer a responsabilidade social das instituições: incentiva as organizações a considerarem o impacto de suas atividades na sociedade e no meio ambiente.
  • Promover a aprendizagem ao longo da vida: enfatiza a importância da adaptação e da inovação para atender às demandas de um mundo em constante evolução.

Ainda, segundo o artigo “ISO 21001: a compreensão de gestores escolares sobre sistemas de gestão da qualidade em organizações educacionais”, o objetivo da gestão escolar é promover a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, e é sobre esse objetivo que se deve garantir a qualidade.

A gestão de qualidade pode ser utilizada pelas organizações como uma estratégia competitiva para a conquista de mercados. Além disso, a adoção da ISO 21001 ajuda as organizações educacionais a entregar serviços com maior qualidade, ao incentivar o investimento na melhoria de seus processos”, destaca o estudo.

Sendo assim, podemos entender que os diferenciais da ISO 21001 em relação a outras normas de gestão estão em seu foco exclusivo no processo educacional. Ou seja, ela não apenas padroniza os processos, mas os alinha diretamente com os resultados de aprendizagem esperados.

A norma aborda temas como o ambiente de aprendizagem, as necessidades específicas dos alunos, a gestão de recursos didáticos e tecnológicos, a avaliação do desempenho dos alunos e a formação continuada dos educadores.

Importante ressaltar também que a ISO 21001 se destaca por sua abordagem inclusiva, garantindo que as instituições atendam às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais.

Quais as principais diferenças entre a ISO 9001 e a ISO 21001?

Ainda que as duas normas busquem a excelência na gestão, a ISO 9001 e a ISO 21001 apresentam diferenças fundamentais, que as tornam mais ou menos adequadas para o contexto educacional. A tabela a seguir destaca as principais diferenças entre elas:

Ainda que as duas normas busquem a excelência na gestão, a ISO 9001 e a ISO 21001 apresentam diferenças fundamentais, que as tornam mais ou menos adequadas para o contexto educacional. A tabela a seguir destaca as principais diferenças entre elas:Ainda que as duas normas busquem a excelência na gestão, a ISO 9001 e a ISO 21001 apresentam diferenças fundamentais, que as tornam mais ou menos adequadas para o contexto educacional. A tabela a seguir destaca as principais diferenças entre elas:

Característica ISO 9001 ISO 21001
Escopo da Gestão
Genérico, aplicável a qualquer tipo de organização.
Específico para organizações educacionais, abrangendo todos os níveis e tipos de ensino.
Foco do Cliente/Usuário Final
“Cliente” (termo amplo que pode incluir diferentes partes interessadas).
“Aluno” e “Beneficiário” (com foco direto nas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes).
Indicadores de Desempenho Focados na qualidade do produto/serviço e na satisfação do cliente (de forma geral) Focados nos resultados de aprendizagem, no engajamento dos alunos, na eficácia dos métodos pedagógicos e na satisfação dos beneficiários
Inclusão e Acessibilidade Abordada de forma mais genérica, sem requisitos específicos para necessidades educacionais especiais. Requisitos específicos para garantir a inclusão e acessibilidade a todos os alunos, independentemente de suas condições ou necessidades
Contexto
Aplicação ampla em qualquer setor.
Aplicação exclusiva em organizações que fornecem produtos e serviços educacionais.
Terminologia Utiliza termos genéricos aplicáveis a negócios. Utiliza terminologia específica do setor educacional (ex: “educador”, “ambiente de aprendizagem”, “currículo”)

Em suma, enquanto a ISO 9001 oferece uma base sólida para a gestão da qualidade, a ISO 21001 tem o poder de aprimorar e personalizar essa base para as exigências singulares do setor educacional, colocando o aluno, suas famílias e os educadores no centro de suas preocupações e processos.

Como migrar da ISO 9001 para a ISO 21001?

Mais do que uma mudança de certificação, a migração da ISO 9001 para a ISO 21001 representa uma evolução estratégica das instituições de ensino, que exige um planejamento cuidadoso e o engajamento de todos. O processo envolve diversas etapas, como:

  1. Diagnóstico Inicial: Análise de conformidade e gap analysis

O primeiro passo é realizar uma avaliação aprofundada do SGQ existente, baseado na ISO 9001, para identificar as lacunas (gaps) entre os processos atuais e os requisitos da ISO 21001. Essa análise detalhada revelará quais áreas precisam ser ajustadas, quais novos procedimentos devem ser implementados e onde a cultura institucional precisa ser alinhada.

É fundamental identificar os pontos fortes já existentes na gestão da qualidade e como eles podem ser aproveitados para a nova certificação.

  1. Alinhamento da cultura institucional à norma ISO 21001

A ISO 21001 exige uma mentalidade voltada para o aluno e para a aprendizagem. Isso significa que a cultura da instituição precisa ser revisada e, se necessário, adaptada para abraçar os princípios da norma, como o foco na melhoria contínua da experiência educacional e na satisfação dos beneficiários. É um processo de mudança que envolve a liderança e todos os níveis da organização.

  1. Treinamento de equipes e sensibilização de stakeholders

Para que a transição seja feita de forma eficiente e estruturada, é preciso capacitar todas as equipes, desde a liderança até os colaboradores operacionais, sobre os princípios, requisitos e benefícios da ISO 21001. Isso inclui a compreensão de conceitos como gestão de riscos, melhoria contínua, foco no aluno e nas partes interessadas.

Além disso, deve-se envolver ativamente pais, alunos, fornecedores, parceiros e a comunidade em geral. Informar sobre os objetivos da ISO 21001 e como ela contribuirá para aprimorar a qualidade do ensino e a experiência educacional. A comunicação transparente e a criação de canais de feedback são essenciais para garantir o engajamento e a percepção de valor.

  1. Revisão de processos educacionais com foco na aprendizagem

A ISO 21001 exige uma reavaliação profunda dos processos existentes, com uma ênfase renovada na experiência de aprendizagem e nos resultados educacionais. Isso implica em identificar e documentar todos os processos educacionais, desde a matrícula e o planejamento pedagógico até a avaliação da aprendizagem e o suporte ao aluno.

  1. Auditorias e suporte de uma certificadora especializada

As auditorias internas e externas são ferramentas vitais para a validação da conformidade e a busca pela melhoria contínua. Para esses processos, escolher uma certificadora credenciada e com experiência comprovada em instituições de ensino é fundamental.

O suporte de uma certificadora vai além da auditoria, oferecendo insights valiosos e orientações para a melhoria contínua.

Ao seguir esses passos de forma sistemática e comprometida, as instituições de ensino alcançam patamares que garantem a certificação ISO 21001, e, o mais importante, elevam a qualidade de seus serviços educacionais, fortalecendo sua reputação e impactando positivamente a vida de seus alunos e da comunidade.

Quais os benefícios da certificação ISO 21001 para instituições de ensino?

De acordo com o anexo B.1.3 da norma ISO 21001, a adoção de um sistema de gestão para organizações educacionais (SGOE) traz benefícios importantes, como:

  • Aumento da capacidade de responder às exigências das partes interessadas;
  • Aumento da satisfação dos alunos e outros beneficiários;
  • Melhoria da reputação da organização;
  • Melhoria da motivação e do envolvimento dos alunos;
  • Melhoria da aquisição e do desenvolvimento de competências;
  • Aumento do acesso à educação para os alunos com diferentes estilos de aprendizagem, com necessidades diferentes e de diferentes origens;
  • Melhoria do desenvolvimento pessoal, das iniciativas e da criatividade do aluno.

Papel da Fundação Vanzolini como certificadora de referência ISO

A Fundação Vanzolini é referência em certificações ISO no Brasil e oferece suporte especializado para as instituições de ensino que desejam conquistar a ISO 9001 ou fazer o processo de transição para a ISO 21001.

A Fundação Vanzolini está comprometida com o desenvolvimento sustentável do país e conta com mais de 400 auditores e especialistas no Brasil, América do Sul, Europa e Ásia. Seu portfólio possui mais de 70 normas de certificação nacional e internacional.

Então, se você é gestor, diretor, coordenador de uma instituição de ensino ou um profissional da qualidade e deseja saber mais sobre a ISO 21001, consulte os especialistas da Fundação Vanzolini para orientação sobre certificação.

Para mais informações:

certific@vanzolini.org.br
(11) 3913-7100
Agendamento e Planejamento
(11) 9 7283-6704
Comercial
(11) 9 6476-1498

Fontes:

ISO 21001: a compreensão de gestores escolares sobre sistemas de gestão da qualidade em organizações educacionais

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